19 C
São Paulo
segunda-feira, 2 de setembro de 2024

 “Isolamento social em idosos: a perigosa tendência dos hikikomori”?

Os hikikomori são um fenômeno que tem se espalhado pelo mundo, afetando muitas pessoas em diferentes países. Originalmente, os hikikomori eram predominantemente jovens japoneses que se isolavam devido à pressão social, dificuldades escolares ou problemas familiares. No entanto, nos últimos anos, temos visto um aumento na incidência de hikikomori em idosos em todo o mundo.

No Gerocast, mais precisamente no episódio 347 que aborda a cultura japonesa, discutimos o tema dos hikikomori e como este fenômeno tem afetado também os idosos. Segundo um estudo da Universidade de Tóquio de 2017, o número de hikikomori no Japão atinge cerca de 2,2 milhão de pessoas, sendo que aproximadamente 20% dessas são idosos.

Esses idosos muitas vezes negligenciam o autocuidado, recusando-se a tomar medicamentos ou procurar cuidados médicos, o que pode levar a problemas graves de saúde e, em casos extremos, à morte.

A tendência ao isolamento social em idosos pode ser resultado de fatores como a perda de um cônjuge ou amigos, a falta de mobilidade física ou a falta de habilidades para se comunicar com outras pessoas. Segundo o mesmo estudo da Universidade de Tóquio, os idosos hikikomori tendem a ser mais propensos a ter doenças crônicas e menor renda em comparação com a população idosa em geral.

É importante destacar que a negligência com o autocuidado pode levar a um aumento na taxa de suicídio, sendo que muitos idosos praticam um suicídio em dose homeopática de forma velada e calada com a falta de auto cuidado, não tomando medicamentos.

Por isso, é fundamental que os governos e comunidades trabalhem para abordar as questões que levam ao isolamento social em idosos, oferecendo-lhes apoio emocional e recursos para melhorar sua qualidade de vida.

Autor:

Willians Fiori

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio