13.2 C
São Paulo
segunda-feira, 26 de agosto de 2024

Pesquisa do Sinduscon-RJ revela o perfil de quem compra imóvel no Centro

Moradores da Zona Norte do Rio estão de olho no Centro. Pesquisa do Sinduscon-RJ (Sindicato da Indústria da Construção Civil) revela que 37% das pessoas que compraram imóveis no bairro recentemente são desta região. Em segundo lugar está a Zona Oeste, com 23%. E na sequência aparecem o próprio Centro com 18%, Baixada Fluminense, com 15%, e Zona Sul com 7% de um total de 500 famílias entrevistadas. De acordo com Cláudio Hermolin, presidente da entidade, esse movimento vem acontecendo desde a implementação da primeira fase do Plano Reviver Centro, em 2021, quando foram licenciados cerca de 22 projetos. “Deste total somente quatro foram lançados, com mais de 800 unidades residenciais na região, das quais 500 foram efetivamente vendidas, sendo que 66% destinaram-se a famílias com renda de até 10 salários mínimos”, conta Hermolin.

Segundo o executivo, os resultados comprovam que o Reviver Centro está alcançando um nicho da população que sempre enfrentou mais dificuldades de deslocamento para a região central, além de compradores de outras faixas de renda, transformando a região na mais democrática da cidade. “E esses números serão ainda mais expressivos com o Reviver Centro 2 que já está em vigor”, lembra Hermolin. Um exemplo é o Cores de Fátima, primeiro empreendimento pelo Reviver Centro 2 que será construído pela W3 Engenharia no Bairro de Fátima, local que há 40 anos não recebia novos residenciais.

A abertura de vendas acontecerá neste sábado, dia 11, a partir das 9h, e as expectativas são as melhores possíveis. Isso porque de acordo com Flávio Wrobel, diretor da empresa, mais de 400 pessoas já visitaram o estande no terreno do empreendimento (Avenida Nossa Senhora de Fátima, 55) desde a abertura do espaço no dia 19 de outubro. “A demanda reprimida é gigantesca. Identificamos pessoas que já moram no local e procuram por um imóvel mais novo, em um condomínio mais moderno, e outras que já moraram no Bairro de Fátima e querem retornar por causa dos vínculos afetivos”, diz Wrobel.

Hermolin dá mais detalhes deste perfil. Entre os interessados no Cores de Fátima, 32% residem no Centro, 28% na Zona Norte, 27% são da Zona Oeste e 13% da Baixada Fluminense. “Isso demonstra que existe uma demanda por parte das pessoas que hoje moram distantes do trabalho, do lazer de suas atividades, para morar em um lugar que já é preparado e funcional em termos de infraestrutura urbana”, ressalta o presidente do Sinduscon-RJ.

Isenção de ITBI para quem fechar negócio

O Cores de Fátima oferece 64 unidades de 34 a 98 metros quadrados (m²) entre estúdios, apartamentos de 1 ou 2 quartos e unidades garden com área privativa e com opção de piscina. Os imóveis têm valores a partir de R$ 385 mil e isenção de ITBI (Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis), benefício concedido pelo Reviver Centro 2, o que representa 3% do valor do imóvel, calculado pela Prefeitura do Rio. O residencial terá também segurança 24 horas, academia e salão gourmet, além de conveniências como os espaços Pet e Delivery. O Valor Geral de Vendas (VGV) é de R$ 40 milhões.

“Fomos pioneiros ao lançar o Cores do Rio, primeiro projeto do Reviver Centro, em 2021, que hoje está 90% vendido e tem previsão de entrega para abril de 2024. E agora estamos lançando o Cores de Fátima, o primeiro pelo Reviver Centro 2 com 70% das unidades reservadas. Sempre acreditamos no potencial de moradia para o Centro do Rio. O bairro tem total infraestrutura, principalmente no quesito transporte público de massa, como trem e metrô, sobretudo nas microrregiões onde a vocação residencial já era evidenciada pela presença de hipermercados. A resposta do público com o Cores do Rio comprovou a nossa percepção”, destaca Wrobel.

Autora:

 Rebecca Ramos 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio