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segunda-feira, 2 de setembro de 2024

Check List para planejar as compras na Black Friday

Especialista em customer experience lista alguns cuidados para o consumidor aproveitar as ofertas com segurança 

A poucos dias para a Black Friday 2022, que este ano será realizada no dia 25 de novembro, o consumidor começa a ser atraído por diversos descontos e ofertas. Este ano, a data coincidirá com a realização de um grande evento esportivo, a Copa do Mundo do Catar – de 20 de novembro a 18 de dezembro – e deverá impulsionar as vendas e aumentar as promoções.  Além disso, com parte dos consumidores adiantando também suas compras de Natal, as empresas de varejo e e-commerce de todos os segmentos estão com boas expectativas. A Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) estima que sejam movimentados R$ 6,05 bilhões em vendas neste ano, um crescimento de 3,5% em relação ao ano passado. 

Com tantas ofertas, aumenta o medo do consumidor de cair em golpes e a dúvida se é mais vantajoso aproveitar a Black Friday on-line ou nas lojas físicas. Segundo Camila Pedretti, consultora de Customer Experience da Jotta, empresa do Grupo JBQ Global, com o aumento do interesse do consumidor na interação entre o on-line e o offline, o aspecto chamado omnichannel tem ganhado cada vez mais relevância e pode oferecer algumas vantagens ao consumidor nesta Black Friday.

“A possibilidade de comprar no site e retirar na loja é algo que pode ser considerado. Na dúvida entre comprar on-line ou presencialment’e, o consumidor pode escolher o melhor dos dois mundos. Muitas vezes, existem promoções que valem somente para a loja física ou virtual”, lembra.  

A profissional separou algumas dicas para o consumidor aproveitar a data com tranquilidade. Confira: 

–  Primeiramente, pesquise e valide a url do site. Verifique se a empresa tem aplicativo, histórico, pontuação, e mais informações para evitar transtornos.

– Se pretende aproveitar a Black Friday, é bom começar a pesquisar o quanto antes. Para isso, a dicar é consultar os sites de comparação de preço.

– Avalie se é mais vantajoso comprar à vista ou parcelado. Dependendo do caso, dividir o valor em parcelas também pode ser uma boa opção. Mas fique atento com as parcelas e limite de cartão. Lembre-se que as parcelas podem pesar na organização financeira dos meses seguintes.  

 – Procure por promoções com cash back. Já faz alguns anos que o mercado brasileiro usa o cash back como forma de atrair seus usuários. Basicamente ele funciona como uma parte de devolução desse valor, e esse dinheiro pode vir direto na sua conta ou para usar como quiser e até como um crédito na loja.  

Importante: sites que oferecem cask back, costumam ter uma credibilidade maior e você pode evitar problemas na entrega, bem como na compra dos produtos.  

 – Cuidado com ofertas imperdíveis e falsas promoções. Por mais irresistível que possa parecer, essas reduções de valores podem ser suspeitas. Alguns golpes de clonagem de cartão, ou de falsos boletos, acontecem assim: uma promoção irresistível, um site falso, e um grande prejuízo.

 – É comum que os valores promocionais funcionem como uma escadinha, ou seja, começam com porcentagens pequenas de desconto e vão aumentando conforme a data se aproxima. Acompanhe essa movimentação para tomar uma melhor decisão de compra, mas atenção: o produto também pode se esgotar antes do dia da Black Friday.

– Verifique no Reclame Aqui o histórico da loja e no site do Procon, que traz sites com histórico de fraudes.

– Com a proximidade da Copa do Mundo, as ofertas de carne bovina para celebrar o momento com família e amigos, também podem ser atrativas. Nestes casos é muito importante observar se essas promoções estão relacionadas à validade do produto.

– Além da validade, observe se o produto é de boa procedência, para que você não pague caro por um produto de baixa qualidade.

– Algumas empresas também aproveitam a data para escoar itens com prazo de validade maior, como produtos de limpeza e fraldas. Vale a pena reservar um dinheiro para essas oportunidades.

Como agir em caso de problemas com as compras

A Associação Brasileira de Defesa do Consumidor orienta que todo cliente que se sentir prejudicado ao contratar um serviço ou adquirir um produto, deve buscar um acordo amigável.  

“Se identificar que se trata de uma fraude, ou quiser voltar atrás da compra por se sentir lesado, entre em contato imediatamente com a empresa e explique a situação e os motivos da sua insatisfação. A empresa precisa dar um prazo para solucionar o problema. Assim, você terá condições de expor a sua insatisfação”, afirma Camila.

A profissional lembra que caso não seja possível uma solução justa e favorável, é necessário seguir com algumas tratativas:

– Anote o protocolo de atendimento e aguarde o contato da empresa, até que haja um retorno.

 – Reúna todos os documentos que comprovem a compra e a sua insatisfação, como provas de tentativas de contato com a empresa, fotos do produto se ele estiver danificado, comprovantes de compra, ou seja, todos os itens para que você possa comprovar a sua insatisfação.  

– Se ainda assim persistirem os problemas e resistência por parte da empresa, o consumidor deve procurar seu direito através do Procon e, se necessário, contratar um advogado para intervir e orientar como proceder.  

As ofertas continuam após a Black Friday

Vale lembrar que essas dicas, valem para toda compra on-line. Por isso, se não conseguiu comprar o que queria na Black Friday, na segunda-feira seguinte, ocorre o Cyber Money, que traz descontos e promoções para produtos de tecnologia e lojas on-line.  

 “Se seu interesse for tecnologia, vale considerar. Além disso, logo após o Natal é comum as lojas fazerem promoção de queima de estoque. Você pode juntar um pouco mais de dinheiro, aproveitar o décimo terceiro e aguardar até lá para comprar o que quiser com preços muito mais acessíveis”, lembra Camila.

Para finalizar, a especialista dá outra dica: “fique de olho também na Black Week e na Black Month, que são os meses de promoção. A Black Friday acontece na última sexta-feira de novembro, porém muitas lojas começam a esticar os descontos ao longo da semana ou até mesmo durante todo o mês”.

Sobre o Grupo JBQ.Global

Com mais de 15 anos de história, o JBQ.Global atua na área de consultoria em Tecnologia da Informação especializado em outsourcing e soluções personalizadas para transformação digital. Formado pelas marcas Jotta, Adaga e Anggle, atua em diversas regiões da América Latina, sempre focado no aumento de resultados, com qualidade, transparência e equipe altamente capacitada. Possui especialistas em arquitetura de software, desenvolvedores e consultores que realizam suporte técnico, manutenção e treinamentos.

Autora:

Priscila Palacio

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