17.6 C
São Paulo
sábado, 3 de agosto de 2024

Onde estão as oportunidades?

Com o advento da pandemia, as pessoas se viram encurraladas, sem saber de onde tirar o sustento. Trabalhadores perderam empregos, empresários tiveram que demitir e os clientes sumiram.

Sempre ouvimos que é na adversidade que nos reinventamos, e o brasileiro tem criatividade de sobra para levar esse título. Muitas pessoas correram para a internet, especificamente para as redes sociais, seja para vender seus produtos, seja para ganhar seguidores a fim de monetizar o seu canal.

A verdade é que todos buscaram novas formas de fazer negócios, seja com suas habilidades ou falta delas. Com isso, algumas profissões cresceram para atender esse nicho, os produtores de conteúdos e social mídia levaram consigo diversas habilidades profissionais para levantar os seus negócios. Seja colocando seus produtos nas redes sociais ou fazendo dancinhas no tik tok, tudo é baseado em negócios e para isso há a necessidade de planejar, organizar, dirigir e monitorar aquilo que se pretende rentabilizar.

Aí entram os Administradores, Empreendedores e aqueles que querem saber fazer o seu negócio na internet dar certo. Estudar as regras da rede social é o primeiro passo a se planejar, colocar no papel o que se sabe fazer, o que se quer fazer e o que está na moda, em alta, com criatividade e que seja a cara do dono, pois a empatia na internet leva ao engajamento, ou seja, maior alcance do público.

Organizar a frequência das postagens e monitorar são passos subsequentes para tornar seu negócio mais consolidado. A cereja do bolo é a rentabilidade, uma vez que é importantíssimo separar o dinheiro da empresa e o seu dinheiro .

O atendimento ao cliente é fundamental, pois a regra é clara: atendeu o cliente bem, ele volta. Se postou uma dancinha alguém comentou, seja educado e responda. Tudo é relacionamento nas redes sociais. Por isso a Administração e a Comunicação são aliadas, quase irmãs gêmeas. Comunique-se com o seu cliente e com o seu público.

Coloque tudo no papel, ou melhor, anote no celular, os pontos fortes, pontos fracos, pontos em potencial, fatores medianos e vá planejando aquilo o que quer rentabilizar nas redes sociais, gerencie seu negócio na internet e verá que surgirão novas formas e métodos de fazer e novas profissões virão com elas.

As oportunidades estão aí. Concecte-se.

Autora:

Nyrlene Pamplona, jornalista, com Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica e Administradora, com MBA em Gestão Empresarial.
@nyrlenepamplona

Áudio:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio