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segunda-feira, 26 de agosto de 2024

 Impulsionada por nova regras fiscais, cresce preferência por lojas internacionais na Black Friday

Com a Black Friday se aproximando, a pesquisa da Ecglobal, empresa da Haus, ecossistema de marketing do Grupo Stefanini, revela uma tendência crescente na preferência por lojas internacionais entre os consumidores brasileiros. Essa mudança tem sido impulsionada, em grande parte, pelas recentes alterações na legislação de importação, que prometem abrir novas oportunidades de compras internacionais. Ao mesmo tempo, o estudo também destaca que, apesar da predominância das compras online, as lojas físicas têm espaço para prosperar, especialmente entre os consumidores com mais de 55 anos. O levantamento contou com 1.180 respondentes na pesquisa quantitativa e cerca de 2 mil respostas em atividades qualitativas, com participantes da rede ecglobal.com.

Uma das descobertas mais significativas da pesquisa da Ecglobal é o aumento na preferência por marcas internacionais durante a Black Friday. Entre 2021 e 2023, houve crescimento constante também no mercado brasileiro. A Shein, por exemplo, que foi incluída no estudo da Black Friday apenas a partir de 2022, apresentou um impressionante avanço de 13 pontos percentuais em 2023. Esse sucesso pode ser atribuído, em parte, à conexão emocional que os consumidores brasileiros têm com a marca, evidenciada pelo Net Love Score (NLS), estudo da empresa que ranqueia as que mais conquistaram os consumidores e que posicionou a Shein como a primeira colocada na categoria de Loja de Departamento – Vestuário.

Além disso, marcas como a Shopee e o AliExpress também têm conquistado espaço entre as mais buscadas na Black Friday. A eliminação do imposto federal de importação para compras online de até US$ 50 torna o cenário ainda mais promissor para essas marcas internacionais. Antes da nova lei, todas as remessas internacionais eram taxadas em 60%, mas agora, todas as compras têm um ICMS fixo de 17%, tornando as compras de produtos internacionais mais atraentes e acessíveis para os consumidores brasileiros.

Interesse pelas marcas na Black Friday ao longo dos anos

Embora a pesquisa da Ecglobal aponte para uma crescente preferência por lojas internacionais durante a Black Friday, há espaço para as lojas físicas, especialmente entre os consumidores com mais de 55 anos. A análise dos dados revela que, apesar da predominância das compras online, a escolha por canais offline para pesquisa de produtos tem queda nesse grupo etário, que tem menos conexão com ofertas em lives/programas/shows de marcas, sites de marcas e cadastros em sites especializados.

“Ao entender melhor como funciona os hábitos de compras para cada faixa etária, é possível criar oportunidades de atrair e envolver esse público por meio de estratégias direcionadas e experiências personalizadas. O público de até 44 anos, 8% já tem, por exemplo, usado IA para pesquisar referências para produtos e mais 10% gostam de live commerce. Já os compradores entre 44 e 55, se destacam na preferência por sites de buscas, cadastro em sites especializados e sites de comparação de preços e de marcas”, aponta Adriana Rocha, Co-CEO e fundadora da Ecglobal.

 Como nos anos anteriores, a pesquisa também aponta alta demanda por aparelhos eletrônicos, principalmente celulares para a data. A preferência pela compra de eletrônicos de uso pessoal chega a 62% no online, seguido de roupas (46%) e produtos de beleza (37%).

Autora:

Thayna Franzo

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