26.1 C
São Paulo
quinta-feira, 22 de agosto de 2024

Oferecer combo de internet e streaming pode otimizar a retenção de clientes do ISP

Pequenos e médios provedores de internet que adotam a estratégia estão de olho na fidelização

Mais de 50% do mercado de banda larga no Brasil é ofertado por pequenos e médios ISPs, que estão distribuídos em mais de 23 milhões de pontos de acesso em todo país, segundo dados recentes da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações). 

Um dos desafios que os provedores de banda larga enfrentam, principalmente os pequenos e médios, é a retenção e fidelização dos clientes, uma vez que o mesmo mercado que apresenta um cenário promissor, também traz ameaças. Para manter ou expandir sua base, o provedor deve reinventar práticas e criar novas estratégias. Assim sendo, um olhar atento para as novidades que são oferecidas é de vital importância.

Entre as estratégias que os provedores podem adotar para a fidelização de seus clientes está a gestão baseada na análise de dados. Coletar, organizar e analisar o comportamento dos clientes, amplia a possibilidade de detectar situações que poderiam levar a um eventual cancelamento do serviço de internet. 

Suporte eficiente e atendimento personalizado também podem impactar na decisão do consumidor em manter o serviço com sua operadora, uma vez que a experiência dele precisa ser satisfatória em relação ao serviço contratado. A confiança na operadora pode ser fator determinante na tomada de decisão na contratação de novos serviços.

E para que esses serviços tenham cada vez mais receptividade do consumidor final, os provedores podem também investir em diferenciais como TV via streaming, por exemplo.

O mercado de streaming no Brasil está em plena ascensão, e o assinante de internet se interessa não só pelo serviço de banda larga, mas por conteúdos diversificados. Dessa forma, o streaming é um excelente investimento para os provedores que oferecem o serviço em seu catálogo.

“O serviço de banda larga oferecido pelos ISPs é a porta de entrada para que as pessoas tenham acesso à diversos tipos de serviços, e em especial, o consumo de conteúdo de TV via streaming”, comenta Carolina Straccia, gerente de marketing da MultTV, empresa que é referência na produção de aplicativos de streaming no Brasil.

A gerente destaca ainda que aprimorar a experiência do usuário tem sido o foco principal da MultTV, uma vez que cada consumidor tem um perfil diferente. “Isso demanda aperfeiçoar o aplicativo constantemente visando um produto que supere as expectativas de qualidade e usabilidade, fortalecendo assim, o vínculo entre o consumidor final e os provedores”, completa Straccia.

Sobre a MultTV

A MultTV é uma empresa especializada em compartilhamento de headend e streaming, que busca viabilizar a oferta de TV por assinatura a custos acessíveis. A companhia, que opera desde 2015, tem um modelo de negócio único, atuando em parceria com a SES (empresa de satélites reconhecida mundialmente) e apoio da Associação NEO e de programadoras de TV.

Autor:

Marcos Lemes

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio