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sábado, 24 de agosto de 2024

Caí no golpe da Black Friday, e agora?

Especialista mostra passo a passo do que fazer quando ocorrer crimes virtuais e dá dicas de como ficar atento para não sofrer essa cilada

A Black Friday é um dos períodos mais aguardados do ano pelos consumidores, prometendo ofertas imperdíveis. No entanto, nem todas essas promoções são verdadeiras e algumas pessoas podem cair em golpes. De acordo com dados da Confi.Neotrust, em parceria com a ClearSale, entre quinta-feira (23) e domingo (26), calendário brasileiro da Black Friday, houve cerca de 35,4 mil tentativas de golpes que somaram R$49,1 milhões. Para aproveitar esse período de descontos irresistíveis, todos estão suscetíveis a ficar nas mãos de falsos vendedores e acabar em ciladas. Mas há medidas que podem ser tomadas para minimizar os danos e também evitar problemas futuros, afinal as compras de final de ano também estão chegando. 

Dessa forma, Bruno Rodrigues, superintendente de prevenção à fraudes e payments da iugu, plataforma de serviços financeiros para gestão de caixa e automatização de meios de pagamento, traz dicas do que fazer caso tenha sofrido um crime virtual e quais atitudes observar para não cair mais neles. 

Caí no golpe, o que fazer?

  1. Registre a Fraude
    Nesse momento é importante buscar anotar todos os detalhes das transações, valores e informações que você tem sobre o golpista. Uma dica é tirar print do site falso, vendedor e  tudo que esteja relacionado ao crime.
  2. Converse com o seu banco
    Informe imediatamente a sua instituição financeira sobre o golpe. Eles podem auxiliar a encontrar o fraudador e dar início a uma investigação. Além disso, caso tenha ocorrido um vazamento de dados, peça ajuda ao banco para trocar senhas ou até mesmo bloquear o cartão.
  3. Denuncie 
    É importante registrar uma queixa contra a loja formalmente, pois assim você consegue ajudar outras pessoas a não caírem na mesma situação. Busque o órgão de defesa do consumidor do seu estado e leve todas as informações  e documentos sobre o crime. Em todos os estados do Brasil é possível fazer a reclamação através do número 151, ou pela plataforma consumidor.gov.br, disponibilizada pelo governo.
  4. Mantenha-se vigilante
    O especialista comenta que é importante ficar atento a qualquer movimentação suspeita na conta e além disso manter contato com o banco e órgão responsável sobre o andamento do processo. Dependendo da situação é possível contestar a compra e receber estorno, tanto no cartão ou pix, em até 80 dias. 

Como evitar golpes virtuais?

  1. Pesquise
    Antes de comprar por impulso, pesquise o produto que pretende adquirir em outras lojas que você já sabe que é de confiança. Ao receber um e-mail não solicitado ou links duvidosos, pesquise mais sobre antes de clicar para não cair em possíveis fraudes de phishing. Veja se os preços são similares e desconfie de descontos milagrosos, pois cada produto tem seu valor mínimo de mercado e quando estão muito abaixo do convencional, há grandes chances de ser golpe. 
  2. Verifique a loja escolhida
    Agora que você pesquisou os preços e encontrou uma loja, pesquise a reputação dessa empresa. Alguns estabelecimentos possuem dentro de seus sites uma seção contendo opiniões de seus clientes sobre a compra. Caso não tenha, pesquise no Google as avaliações sobre o negócio ou no site Reclame Aqui, em que você consegue ver as reclamações dos consumidores e como a empresa lida com isso. Caso ainda esteja em dúvida, busque informações sobre os parceiros do site, como por exemplo, a plataforma de pagamentos que eles usam, porque caso haja fraude você consegue saber quem estava auxiliando também. 
  3. Preste atenção na segurança do site 
    Uma outra dica é ficar atento aos níveis de segurança do site. Endereços virtuais seguros possuem um cadeado na barra do link e devem começar com “https://” e não “http”. Além disso, existem certificados de segurança que podem ser encontrados no final da página do site com um selo de segurança. São esses detalhes que fazem a diferença. 
  4. Use métodos de pagamentos seguros
    Existem instituições financeiras que já apresentam para os clientes cartões virtuais, em que é criado apenas para a compra e não tem chances de serem clonados por criminosos virtuais. Converse com o seu banco e busque utilizar esse método e/ou pix. pois, mesmo que sofra um golpe, o criminoso não terá acesso aos dados bancários e você terá uma dor de cabeça a menos. Encontre também, sites com plataformas de meio de pagamentos confiáveis, como o caso da própria iugu, que geralmente aparecem na hora de finalizar a compra. Ao buscar mais informações sobre a empresa, você já consegue descobrir que está realizando uma compra com segurança e privacidade. 

“É fácil ser envolvido na empolgação das ofertas da Black Friday e também das compras de fim de ano, mas é crucial ficar atento à legitimidade do site, da instituição bancária e dos descontos milagrosos que são oferecidos. É importante lembrar que nem sempre algo é verdadeiro e criminosos estão sempre atentos a essas datas para se aproveitar da ansiedade dos consumidores. A prevenção é a chave e, ao fazer compras virtuais, sempre tenha calma e preste sempre atenção na loja que você acessou”, finaliza o executivo. 

Autora:

Juliana Oliveira

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