Sonhada desde o século XIX, criada nos anos 1950, implementada e ampliada na década de 1960, a Zona Franca de Manaus foi o principal fator de equidade entre o Amazonas e os outros estados da federação. O Polo Industrial de Manaus (PIM) fez crescer uma cidade combalida, que, no período áureo da borracha, ostentava o título de Paris dos Trópicos. Hoje, esse modelo mostra certa saturação e tem sido motivo de sérios de debates sobre sua continuidade e sua importância econômica para a região e para o país. Outros potencias devem ser explorados. Com a ampliação da utilização do modal hidroviário na matriz de transporte nacional, sendo a região norte a de maior participação, estando Manaus situada no coração da bacia Amazônica e tendo o estado o maior número de estaleiros do Brasil, podemos ter a oportunidade de superar a dependência do PIM, através da implantação de um complexo naval responsável pela ampliação da frota nacional e pelo reparo das embarcações já existentes. O Polo Naval se mostra uma forte alternativa ao Polo Industrial de Manaus.
Palavras-chave: ZFM. PIM. Nodal Hidroviário. Complexo Naval. Polo Naval.
Autor:
Leandro Lima de Castro
Excelente tema. O Amazonas precisa mexer nesse vespeiro!
Excelente artigo! O Polo Naval é um Modal estratégico para economia de Manaus e região Norte. Muito bom!
Excelente trabalho, de fato é necessário pensar na logística também.