15.8 C
São Paulo
terça-feira, 10 de setembro de 2024

Personalização de apartamentos na planta: entenda a diferença entre o serviço oferecido por construtoras e por arquitetos

Marina Carvalho detalha as vantagens e desvantagens de implementar as mudanças a partir do layout padrão ressalta o papel do profissional de arquitetura nesse processo

personalização nos apartamentos é uma opção interessante para futuros moradores que, ao comprarem direto na planta, buscam receber um imóvel o mais alinhado possível com suas necessidades e anseios. Quando esse trabalho é realizado com o intuito de proporcionar mais conforto e funcionalidade aos ambientes, a estratégia acaba por valorizar ainda mais o imóvel, além de proporcionar mais qualidade de vida para quem os habita.

Entretanto, o que soa como plenamente vantajoso para o proprietário deve ser analisado com parcimônia. Normalmente, a personalização é oferecida pelas construtoras quando o apartamento ainda está na planta e em um momento em que a maioria dos clientes estão focados na beleza do local. Contudo, a arquiteta Marina Carvalho, à frente do escritório que leva o seu nome, afirma que, além do viés estético, esse serviço deve atender também outra questão importante nos apartamentos atuais. “O objetivo mais valioso é a funcionalidade, já que não adianta pensarmos com a construtora apenas na questão estética dos acabamentos, sem antes considerar a real utilidade. Nesse aspecto, o arquiteto é a figura central que ajudará o cliente nessas resoluções”, explica.

Afinal, o que é personalização dos apartamentos?
Uma das regras da personalização de apartamento é não afetar a estrutura do imóvel. Nesse projeto realizado pela arquiteta Marina Carvalho, varanda e área social foram integradas sem alterar as vigas de sustentação | Fotos: Evelyn Müller
A personalização de apartamentos tem como intuito atender de forma exclusiva e personalizada os futuros moradores de um apartamento. Essa novidade no mercado imobiliário veio para resolver a padronização das unidades de um edifício, uma vez que o morador pode adaptar o seu apartamento de acordo com suas demandas, aumentando ou diminuindo cômodos, distribuindo melhor os ambientes para deixar o apartamento totalmente customizado. 

Vantagens da personalização feita pelas construtoras
Com a personalização do apartamento, o imóvel acaba se tornando único por conta das alterações sugeridas pelos clientes | Projeto: Marina Carvalho Arquitetura | Fotos: JP Image
As principais vantagens são a comodidade e o prazo, já que o apartamento é entregue o mais próximo do ‘pronto’ quando o cliente recebe a chave. Com isso, o imóvel não precisará passar por uma grande obra depois de finalizado. Outra vantagem se traduz na valorização monetária do apartamento, uma vez que se tornará único e ainda mais interessante, no futuro, para compradores e locatários.

Desvantagens da personalização feita pelas construtoras
Uma das principais características da personalização de apartamentos é a integração dos ambientes. Neste projeto, a arquiteta Marina Carvalho uniu sala de estar, jantar e cozinha para dar mais espaço e funcionalidade à área social do imóvel. | Fotos: Evelyn Müller
Como a construtora realiza esse trabalho em um período de dois anos, uma série de mudanças e imprevistos podem acontecer no meio do caminho, havendo a possibilidade de os clientes mudarem de ideia (o nascimento de um filho pode alterar os planos, por exemplo). Além do custo do serviço realizado pela construtora ser caro, ela também pode apresentar uma pequena gama de acabamentos, gerando uma certa frustração para os clientes. “Muitas vezes, esses acabamentos e revestimentos já não estarão mais em linha, mas quando o apartamento for entregue, ficarão desatualizados por conta do longo prazo de entrega“, ressalta Marina. 

O que não pode ser feito na personalização?
De acordo com a arquiteta, algumas alterações não podem ser feitas na personalização dos apartamentos. Entre elas está a modificação da fachada do prédio, que deve respeitar o padrão de todas as unidades. Outro ponto é não comprometer a estrutura do imóvel – vale lembrar que construtoras e arquitetos precisam seguir as regras de qualidade do CAU e outros órgãos, sendo que qualquer ponto que estiver fora do padrão precisará ser adaptada de outra maneira. 

Construtora ou arquiteto?
A personalização dos apartamentos não passa apenas pela questão estrutural. Neste projeto assinado pela arquiteta Marina Carvalho, acabamentos e revestimentos estão de acordo com o gosto dos clientes | Fotos: Evelyn Müller 
O serviço de personalização do apartamento pode ser feito tanto pela construtora, ainda na planta, como por um arquiteto depois que o imóvel estiver pronto. De acordo com Marina, o ideal é que o profissional de arquitetura realize esse trabalho, já que ele consegue estudar o estilo de vida dos moradores, propondo a melhor planta funcional, analisando como tudo será resolvido e setorizando os espaços conforme a dinâmica da família. “O ideal é o cliente me entregar o apartamento totalmente cru, sem nenhum revestimento, sem louças e metais. Assim, eliminamos a demolição, geramos menos lixo e realizamos o projeto de acordo com o momento de vida atual do cliente”, conclui a profissional.

Sobre a arquiteta Marina Carvalho
Graduada pela faculdade de Arquitetura e Urbanismo, com MBA em Gestão Estratégica e Econômica de Projetos na Fundação Getúlio Vargas, no início de sua carreira, Marina de trabalhou no Estúdio Penha, e, posteriormente, com Arthur Casas, onde ocupou por muitos anos um cargo de coordenadora em uma das maiores incorporadoras da América Latina. Esta etapa foi importante em sua carreira pois lhe deu a percepção de que sua verdadeira realização só viria quando pudesse levar às pessoas tudo em que eu acreditava. 

A decisão de montar seu próprio escritório aconteceu após passar uma temporada morando em Londres, o que aumentou sua inquietude. Marina, que acumula cursos em seu currículo, entre eles, o técnico de Design de Interiores do Senac, entre outros (iluminação, fotografia, paisagismo, cenografia), optou pela liberdade de fazer aquilo em que acreditava por meio de um projeto autoral. 

Atualmente a arquiteta trabalha no escritório que leva o seu nome, Marina Carvalho Arquitetura. Para ela, perceber nos olhos do cliente o sentimento de alegria e satisfação no dia da entrega é o que a faz acordar feliz todos os dias. 

Autor:

Leonardo Sandoval

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio