A interação social é a premissa geradora das relações sociais desenvolvidas pelos indivíduos e grupos sociais. Aborda uma condição necessária para o desenvolvimento e constituição das sociedades uma vez que por meio dos métodos interativos, o ser humano se transforma num sujeito social. O presente estudo foi desenvolvido com base em uma investigação no Centro Municipal de Educação Infantil localizado no município de Formosa-GO, com quinze crianças, sendo, nove meninas e seis meninos com três anos de idade. Ocorreu intervenção educacional durante oito encontros de 3 horas, totalizando 24 horas de intervenção. No decorrer de cada brincadeira foi percebido que as crianças ampliaram a forma de convivência social e aprenderam significativamente modificando e recebendo novos conteúdos, a fim de reconstruir suas aprendizagens. Ao participarem de atividades livres ou de situações imaginativas as crianças desenvolveram a iniciativa, expressaram-se naturalmente e internalizaram regras sociais. Foi possível verificar a evolução dos estudantes, na autoestima, na interação social, na autoconfiança e nos conteúdos curriculares.
Palavras-Chave: Interação; Coletividade; Socialização.
Autoras:
Iasmim Velozo dos Santos
Merele Lima Camilo
Sônia Bessa
Alzenira de Carvalho Miranda
A intervenção social desde cedo é importante. Além de abrir portas para as crianças, traz ensinamento e as transformam em pessoas mais abertas.