21 C
São Paulo
sábado, 12 de outubro de 2024

CCT Importação auxilia trâmite de cargas aéreas internacionais 

Novo sistema otimiza operações de importação e agiliza processo de desembaraço das mercadorias em poucas de horas

Brasília, 16 de outubro de 2023 – Recentemente, o Ministério da Fazenda anunciou a implementação do novo Sistema de Controle de Carga e Trânsito para importações (CCT Importação) em todos os aeroportos internacionais do Brasil. Esse sistema substitui o Sistema Integrado de Gerenciamento do Manifesto, do Trânsito e do Armazenamento (Mantra), que estava em operação há três décadas.

O principal objetivo dessa iniciativa é otimizar as operações de importação, agilizando o processo de desembaraço das mercadorias, que agora pode ser concluído em questão de horas.

De acordo com José Carlos Raposo Barbosa, presidente da Federação Nacional dos Despachantes Aduaneiros (Feaduaneiros), a implementação desse novo sistema tem o potencial de elevar o Brasil a um patamar de excelência no setor. A Receita Federal estima que a economia potencial gerada pelas importações aéreas pode atingir a cifra de R$10 bilhões anualmente, considerando o volume de importações em 2023, que totalizou US$ 46,9 bilhões.

Principais funcionalidades para o operador aeroportuário:

  • Simplificar os controles;
  • Aumentar a segurança do controle aduaneiro;
  • Dar transparência ao fluxo de carga;
  • Receber, através de serviço, informações do veículo e da carga com antecedência;
  • Realizar pesagem;
  • Registrar a contagem dos volumes;
  • Registrar avarias e divergências.

Barbosa salienta o papel crucial desempenhado pelos despachantes aduaneiros em promover a segurança comercial do país, bem como em identificar com precisão os pontos de estrangulamento na logística e no transporte de cargas. “Toda informação de mercadoria é necessária para a administração do risco aduaneiro. Nosso papel é fomentar a segurança comercial do país, com o auxílio dessa nova ferramenta iremos além detectar com mais exatidão os gargalos existentes na logística e no transporte de cargas”, finaliza.

Autora:

Sarah Farias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio