12.7 C
São Paulo
domingo, 25 de agosto de 2024

Tô no cineminha

FAIXA CULTURAL BRASÍLIA, DIAS 12, 13 E 14 DE DEZEMBRO DE 2023

Evento inédito no Brasil apresenta cineconcertos para crianças e bebês a partir de 18 meses de idade

*Iniciativa tem curadoria do Tout-Petits Cinéma, célebre festival francês voltado para a primeira infância

*5 apresentações ao vivo de cineconcertos reunindo 13 curtas-metragens internacionais

*Elenco com 5 músicos franceses e uma cantora convidada do DF

*Oficina para crianças

* Masterclass para profissionais e estudantes da música e do cinema

*Entrada franca

O cinema é um potente instrumento de arte-educação. Ele desperta o olhar, apura as percepções, instiga a criatividade, a memória, o desenvolvimento linguístico e promove a integração. Um projeto inédito na América Latina se propõe a acompanhar bebês e crianças nas suas primeiras emoções com a sétima arte. Em dezembro, o projeto TÔ NO CINEMINHA faz sua estreia nacional na Caixa Cultural Brasília. A iniciativa, especialmente voltada para a primeira infância, reúne música e cinema com foco no público de 18 meses a 5 anos de idade. O programa inclui três cineconcertos internacionais em cinco apresentações, oficina para crianças e masterclass voltada para profissionais da música e do cinema, além de um espaço ambientado para brincadeiras e jogos lúdicos. 

TÔ NO CINEMINHA é uma produção da Casa da Gente Produções, e conta com a parceria do Forum des Images, que organiza o Tout-Petits Cinéma, festival que já está na 16ª edição, em Paris, e que assina a curadoria dos espetáculosNa programação estão curtas de animação de diferentes nacionalidades, como República Tcheca, Alemanha, Letônia, França, Rússia, Suíça, Estados Unidos, Reino Unido e Países Baixos, que são exibidos com trilha sonora executada ao vivo no palco. A iniciativa de realizar o evento no Brasil partiu das duas produtoras que dirigem a mostra, Luana Dias (diretora geral) e Cristiana Giustino (produtora executiva).

Ao longo dos dias 12, 13 e 14 de dezembro, o público poderá conferir três diferentes cineconcertos – com sessões pela manhã e de tarde –  num total de cinco apresentações, todas com entrada gratuita. A cantora e compositora brasiliense Ana Reis fará uma participação especial durante as sessões do espetáculo “1001 Cores”. 

Logo após cada apresentação, as famílias são convidadas a brincar e interagir, no hall do teatro da Caixa Cultural Brasília, com atividades lúdicas e surpresas especialmente pensadas para os pequenos. 

A programação inclui ainda a oficina “A Descoberta dos Sons”, com experimentação de instrumentos, especialmente dirigida a crianças entre 3 a 5 anos de idade. E para profissionais e estudantes de cinema, música e infância, será ministrada uma masterclass sobre o processo de criação de trilhas sonoras e cineconcertos para o público da primeira infância.

Para acolher o TÔ NO CINEMINHA, a Caixa Cultural Brasília terá seus espaços adaptados ao público mirim para atividades, brincadeiras e surpresas. Monitores irão conduzir as famílias à sala de cinema e a sessão acontece à meia-luz, permitindo ao público – especialmente às crianças – acompanhar a performance dos músicos no palco. As exibições são sempre acompanhadas por uma trilha sonora original executada ao vivo por estes músicos, em volume adaptado para os ouvidos mais sensíveis.

TÔ NO CINEMINHA é um projeto da Casa da Gente Produções e tem o patrocínio da CAIXA e do Governo Federal, parceria com o Forum des Images; coprodução com Miseno Produções e Eventos, apoio da Embaixada da França no Brasil, e apoio cultural da Aliança Francesa Brasília e Sinal Music.

PROGRAMAÇÃO

Dia 12 dez. 3a feira

9h30 – Cineconcerto 1001 Cores (1001 Couleurs)

Sessão com acessibilidade: LIBRAS

15h30 – Cineconcerto O Clarão da Lua (Clair de Lune)

17h – Masterclass Composição de Trilhas Sonoras e Cineconcertos para Primeira Infância

Dia 13 dez. 4a feira

9h30 – O Clarão da Lua (Clair de Lune)

15h30 – Máquina dos Sonhos (Machines à Rêves)

Dia 14 dez. 5a feira

14h – Oficina A Descoberta dos Sons

15h30 – 1001 Cores (1001 Couleurs)

SINOPSES

CINECONCERTOS

1001 CORES (1001 COULEURS) – A PARTIR DE 18 MESES (35  min.)

Cineconcerto com acompanhamento ao vivo dos músicos franceses Sarah Jeanne Ziegler e Renaud Ollivier, e participação especial da cantora brasiliense Ana Reis.

Sinopse: Seja desenhada, pintada ou feita de lã, a amizade e a alegria espalham-se pela vida de uma pequena toupeira artista, de um pequeno homem-lápis e pelas paredes de uma casa triste, para uma verdadeira explosão de cores!

Curtas do espetáculo: 

Pequena Toupeira Pintora (O krtkovi)

Zdeněk Miler | República Checa, 1972, 10 min.

Perseguida por uma raposa, a toupeira cai em um pote de tinta e sai toda vermelha. Diante dessa criatura assustadora, a raposa se assusta. Para expulsá-la definitivamente da floresta, a pequena toupeira convida todos os seus amigos a se enfeitarem também com cores cintilantes: vermelho, verde, amarelo…

O Pequeno Lápis Vermelho (Sartulis)

Dace Riduze | Letônia, 2013, 9 min.

Um lápis vermelho cai da sala de pintura para o mundo exterior e precisa enfrentar algumas dificuldades por causa da mosca do mal.

Looks, o Pequeno Lince Cinzento (Looks)

Susann Hoffmann | Alemanha, 2015, 4 min.

Um pequeno lince cinza é excluído pelos outros animais porque não é tão colorido quanto eles.

Tricotando (Mailles)

Vaiana Gauthier | França, 2012, 4 min.

Numa casa, uma senhora se recorda do seu passado. O tricô vai ajudá-la a dizer adeus …

Músicos do espetáculo:

Autora, compositora, cantora e guitarrista, Sarah Jeanne Ziegler mistura um pop-folk sensível com sua voz doce. O percussionista Renaud Ollivier, formado nas diferentes músicas tradicionais do mundo, atua na Filarmônica de Paris como responsável por oficinas dirigidas ao público infantil. A dupla explora uma paleta de sons e instrumentos para encenar a bela mistura de cores apresentada por quatro animações em curta-metragem que abordam os múltiplos universos das cores. O espetáculo conta com a participação especial da cantora e compositora brasiliense Ana Reis, que completa 18 anos de estrada, tendo lançado dois discos, se apresentado em alguns dos principais eventos musicais do DF e vencido a etapa Brasília do concurso Sua Banda no NIVEA Viva. 

MÁQUINA DOS SONHOS (MACHINE À RÊVES) – A PARTIR DOS 4 ANOS (35  min.)

Cineconcerto com acompanhamento ao vivo dos músicos franceses Nicolas Stoica, Vincent Lochet e Pierre Cohen.

Sinopse: E se a gente pudesse voar como um pássaro ou viver debaixo d’água como um peixe? Para os personagens destes quatro curtas-metragens, inventar o impossível é muito mais do que uma missão, é uma aventura sem fim! A bordo de máquinas incríveis, eles nos levam numa viagem em direção aos seus sonhos mais loucos.

Curtas do espetáculo

Galileu (Galileo)

Ghislain Avrillon | França, 2009, 5 min.

O jovem Galileu vive sozinho em sua ilha flutuante e sonha em voar. Ele decide construir uma máquina para voar cada vez mais alto, mas as coisas não saem como planejado…

Dois Balões (Two Balloons)

Mark C. Smith | EUA, 2019, 9 min.

Dois macaquinhos aventureiros navegam em seus dirigíveis por meio mundo até um lugar onde o acaso e o destino ameaçam atrapalhar seu reencontro.

O Pequeno Cousteau (Maly Cousteau)

Jakub Kouřil | República Tcheca, 2014, 8 min.

Este curta-metragem de animação sobre um menino que anseia por aventuras no fundo do mar em uma cidade coberta de neve é uma homenagem a Jacques Cousteau.

Jonas e o Mar (Marlies)

Van Der Wel | Países Baixos, 2016, 11 min.

Jonas deseja fazer parte do mundo subaquático, como um peixe na água. E se o seu desejo se tornasse realidade?

O CLARÃO DA LUA (CLAIR DE LUNE) – A PARTIR DE 18 MESES (30  min.)

Cineconcerto com acompanhamento ao vivo dos músicos franceses Nicolas Stoica, Vincent Lochet e Pierre Cohen.

Sinopse: Sob o clarão da lua e das estrelas, a noite vira um parque de diversões para um esquilo pendurado numa árvore, um homenzinho curioso ou mesmo para lobos travessos. Aventuras divertidas em cinco filmes cheios de poesia e com garantia de olhinhos brilhando como as estrelas!

Curtas do espetáculo: 

Alcançar a Lua (Monsspaziergang)

Jutta Schünemann | Alemanha, 2004, 5 min.

Um homem pequenino sobe uma escada para chegar à lua. Mas a lua acaba caindo do céu e se torna muito travessa.

Uma Estrelinha (Zviozdochka)

Svetlana Andrianova | Rússia, 2015, 6 min.

É véspera de Natal. Uma família de estrelas brinca nas nuvens. Mas uma das estrelinhas cai do céu! Como ela conseguirá subir de volta?

Cedo ou Tarde (Tôt ou tard)

Jadwiga Kowalska | Suíça, 2008, 5 min.

Dois mundos colidem. Um esquilo encontra um morcego solitário. Juntos, tentam restaurar a ordem nos trabalhos subterrâneos que orquestram a dança do dia, da noite e muito mais.

Lunette (Lunette)

Phoebe Warries | Reino Unido, 2016, 3 min.

Um lobo percorre a terra carregando a lua. Durante uma longa jornada em meio à natureza, um lobo faz a lua rolar. Onde ele vai parar?

O Pequeno Lobo (Little Wolf)

An Vrombaut | Reino Unido, 1992, 5 min.

Quatro lobos grandes e um lobo pequeno estão caçando ovelhas à noite. De repente, o pequeno lobo para, cativado pela lua…

Músicos dos espetáculos O Clarão da Lua e Máquina dos Sonhos:

Compositor e instrumentista atuante em diversos universos musicais, Nicolas Stoica é acompanhado pelos multi-instrumentistas Vincent Lochet e Pierre Cohen para criar o ambiente dos cineconcertos “O Clarão da Lua” e “Máquina dos Sonhos”.

ATIVIDADES FORMATIVAS GRATUITAS

Oficina A Descoberta dos Sons (40 min)

A oficina convida AS crianças de 3 a 5 anos a descobrirem e brincarem com instrumentos e objetos que produzem sons divertidos, interessantes e inusitados. Ministrada pelos músicos Sarah Jeanne Ziegler e Renaud Ollivier, com o auxílio de monitores e de um tradutor de francês. 

Serão 20 vagas mediante inscrição prévia através do formulário:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfLbKFoXxErvDr2aTzFzxlm6wGNTd_OhaES3tc0b9HBIn5gCw/viewform (a partir de 01/12)

Masterclass Composição para Primeira Infância (1h e 30 min)

Os músicos Nicolas Stoica e Pierre Cohen apresentam e detalham seus processos de criação de trilhas e de intervenção sonora em filmes dirigidos à primeira infância. A atividade é voltada para adultos, em especial profissionais e estudantes da música e do cinema.

Inscrições através do formulário:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSceIqBEWuWcSByLrNfw4QJp7piPrhX_bxSWJXwriw9u5jooZg/viewform  (a partir de 01/12)

CASA DA GENTE

Com 10 anos de atividade, a Casa da Gente Produções é uma empresa baseada em Niterói (RJ). Dentre seus trabalhos mais recentes estão a direção geral da Mostra Cinema Sem Diferenças (2022 e 2019), da mostra FESTin ON Niterói (2021), pesquisa, curadoria e produção de exposição de fotos para o lançamento do livro Associação Médica Fluminense – mais de 100 anos de Amor à Medicina (2019), pesquisa e co-roteiro do longa Entre a Porta e a Rua (2018), pesquisa videográfica da exposição Etnos – Faces da Diversidade (2018), coprodução de episódio do programa Deuxième Chance no Brasil (2018).

FICHA TÉCNICA

Músicos Sarah Ziegler, Renaud Ollivier, Nicolas Stoica, Vincent Lochet, Pierre Cohen e Ana Reis (participação especial) | Direção Geral Luana Dias | Produção Executiva Cristiana Giustino | Curadoria Forum des Images | Produção Local Julia Tolentino e Liana Farias | Produção Técnica Marcus Lyra | Assessoria de Imprensa Objeto Sim | Design, Site e Spot Andrei Aguiar | Supervisão de Mídia Rodrigo Sani | Foto e Vídeo Filipe Duque | Edição de Vídeo Enzo Moura | Projeção Laércio Fernando | Técnico de Som André Lyra | Monitoria Márcia Ramos e Marina Falcão | Libras Tatiana Elizabeth | Tradutora Intérprete Dyhorrani Beira

SERVIÇO

Data: dias 12, 13 e 14 de dezembro de 2023

Local: CAIXA Cultural Brasília ( SBS, Quadra 4, Lotes 3/4 – Brasília, DF

Horários: consulte a programação em @caixaculturalbrasilia

Informações: (61) 3206-9448 e (61) 3206-9449

Bilheteria: (61) 3206-6456

MAIS INFORMAÇÕES:

www.instagram.com/tonocineminha @tonocineminha

www.facebook.com/tonocineminha 

www.tonocineminha.com.br

Autoria:

Objeto Sim

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio