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segunda-feira, 2 de setembro de 2024

Checklist da Black Friday: conquiste o melhor desempenho no e-commerce antes e durante o evento

Os preparativos para a maior data do varejo, sobretudo no mundo digital, já podem e devem estar a todo vapor. Afinal, a Black Friday 2022 acontece no dia 25 de novembro, e muitos consumidores já começaram a pesquisar produtos em busca dos melhores descontos no momento oportuno.

A cada ano, o evento se consolida mais no Brasil. Além do aumento de consumidores e da ascensão da cultura do consumo digital, a concorrência também é um ponto de destaque – empreendedores de todos os ramos querem uma fatia dos resultados, que sempre prometem ser promissores.

Para se ter uma ideia do potencial da data, as vendas no e-commerce brasileiro na Black Friday 2021 totalizaram R$ 4,2 bilhões, crescimento nominal de 5% em relação a 2020, segundo a NielsenIQ|Ebit. Número superexpressivo, principalmente levando em conta que as vendas subiram 25% naquele ano, diante de um cenário em que as lojas físicas estavam todas fechadas e a opção para o consumidor era apenas o comércio eletrônico. Os resultados positivos ainda apontaram 5,6 milhões de pedidos e aumento de 17% de ticket médio, que chegou a R$ 753.

Mas convenhamos: mesmo frente a um potencial significativo, não podemos esperar grandes conquistas sem o devido esforço. Além das promoções, deixar o seu e-commerce bem estruturado para essa data em que o volume será muito maior do que o comum é vital para o sucesso. Então, que tal se atentar a alguns pontos essenciais para um bom desempenho, seguindo à risca checklists que podem ajudar na empreitada?

Antes da BF 2022 – Checklist da prevenção

  • Review de tagging dos pixels de mídia
  • Auditoria Tag Manager
  • Validação de permissões
  • Teste de integrações (Antifraude – ERP)
  • Validação das condições de pagamento
  • Auditoria e ajustes de SEO
  • Análise de velocidade do site (mobile / desk)
  • Auditoria e ajustes de usabilidade desk
  • Auditoria e ajustes de usabilidade mobile
  • Auditoria de bugs críticos
  • Correção de itens de usabilidade e bugs críticos

Durante a BF 2022 – Checklist na semana

  • Subida de tabelas de preços e estoque
  • Subida e pré-configuração das peças na plataforma (banners etc.)
  • Cadastro e pré-configuração de prazos de entrega
  • Subida do catálogo para marketplaces
  • Ativação das campanhas de mídia
  • Ativação das réguas de e-mail
  • Monitoramento de campanhas x estoque por produto

Durante a BF 2022 – Checklist no dia

  • Plantão do time durante a virada (das 20h da quinta até as 20h da sexta)
  • Subida de tabelas de preços e estoque
  • Subida e pré-configuração das peças na plataforma (banners etc.)
  • Cadastro e pré-configuração de prazos de entrega
  • Subida do catálogo para marketplaces
  • Ativação das campanhas de mídia
  • Ativação das réguas de e-mail
  • Monitoramento de campanhas x estoque por produto

Diante desses aspectos, lembre-se: cada detalhe pode fazer o consumidor escolher o seu produto frente a um universo de possibilidades. Portanto, vale semear todo esforço e planejamento para a colheita dos frutos.

Autor:

Felipe Macedo  é Co-CEO da Corebiz.

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