21.3 C
São Paulo
segunda-feira, 24 de junho de 2024

Uma Análise da História dos Telefones Celulares

Resumo: O telefone é uma das invenções mais notáveis da humanidade, tornando possível a comunicação entre grandes distâncias. E com o passar do tempo e com o desenvolvimento tecnológico foi criado o telefone móvel, sendo um marco para a humanidade e com o passar do tempo, ocorreu um aprimoramento tecnológico dos telefones móveis, fazendo com eles se tornassem mais compactos, com processadores análogos ao de computadores, com a possibilidade de enviar mensagens instantâneas, etc. Os celulares logo se popularizaram e atualmente são essenciais para atender as demandas das pessoas. Com a pandemia de COVID-19, a utilização dos mesmos se intensificou, contribuindo para inúmeras mudanças e avanços, contudo, o presente trabalho tem por objetivo descrever de forma sucinta qual é a origem do telefone, qual foi seu impacto na sociedade, qual é as suas principais influências frente a pandemia, etc. Essas questões serão respondidas com base em um levantamento bibliográfico, onde foi levado em consideração bancos de dados e matérias relevantes disponíveis na internet. Com a nova realidade a utilização dos telefones e das tecnologias digitais se intensificaram e desencadearam inúmeras mudanças relevantes, na educação, no ramo de serviços, na saúde, dentre outros, mas também maximizaram outras problemáticas, como a disseminação de informações falsas, contribuem para o sedentarismo e comorbidades psiquiátricas por exemplo. Logo, essa tecnologia é extremamente importante para essa nova realidade, mas deve ser utilizada com responsabilidade e moderação. 

Palavras-Chave: Telefone e Celulares; Smartphones; Novas Tecnologias; Pandemia de COVID-19. 

1. INTRODUÇÃO

O telefone foi uma invenção extremamente importante para a humanidade, pois permitiu a comunicação entre grandes distâncias impactando de forma imensurável a sociedade (DIANA, 2022).

Com a criação do telefone, novas demandas foram criadas, novos empregos surgiram, tecnologias foram criadas e aprimoradas, dentre outros aspectos. Com os avanços, foi possível criar o telefone móvel que também foi um marco para a sociedade e com a constante evolução tecnológica, esses aparelhos ficaram mais compactos e com mais funcionalidades. 

Os telefones celulares se popularizaram muito na sociedade atual, no Brasil o número de telefones no ano de 2022, chega a 242 milhões, enquanto a população é de 214,6 milhões de habitantes, demonstrando que o mesmo tem um grande impacto na vida das pessoas (FERRAZ, 2022).

Com base nessas premissas, o presente trabalho tem por objetivo descrever de forma bem sucinta e clara qual é a origem do telefone, qual foi o seu impacto na sociedade, levando em consideração a pandemia de COVID-19, qual foi a sua influência de uma forma geral e quais foram seus principais impactos.

Para responder esses questionamentos, o presente estudo realizou um levantamento bibliográfico utilizando bancos de dados que indexam as publicações científicas, tal como a plataforma SCIELO e o Google Acadêmico, não se limitando a essas fontes, foi usado também materiais relevantes disponíveis na internet que possam contribuir na contextualização, complementação e corroboração das informações.    

2. ORIGEM DO TELEFONE E DO CELULAR

Nos primórdios da comunicação a grandes distâncias, a humanidade se comunicava através de telégrafos e de forma acidental o telefone foi criado (DIANA, 2022).

A parte teórica por trás do telefone é análoga ao telégrafo, contudo no telégrafo eles usavam uma comunicação em partes, sendo possível a transmissão de mensagens por códigos, mas somente uma por vez (TORRES, 2022). Alexander Graham Bell, constatou a possibilidade de transmissão múltipla de mensagens pelo mesmo fio, estabelecendo o conceito de telégrafo múltiplo (DIANA, 2022).

Com as pesquisas realizadas por Graham Bell e seus colaboradores, em junho de 1875, foi a primeira vez que a voz humana foi executada através de um dispositivo e em 10 de março de 1876, foi consolidado como um marco, pois a primeira mensagem transmitida foi realizada. Assim Graham Bell é conhecido como o pai do telefone, mas a inúmeras controversas (DIANA, 2022).

Com o advento do telefone, houve uma revolução na comunicação e seguindo essa mesma premissa, a criação do telefone móvel, Celular, também foi um grande marco. Segundo Fuks (2021), Martin Cooper é considerado o pai do celular, sendo ele e sua equipe os responsáveis pela criação do primeiro aparelho portátil para a empresa Motorola, chamado de “Dyna Tac”.

Ainda segundo Fucks (2021), o aparelho tinha grandes dimensões, pesava quase 800 gramas, sua bateria suportava uma ligação de até meia hora, e a primeira ligação foi feita em 1973. Essa invenção chegou ao mercado em 1983 e rapidamente se popularizou, no Brasil essa tecnologia chegou em 1990.

Com o passar do tempo, a tecnologia do celular foi se aprimorando, tornando-os mais compactos, com mais funcionalidades, com processadores análogos ao de computadores, com acesso à internet, dentre outros fatores, criando os chamados “Smartphones”.

Os mesmos têm grande influência na sociedade atual, sendo utilizados praticamente a todo momento, criando novas maneiras de se comunicar e se expressar, criando uma cultura própria, criando novas demandas, um novo mercado, dentre outros aspectos.

3. PANDEMIA DE COVID-19 

O COVID-19 é uma patologia causada pelo agente patológico SARS-COV-2, causando diversos sintomas, tal como coriza, tosse e dor de garganta em casos leves, e febre alta, pneumonia e insuficiência respiratória aguda em casos graves (FIOCRUZ, 2020).

Em relação às vias de propagação e transmissão:

O vírus pode se propagar de pessoa para pessoa por meio de gotículas do nariz ou da boca que se espalham quando alguém doente tosse ou espirra. A maioria dessas gotículas cai em superfícies e objetos próximos, como mesas ou telefones. As pessoas também podem se contaminar ao respirarem gotículas provenientes da tosse ou espirro de uma pessoa doente.

A transmissão ocorre, principalmente, de pessoa para pessoa e seu período de incubação, que é o tempo para que os primeiros sintomas apareçam, pode ser de 2 a 14 dias (MINISTÉRIO DA SAÚDE, 2022).

De acordo com Tsukada et al. (2020) a prevenção é feita com a higienização das mãos com água e sabão, quando não for possível utilizar álcool 70%. É imprescindível evitar tocar os olhos, a boca e o nariz quando as mãos não estiverem adequadamente higienizadas. 

A prevenção também se dá pelo distanciamento social, uso de máscaras, higienização de superfícies comumente tocadas diariamente e um monitoramento da saúde, onde quando for apresentado os sintomas é necessário seguir as recomendações do ministério da saúde (TSUKADA et al., 2020). 

O único tratamento realmente eficaz é a prevenção e as vacinas, que em conjunto deram bons resultados para diminuir as taxas de mortalidade e de transmissão (JUSTIÇA DO TRABALHO, 2021).

   No brasil e no mundo diversas ações foram tomadas para diminuir a transmissão do COVID-19, tal como criação de documentos norteadores, criação e implementação de normas para evitar aglomerações, estimular o uso de máscaras em espaços abertos, obrigar o uso de máscaras em espaços fechados e uso coletivo, Lockdown, entre outros, sendo relevante ressaltar que o Lockdown trouxe ressaltados extremamente importantes, demonstrando sua importância para o combate ao COVID-19 (DASA, 2021) (VARELA, 2021). 

Todas essas medidas contribuíram de forma benéfica para diminuir a taxa de contágio, diminuir a demanda ao sistema de saúde e diminuir a mortalidade. Entretanto, a pandemia mudou drasticamente a sociedade, tendo um grande impacto econômico, criando novas demandas e novos hábitos, sendo um deles a utilização dos celulares, que nessa condição tiveram um papel extremamente importante nas diferentes esferas sociais. 

4. INFLUÊNCIA DOS CELULARES NA PANDEMIA DE COVID-19

Assim como já discorrido, os celulares já têm uma grande importância na sociedade, sendo possível evidenciar seu impacto bem antes da pandemia. Como descrito por Alves & Lopes (2016), as pessoas estão cada vez mais utilizando os celulares e as outras tecnologias móveis, dispensando as interações sociais tradicionais e também criando uma nova forma de se comunicar e de interagir, fazendo com que o mercado se adapta-se a essa nova realidade e novas potencialidades e riscos surgiram.

Com a chegada da pandemia e com as medidas adotadas para a prevenção e o combate ao Coronavírus, diversas mudanças ocorreram e como as pessoas estavam em casa o uso do celular e das outras tecnologias se intensificou.

Como mostrado por Braga (2021), devido a pandemia a demanda por serviços de internet banda larga e por planos de telefonia aumentou consideravelmente.

Um dos setores que mais foi impactado com a pandemia, foi sem dúvidas a educação, contudo medidas foram tomadas para amenizar os prejuízos, tal como estabelecer um ensino remoto. Nessa proposta, os celulares foram utilizados como uma ferramenta para o aprendizado, pois os mesmos eram utilizados na educação básica para entrar no ambiente virtual, assistir aulas síncronas ou assíncronas, acessar jogos educacionais, dentre outros (TEIXEIRA & NASCIMENTO, 2021).

No ensino superior, houve diversos desafios a serem enfrentados, tal como a inserção dessas novas tecnologias voltados para o ensino, falta de preparo, falta de recursos, nem todas os indivíduos têm um bom equipamento para acessar os conteúdos, dentre outros. Entretanto, apesar das suas limitações, a proposta se mostrou promissora tornando o celular e as outras tecnologias extremamente pertinentes para transmitir o conhecimento (LIMEIRA et al., 2020).

Outro exemplo está mostrado no trabalho de Deodoro et al. (2021), que fala sobre o impacto do distanciamento social para os idosos, sendo o público que apresentou o maior índice de mortalidade, isso se deve a vários fatores. Segundo Deodoro (2021), esse público foi o mais excluído e as iniciativas de capacitação para ensinar os mesmos a utilizar Smartphones e suas tecnologias são extremamente importantes. 

A inclusão digital é essencial pois dá mais autonomia aos idosos, possibilita que eles sejam mais independentes, se sintam mais valorizados, consigam se comunicar com seus amigos e familiares, tenham suas demandas na medida do possível atendidas, dentre outros fatores (DEODORO et al.,2021).

Outro segmento bastante afetado com a pandemia foram os serviços, onde os celulares contribuíram para alavancar esse setor, pois as pessoas começaram a utilizar mais os aplicativos para solicitar transporte, pagar contas, pedir comida, compras de vestuário, etc (ALVARENGA, 2022). 

Isso fez com que as empresas investissem mais nesse segmento, melhorando os serviços, aumentando a oferta, aumentando a mão de obra, diversos segmentos também foram obrigados a se adaptar a essa nova realidade. 

No âmbito do trabalho, a pandemia forçou que muitas empresas adotassem o Home Office e a utilização dos aplicativos de celular e outras tecnologias, como o Google Meet e o Skype, fez essa proposta se tornar algo tangível, pois com a comunicação pode ser feita através de aplicativos de mensagem instantânea, as reuniões poderiam ser realizadas através de Google Meet, dentre outros fatores (NASCIUTTI, 2020). 

Sem dúvidas, a pandemia desencadeou enormes mudanças na sociedade e o celular se mostrou um ótimo artifício para contornar diversas problemáticas.

5. DISCUSSÃO

Como fora evidenciado, os celulares foram se tornando cada vez mais relevantes em nossa sociedade e a pandemia apenas potencializou esse fenômeno. Com ele é possível ter acesso a um mar de informações, solicitar serviços, fazer transações bancárias, conversar com pessoas do mundo todo, etc.

A pandemia desencadeou mudanças nunca antes vistas, maximizando as desigualdades, expondo fragilidades e necessidades, causando danos imensuráveis à economia de muitos países, afetando a saúde, educação, fazendo empresas falirem, aumentando o desemprego, entre muitas outras coisas. 

Com o distanciamento social, a comunicação se fez com a ajuda dos celulares e das outras tecnologias digitais, novas demandas surgiram criando um novo mercado, potencializando a criação de aplicativos, aumentando a oportunidade de trabalho para os mesmos, se tornando um fator ponderador para economia e para o mercado de trabalho. 

É importante ressaltar que a utilização dos mesmos mostrou diversas potencialidades, tal como criar uma nova realidade para educação, criar novas modalidades de trabalho, ter acesso quase que instantâneo a informação, aumentar a acessibilidade a serviços, dentre outros.

  Assim como qualquer outra tecnologia, a inúmeras problemáticas relevantes que podem ser descritas, tal como a disseminação de informações falsas, as chamadas “Fake news”, que impactam de forma negativa a sociedade, pois podem inviabilizar a disseminação de informações relevantes e trazer riscos à saúde, podem incentivar o preconceito, ou seja, trazer danos imensuráveis. 

Um dos exemplos mais pertinentes das Fake News são as informações disseminadas falando que a vacina causa doenças ou que a vacina não tem comprovação cientifica, receitas caseiras que curam o COVID-19, fazer gargarejo com água e sal mata o vírus, dentre outras (CELESTINA, 2020) (BUTANTAN, 2022).

As informações falsas podem gerar consequências à saúde dos indivíduos, incentivam a não imunização, contribui para a disseminação do vírus e é para a desinformação, entre outros (BUTANTAN, 2022).

  Com a pandemia, a utilização do celular se tornou constante e isso pode gerar diversos problemas a saúde, como aumentar o estresse, causar dores no pescoço, no ombro e na coluna, pode deixa a vista cansada e desencadear problemas na visão, causar dificuldade para dormir e até mesmo insônia, falta de concentração e causar vícios. Contribui para o sedentarismo e para o comprometimento das articulações, pode potencializar transtornos psiquiátricos, etc. 

Assim é evidente que a utilização dessa tecnologia é muito importante para essa nova realidade, sendo pertinente destacar que mesmo com o fim da pandemia, muito do que foi criado será incorporado, pois os resultados foram extremamente promissores, possibilitando que ocorra aprimoramentos nas diversas esferas sociais. 

6. CONSIDERAÇÕES FINAIS

Os telefones trouxeram uma revolução para sociedade, na comunicação, no acesso à informação, em como as interações são realizadas, proporcionou mudanças no mercado de trabalho, na educação, na saúde, mostrando que um potencial para suprir demandas e criar novas oportunidades de aplicação do mesmo.

Com a pandemia de COVID-19, uma nova realidade e a utilização dos celulares e de outras tecnologias digitais se intensificaram. Isso mostra que os celulares e as tecnologias digitais supriram de forma satisfatória diversas demandas da sociedade e trouxeram muitos avanços, principalmente nos segmentos de serviços, no acesso à informação e na comunicação. 

Mas a utilização dessas tecnologias também potencializou a disseminação de notícias falsas, contribuiu para o sedentarismo, para desenvolver vícios de transtornos, dentre outras problemáticas (UNIMED,2021).

Portanto, constata-se que a utilização dos celulares trouxe avanços imensuráveis para em todos os segmentos e muitos desses avanços podem e devem ser incorporados, como por exemplo na educação, onde o celular pode ser usado como um mecanismo para reforçar conteúdos, incentivar por exemplo o aprendizado em libras e aplicar metodologias mais atrativas aos alunos.

É evidente que toda tecnologia tem problemas e limitações, contudo a mesma deve ser usada de forma responsável para evitar danos à saúde, problemas no trabalho, contribuir para disseminar informações falsas, etc.

REFERÊNCIAS

ALVARENGA, D. Setor de serviços avança 10,9% em 2021 e supera perdas de 2020. G1 economia, 2022. Disponível em < https://g1.globo.com/economia/noticia/2022/02/10/setor-de-servicos-cresce-14percent-em-dezembro-diz-ibge.ghtml> Acesso em 13/06/2022.

ALVES, A. G; LOPES, L. F. B. O impacto das tecnologias móveis na sociedade. Maringá: Revista de Pós – Graduação Faculdade Cidade Verde, 2016.

BRAGA, L. Telefonia Móvel cresce vertiginosamente, segundo a Anatel. Tecnoblog, 2021. Disponível em < https://tecnoblog. net/noticias/2021/09/09/telefonia-movel-cresce-vertiginosamente-na-pandemia-segundo-anatel/#:~:text=Telefonia%20celular%20teve%20%E2%80%9Cvertig inosa%20recupera%C3%A7%C3%A3o,m%C3%AAs%20de%20mar%C3%A7o%20de%202020.> Acesso em 13/06/2022.

BUTANTAN. Além da Covid-19, enfrentamos outra epidemia: a de Fake News. Instituto Butantan,2022. Disponível em < https://butantan.gov.br/bubut antan/alem-da-covid-19-enfrentamos-outra-epidemia-a-de-fake-news–saiba-como-se-proteger-desse-%E2%80%9 Cvirus%E2%80%9D> Acesso em 3/06/2022.

CELESTINA,C. Lista com as 10 principais fake News sobre o coronavírus. Governo de Mato Grosso,2020. Disponível em < http://www.mt.gov.br/-/14066969-veja-a-lista-com-as-dez-principais-fake-news-sobre-o-coronavirus> Acesso em 13/06/2022.

DASA. Quais estratégias para conter a Covid-19 no Brasil? Veja Saude,2021.Disponível em < https://saude.abril.com.br/medicina/quais-as-estrategias-para-conter-a-covid-19-no-brasil/> Acesso em 13/06/2022.

DEODORO, T. M . S. et al. A inclusão digital de pessoas idosas em momento de pandemia: relato de experiência de um projeto de extensão. Palotina: Revista Extensão em foco, 2021.

DIANA, D. História do Telefone. Toda Matéria,2022. Disponível em <https://www.todamateria.com.br/historia-do-telefone/> Acesso em 13/06/2022.

FERRAZ, N. Brasil tem mais Smartphones que pessoas, aponta levantamento da FGV. Metrópoles, 2022. Disponível em < https://www.metropoles.com/brasil/ciencia-e-tecnologia-br/brasil-tem-mais-smartphones-que-pessoas-aponta-levantamento-da-fgv#:~:text=Pa%C3%ADs%20tem%20242%20milh%C3%B5es%20de,%C3%A9%20de%20214%2C6%20milh%C3%B5es&text=Um%20levantamento%20anual%20feito%20pela,de%20um%20smartphone%20por%20habitante.> Acesso em 13/06/2022.

FIOCRUZ. Covid-19 – Novo coronavírus. Informes Fiocruz, 2020.  

FUCKS, R. Quem inventou o Celular? Ebiografia,2021. Disponível em <https://www.ebiografia.com/quem_inventou_o_celular/#:~:text=A%20primeira%20chamada%20de%20um,3%20de%20abril%20de%201973.> Acesso em 13/06/2022.

LIMEIRA, G. N. et al. Desafios da utilização das novas tecnologias no ensino superior frente a pandemia da COVID-19. Research, Society and Development, 2021.

MINISTÉRIO DA SAÚDE. COVID-19: Informações Básicas. BVS,2022. Disponível em < https://bvsms.saude.gov.br/novo-coronavirus-covid-19-informacoes-basicas/> Acesso em 13/06/2022.

MINISTÉRIO DO TRABALHO. Coordenador da CODSA adverte: “Vacina é o tratamento mais eficaz contra o Covid 19! TRT,2021. Disponível em < https://www.trt8.jus.br/noticias/2021/coordenador-da-codsa-adverte-vacina-e-o-tratamento-mais-eficaz-contra-o-covid-19#:~:text=In%C3%ADcio-,Coordenador%20da%20CODSA%20adverte%3A%20%22Vacina%20%C3%A9%20o%20tratamento%20mais,eficaz%20contra%20o%20Covid%2019!%22&text=%22O%20%C3%BAnico%20tratamento%20eficaz%20para,n%C3%BAmero%20de%20interna%C3%A7%C3%B5es%20e%20contamina%C3%A7%C3%B5es.> Acesso em 13/06/2022.

NASCIUTTI,J. C. R. Pandemia e perspectivas no mundo do trabalho. Rio de Janeiro: Caderno de Administração, 2020.

TEIXEIRA, D. A. O; NASCIMENTO, F. L. Ensino Remoto: o Uso do Google Meet na Pandemia da COVID-19. Boa Vista: BOCA, 2021.

 TSUKADA, M. P. et al. Saiba como se prevenir do Coronavírus. Blog Coronavírus, 2020.Disponível em < https://coronavirus.saude.mg.gov.br/blog/71-como-se-prevenir-do-coronavirus> Acesso em 13/06/2022.

UNIMED. Uso excessivo do Celular. UNIMED Belo Horizonte,2021. Disponível em <https://viverbem.unimedbh.com.br/prevencao-e-controle/uso-excessivo-do-celular/#:~:text=Quando%20passamos%20muito%20tempo%20mexendo,muscular%20e%20desconforto%20na%20coluna.> Acesso em 13/06/2022.VARELA. H. A importância do isolamento e por que precisamos estudar Araraquara e São Carlos. Jornal da USP, 2021. Disponível em < https://jornal.usp.br/artigos/a-importancia-do-isolamento-e-por-que-precisamos-estudar-araraquara-e-sao-carlos/> Acesso em 13/06/2022

TORRES, P. M. O Telégrafo e o Código Morse. Cola Da Web, 2022. Disponível em <https://www.coladaweb.com/curiosidades/telegrafo> Acesso em 13/06/2022.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio