21.3 C
São Paulo
segunda-feira, 2 de setembro de 2024

@Bons samaritanos

 Vamos relembrar a cena, o ano era 2014 e as redes eram inundadas de vídeos de cidadãos de todas as idade, jogando baldes de água gelada em suas cabeças, como um gesto de sua preocupação e solidariedade com aqueles que lutam com uma doença, até então pouco conhecida, esclerose lateral amiotrófica (ELA).

 Foi uma grande febre, entre anônimos e famosos, todos queriam mostrar seu apoio e conscientização. Então, quase 10 anos depois podemos comemorar a cura desta?

  A resposta é não, inclusive um dos criadores do desafio que viralizou nas redes faleceu aos 37 anos.

[1]“Patrick Quinn foi diagnosticado com esclerose lateral amiotrófica (ELA) e foi a doença que motivou desafio feito até por celebridades” (RINGUE, 2020).

 A questão que fica é, por que hoje em dia ninguém mais publica um vídeo daquele? ninguém mais se preocupa? ou será que é porque não está mais “na moda”? Não é mais “Legal”? “Hoje em dia ninguém mais faz isso” provavelmente é o que diriam caso alguém publicasse.

 Será que todo aquele hype era mesmo em função daqueles que foram diagnosticados com ELA?

 Hoje em dia o que vemos é que só há preocupação com o “like” e as “visualizações”, as pessoas e situações só vão sendo usadas como ferramentas para tal e quando o assunto fica para trás são descartadas sem o menor pudor.

 Quando aparecer uma nova “causa nobre” provavelmente haverá uma nova onda de conscientização… Mas não esqueça de deixar o like.

Autor:

Vinícius Maas.
@viniciusmaas


[1]  RINGUE, André. Correspondente Médico: O que é o ELA, doença símbolo do Desafio do Balde de Gelo, CNN, 2020, Disponível em: <Correspondente Médico: O que é o ELA, doença símbolo do Desafio do Balde de Gelo | CNN Brasil>. Acesso em: 26/07/2022.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio