12.1 C
São Paulo
domingo, 25 de agosto de 2024

Número de marcenarias cresce 30,98% em cinco anos 

Curso gratuito visa auxiliar empreendedores do setor, que conta com uma taxa de mortalidade de 23% 

O setor de marcenaria tem apresentado crescimento ao longo dos anos. Segundo levantamentos realizados pelo Sebrae, somente em 2022 o número de marcenarias ativas chegou a 245.174, o que representa uma alta de 30,98% em relação aos cinco anos anteriores, e de 8,81% diante de 2021. Embora o segmento tenha revelado dados positivos, a sobrevivência desses negócios ao longo do tempo é um desafio para os empreendedores, pois a taxa de mortalidade das empresas de móveis sob medida foi de 23% nos últimos cinco anos, segundo dados do Sebrae.  

A sobrevivência e longevidade de um negócio depende de muitas variáveis, mas a falta de gestão é uma das principais causas do fechamento de grande parte deles, pois segundo dados do IBGE (Instituto Brasileito de Geografia e Estatística), 48% das empresas brasileiras fecham em até três anos, tendo como principal motivo a falta de gestão eficiente.

“A maior parte dos empreendedores aprende a executar as atividades, focando somente no operacional, deixando de lado áreas importantes do negócio, como fluxo de caixa, marketing, planejamento, entre outros pontos essenciais para o crescimento da empresa”, comenta Paula Dutra, empresária e marceneira. Para ela, a falta de conhecimento é a principal razão para a falência de muitas marcenarias. 

Além do conhecimento em gestão, muitos empreendedores do setor desconhecem práticas para otimizar a produtividade. “Serviços de terceirização de corte e furação, por exemplo, permitem que o marceneiro dedique menos tempo a atividades de baixo impacto no negócio, priorizando seu tempo e gerando mais lucratividade”, explica Letícia Saba, marceneira influenciadora do canal Stopa Lab, que produz conteúdos para marceneiros e conta com mais de 200 mil seguidores em suas redes. 

Projeto Empreenda, curso gratuito para marcenarias modernas 

As dificuldades relacionadas à gestão levaram as duas empresárias, Paula Dutra e Letícia Saba, a criarem o Projeto Empreenda, um curso gratuito para marcenarias modernas, que está com as inscrições abertas. Serão oferecidas 500 vagas e a capacitação vai contar com temas como modelos de negócio, vendas, fluxo de caixa, gestão e planejamento, entre outros assuntos. 

O projeto é financiado pelo Grupo GMAD e podem se inscrever pessoas de todo o Brasil, pois o curso será online, com aulas semanais e ao vivo, através de uma plataforma gamificada, com o objetivo de facilitar o aprendizado e estimular o engajamento dos alunos. Os participantes acumularão moedas a cada aula assistida que poderão ser trocadas por bonificações, como descontos em máquinas, softwares e insumos para o setor. 

Os interessados em se candidatar para o curso, devem preencher o formulário de inscrição disponível no link – https://bit.ly/47jwMTl – até 19 de dezembro. O resultado será divulgado no final de dezembro, e as aulas terão início em 15 de janeiro. 

Serviço 

O que – Curso de Gestão para Marcenarias Modernas

Inscrições – até 19 de dezembro 

Período – 6 meses 

Vagas – 500

Inscrição – https://bit.ly/47jwMTl 

Autora:

Tamires Jesus

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio