17.8 C
São Paulo
sexta-feira, 30 de agosto de 2024

Resenha do livro Santa Dica: História e Encantamentos

A historiadora goiana Waldetes Aparecida Rezende, escreveu um livro de cerca de 185 páginas contando a história de uma das figuras mais enigmáticas da cultura de Goiás, Benedita Cipriano Gomes conhecida como Santa Dica. A fundadora do distrito de Lagolândia nas

proximidades de Pirenópolis, foi figura central na sociedade e na política goiana do século XX, por supostamente ter o poder de curar pessoas e se comunicar com o mundo espiritual, através dos guias.

Santa Dica conquistou uma legião de milhares de seguidores e se tornou influente não só em Lagolândia e na região de Pirenópolis, mas em outros lugares do Estado e do Brasil. A maneira como a autora divide os tópicos é muito interessante, pois permite uma análise crítica sobre cada tema específico. Ela traz no primeiro capítulo a descrição da vida de Benedita Cipriano Gomes como um todo, desde seu nascimento, família, as primeiras manifestações espirituais, as polêmicas, os embates com a Igreja Católica e as pessoas influentes locais, até sua morte.

Nos capítulos seguintes a autora relaciona a atividade de Santa Dica com o contexto histórico goiano e brasileiro, o coronelismo e os movimentos sociais da época. Também há análise da situação de Lagolândia, desde sua fundação decorrente da chegada de Santa Dica até os dias atuais, passando por uma descrição dos destinos turísticos do local. A importância dessa obra é decorrente não só da história de Benedita Cipriano Gomes por si só, mas também do ponto de vista de ressaltar uma figura feminina local que foi ativa tanto social quanto politicamente.

Na história de Goiás, houveram outros exemplos não só de mulheres, mas pessoas e grupos em geral que representaram algo de muito importante e que se pesquisados e analisados com cautela, podem trazer um relato muito interessante além de rico historicamente.

Bibliografia
REZENDE, Waldetes Aparecida. Santa Dica: história e encantamentos. Editora Kelps, 2021

Autora:

Anna Flávia Lopes – jornalista

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio