Este ensaio aborda a interferência do sistema privado na educação pública e em especial no Ensino Médio, em que as políticas educacionais, em particular, têm estado profundamente marcadas pela ação do poder privado. Ao tomar como fonte principal as políticas para Educação Básica aplicada ao Ensino Médio, logramos trazer para problematização as possíveis consequências e ‘influências’ dos programas privados para a organização do trabalho na Educação Básica, indicando, todavia, a necessidade de mais estudos na própria adesão neoliberal das organizações privadas. Pretendemos problematizar a associação de programas em uma síntese, mesmo que provisória, porque mecanismos e programas privados tendem a estreitar os ‘laços de poder’ com educação, ou seja, no gerenciamento e nas formas de organização dos conteúdos de aprendizagem, reduzindo a função educativa a uma proposição, instalada para aceitação e naturalização do sujeito privado.
Palavras-chave: Dominação. Educação. Ensino Médio. Ideológico. Privatização.
Autor:
Geraldo de Andrade Fagundes Andrade
Download:
