22.8 C
São Paulo
segunda-feira, 22 de julho de 2024

Opinião esportiva: sportsmanship

Hoje 24/05, estou escrevendo sobre um assunto que me incomodou muito e quando já estou finalizando minha ideia, vejo o texto do Fernando Meligeni, ex tenista profissional criticando a entrevista do técnico do Palmeiras e o assunto foi, “aceitar a derrota”; Segue abaixo o texto que estava formalizando.

Ontem Domingo 23/05 me deparei com uma situação um tanto constrangedora se tratando do assunto “saber perder”. O Sport Club Internacional deu mais uma vez exemplo de falta de sportsmanship (espírito esportivo), palavra que aprendi muito a valorizar quando joguei tênis universitário nos EUA. Lá, essa palavra é sagrada, e se você não a seguir à risca, sofrerá punições. Saber perder, encarar a derrota como um alerta, baixar a cabeça, repensar os erros e MELHORAR, é apenas uma fase do aprendizado.

Ensino a meus atletas toda semana como ser um jogador que tenha respeito, que saiba comemorar quando ganha, mas que também saiba aceitar a derrota e que, bata palmas para o adversário quando é derrotado.

Pelo segundo ano consecutivo, o INTER se recusou a receber as medalhas de VICE CAMPEÃO GAÚCHO. Um tremendo desrespeito para com os adversários, federação, organizadores, adversários etc… e o pior, um PÉSSIMO exemplo para nossos jovens que buscam em seus ídolos, bons exemplos. Um time organizado, segue seu líder seja ele quem for, técnico, capitão ou presidente. Isso demonstra o quão desorganizados estão os times no quesito “liderança e respeito”.

Ao mesmo tempo que estou escrevendo esse texto, vejo notícias de que um jogador do Palmeiras apenas foi receber o troféu de Vice Campeão Paulista, e para quem pensa que foi o capitão da equipe Felipe Melo, está enganado, foi Gustavo Gómez o único jogador capaz de mostrar um pouco de respeito. Mais um péssimo exemplo de espírito esportivo.

Que possamos aprender com nossos ídolos e com o futebol de maneira saudável. Como os lutadores do UFC que se tiram sangue, mas, ao final das lutas, se abraçam e se parabenizam.

Que permaneçam os bons exemplos apenas.

Autor:

Vinícius Santos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio