18.9 C
São Paulo
sexta-feira, 22 de novembro de 2024

Externalidades positivas na economia

Uma atividade econômica gera uma externalidade positiva quando há um ganho social, que se soma ao benefício obtido privadamente pelo consumidor, na compra de determinado bem.

Um exemplo ilustrativo é o mercado de painéis solares para residências urbanas. Este equipamento complementa (em alguns casos até substitui) o fornecimento de energia elétrica distribuída pela infraestrutura convencional.

Quando o consumidor compra uma unidade de painel solar, ele obtém o benefício de reduzir a sua conta de energia elétrica e, consequentemente, a demanda por energia proveniente de termelétricas a carvão será menor. Isso é bom, pois essas usinas poluem o ar pela queima de seus insumos. Segundo dados da Empresa de Pesquisa Energética, em 2019 a matriz energética brasileira contava com 5,3% de produção à base de carvão mineral.

Percebe-se que, a partir desse comportamento de consumo, há um ganho para o indivíduo, bem como para a sociedade. O ar limpo é um bem comum e a sua qualidade interessa a todos.

Devido aos custos com a tecnologia atualmente utilizada para a produção de painéis solares, o preço deste produto proporciona um nível de consumo inferior ao socialmente ideal. Em outras palavras, haveria um ganho para a coletividade se mais pessoas pudessem utilizar a energia solar na rede elétrica de suas casas. Essa parcela de consumo não realizada é, por definição, uma perda de bem-estar social.

Medidas como subsídios aos produtores ou descontos no imposto de renda do consumidor, por exemplo, podem aumentar as vendas desse setor, aproximando a demanda do nível socialmente ótimo.

O governo tem papel fundamental na gestão de situações em que o mercado, por si só, não consegue ofertar o preço socialmente ótimo para determinados bens. Políticas públicas de incentivo ao consumo de produtos que geram externalidades positivas são cruciais para desenvolvimento da economia ambiental.

Por outro lado, é necessária a internalização de custos sociais para empresas que geram externalidades negativas, através de impostos, cotas de produção e de outras regulações.

No próximo artigo trataremos sobre externalidades negativas.

Imagem 01, fonte: https://opetroleo.com.br/os-9-melhores-trabalhos-de-instalacao-de-paineis-solares/
Imagem 02, fonte: https://www.epe.gov.br/pt/abcdenergia/matriz-energetica-e-eletrica

Autor:

Alan Ianke, Economista

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio