20.6 C
São Paulo
quarta-feira, 4 de setembro de 2024

Yoface traz à Expo Óptica 2023 customização com scaneamento facial

A Yoface, start up do segmento óptico criada em 2019 com sede em São Paulo e fábrica na Bahia, estréia no mercado com três novidades: a customização com scaneamento facial, a produção completa em impressora 3D e a coleção Horizontes. A Expo Óptica 2023 é promovida pela Abióptica e acontece de 12 a 15 de abril de 2023 no Expo Center Norte, pavilhão azul em São Paulo (SP).

A primeira coleção da empresa é a Horizontes, com as linhas Originais, Slim, Ultra Slim, Silhueta e Shape 3D. O scaneamento facial garante o ajuste perfeito do óculos ao rosto do cliente.

Para chegar a esse resultado a Yoface desenvolveu um aplicativo que, utilizando a câmera do celular ou do laptop, digitaliza o rosto da pessoa. Em seguida insere sobre a imagem do rosto a armação que o cliente deseja experimentar. Uma vez selecionada, a armação será preparada nos mínimos detalhes, com ajuste de maior ou menor abertura para dar espaço às fossas nasais, hastes mais longas ou mais curtas para garantir um posicionamento perfeito sobre as orelhas.
Em seguida, os óculos são impressos em 3D, dispensando usinagem e corte a laser.

Entregamos um produto realmente exclusivo para cada cliente”, afirma Ivan Cavilha, fundador e diretor da Yoace, que lembra: “para os casos em que o cliente necessita de um produto fora dos padrões de mercado nosso sistema de produção, com scaneamento e impressão em 3D, é capaz de entregar exatamente os óculos que se ajustarem perfeitamente a pessoa”.

Óculos fora de padrão costumam ser utilizados em necessidades especiais quando a pessoa possui má formação da face, por exemplo. A digitalização permite produzir essas peças especiais, servindo a demanda da área de saúde.

Todos os produtos passam ainda por tamboreamento, pintura e recebem todos os silicones para o apoio sobre o nariz e demais detalhes, chegando ao ponto de venda completos. A Yoface tem capacidade para produzir óculos que vão de uso eventual, como óculos de sol; passando por óculos de uso obrigatório, como óculos de grau; até óculos cirúrgicos, especiais para médicos cirurgiões que ficam horas olhando para baixo, suam, e não podem ficar ajustando os óculos no rosto.

Segundo Cavilha imprimir os óculos traz outra vantagem para a empresa: reduz o número de peças em estoque. “Grandes marcas de óculos, com fabricação tradicional e com volumosas coleções a cada estação, podem ter facilmente mais de 100 mil itens para manter em estoque, entre óculos e peças destes óculos para reposição”, explica. “Isso acarreta em custo de manutenção de estoques e de armazéns”, diz.

Autor:

Fernando Antônio Rodrigues Neves 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio