Quando eu escrevi este artigo que é de externa importância para todos nós, eu pensei em você e nas pessoas que nos rodeiam.
E também nas pessoas que eu tanto amo, e principalmente as pessoas que eu não conheço e nunca vi.
Tenho acompanhado rigorosamente a situação da pandemia em todo momento nos canais de comunicações.
Acompanho os esforços incansável dos médicos, enfermeiros, e de todos que estão diretamente na linha de frente para salvar a preciosa vida humana.
Não sou Médico e nem faço parte de uma equipe de enfermeiros que estão na linha da frente contra a covid-19.
Mas sou uma pessoa que zelo pelas responsabilidades em nos proteger e nas medidas rígidas ao combate desta terrível pandemia.
Ainda que muita gente ignore esta doença, (que já é um fato que a Covid-19 não é uma gripe qualquer), ser responsável nos ajudará a salvar o próximo e a nós mesmo.
A pandemia do novo coronavírus casou e tem causado medo em todos países desde que surgiu em 2019 na cidade de Wuhan na China.
O novo coronavírus não é o primeiro causador de uma pandemia, o mundo já foi assolado com grandes pandemias como:
Pestes bubónica, que é causada pela bactéria Yersínia pestes e pode disseminar pelo contato com pulgas e roedores infectados.
A varíola, doença atormentou a humanidade por mais de três mil anos, o vírus Orthopoxvírus varíola era transmitido de pessoa para pessoa, por meio das vias respiratórias.
E felizmente a doença foi erradicado do planeta em 1980, após campanha de vacinação em massa.
A cólera, sua primeira epidemia global em 1817, matou centenas de milhares de pessoas.
Desde então, a bactéria Vibrio cholerae sofre diversas mutações e causa novos ciclos epidêmicos de tempos em tempos e, portanto, ainda é considerada uma pandemia.
Sua transmissão acontece a partir do consumo de água ou alimentos contaminados, e é mais comum em países subdesenvolvidos.
A gripe espanhola, se estima que entre 40 milhões e 50 milhões de pessoas tenham morrido na pandemia desta doença em 1918, causadas por um subtipo de vírus influenza.
Mais de um quarto da população mundial na época foi infectado e até o então presidente do Brasil, Rodrigues Alves, morreu da doença, em 1919.
O vírus veio da Europa, a bordo do navio Demerara.
O transatlântico desembarcou passageiros infectados em Recife, Salvador e Rio de Janeiro.
Os sintomas da doença eram muito parecidos com os da atual coronavírus Sars-CoV-2, e não existia cura.
A Gripe Suína (H1N1), este vírus H1N, écausador da chamada gripe suína, foi o primeiro a gerar uma pandemia no século 21.
O vírus surgido em porcos no México, em 2009, e se espalhou rapidamente pelo mundo, matando 16 mil pessoas no território Brasileiro.
Assim como todas as pandemias foram combatidas com ajuda da ciência e novas tecnologias avançadas.
Agora a temos COVID-19
Quais os benefícios teremos se cada um for responsável?
A resposta é, todos saímos beneficiados, todos nós saímos vitoriosos.
Todos nós devemos e temos a responsabilidade de combater esta doença com os meios que nós temos em nossas mãos.
E muitos destes meios como álcool em gel (lavando as mãos), máscaras, (usando corretamente) e o distanciamento social, (como forma de ficarmos distantes) para nos proteger uns aos outros.
E se nós queremos erradicar esta pandemia, como as outras pandemias que já passaram neste mundo.
Devemos ter as nossas responsabilidades de usar estes meios como forma de não se propagar o contágio do vírus da forma como temos visto em todos os países.
A verdade é que ainda tem muita gente não usa ou não quer usar estes meios porque não ama a própria vida e a vida dos seus familiares.
Os números de vidas ceifadas, e os números de pessoas contaminadas no mundo todo são extremamente catastróficos e triste.
Muitas pessoas que já tomaram a vacina contra a covid-19, devem se conscientizar que pelo fato de ter tomado vacina, não podem esquecer que ainda podem contrair o vírus da covid-19.
A verdade é que a vacina não nos garante ainda a vitória contra esta pandemia do novo coronavírus.
Ou seja, a vacina nos trazer sensação de alivio, mais não de cura total.
O que neste momento temos a certeza, é que todos nós podemos travar o contagio da covid-19, usando o álcool em gel, máscaras e manter-nos sempre distanciamento social a todo custo.
O que não podemos neste momento é ficarmos parado e procurar culpado, ou apontar o dedo para o fulano ou cicrano.
Nem podemos ficar à espera de milagres para combater o novo coronavírus, até porque a pandemia já está presente entre nós tirando vidas e vidas.
O que podemos também é evitar aglomerações de pessoas em praias, bairros, festas clandestinas ou até mesmo filas desnecessárias em muitos lugares.
Todos nós amamos nossas famílias, temos amigos, e nos sentimos bem ver todos com saúde plena.
A sintonia do governo com os estados, as prefeituras com os municípios, deve ser intensa na organização na área de vacinações de toda populações contra covid-19.
Quanto mais rápido chegar os insumos para população mais carentes, como álcool em gel e máscaras, mais protegido fica as nossas famílias e amigos.
A ciência como todos nós sabemos é muito importante na descoberta de vacinas para combater a pandemia da covid-19.
De nada vai adiantar a vacina, se as pessoas não tiver a máxima responsabilidade de se proteger no seu dia a dia, pois fazendo isto protege os seus familiares e amigos.
A responsabilidade sempre é e será de cada um nesta luta contra a covid-19, e isto jamais pode ser esquecido.
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
ICTQ. 5 Principais pandemias da história. Disponível em: <https://www.ictq.com.br/farmacia-clinica/2485-5-principais-pandemias-da-historia>. Acesso em: 13 jan. 2021.
Autor:
Guerra Antonio Fernandes
Nossa impactante , realmente é para se refletir mesmo ,achei muito bacana este artigo nesse momento em que estamos vivendo de tantas doenças e falta de concientizaca das pessoas ,seria bom as pessoas cada um tentar fazer sua parte ,assim evitariamos várias mortes e desastre na terra.
Sim, é de suma responsabilidade de cada um a luta contra o covid 19,sabias do nosso escritor, por dar ênfase as doenças que já foram esquecidas, é que está aí, não nós atentamos.
Vale apena ressaltar novamente, temos o álcool em gel, a lavagem das mãos que salva vidas ,contra a disseminação de doenças, essa luta não é minha, não é sua, é nossa. Use máscara,use a empatia. Todos juntos pela mesma causa.
Excelente reflexão…. talvez se cada um cuidasse de si, as coisas não teriam chego a este ponto…