16.6 C
São Paulo
terça-feira, 27 de agosto de 2024

Nós e o mundo…

No, stanotte amore
Non ho più pensato a te
Ho aperto gli occhi
Per guardare intorno a me
E intorno a me
Girava il mondo come sempre

Hoje o dia amanheceu lindo e maravilhoso, como lindos e maravilhosos são todos os dias de nossas vidas. Mas hoje é um dia especial na semana. Hoje é domingo. É o dia em que devemos agradecer ao Criador por nos ter permitido ficar uma semana a mais neste plano, junto com nossos entes queridos. Sim, eu sei que muitos partiram nestes dias, deixando os seus inconsoláveis com a perda. Mas a vida é assim… uns chegam, outros partem. Mas aqueles que permanecem por aqui, bem, esses devem agradecer a oportunidade que tem de realizar não só os seus projetos de vida, como também ajudar seus semelhantes a alcançar sua meta. O mundo não para só porque achamos que as coisas não estão fáceis… nada é fácil na vida…

Algumas vezes sentimos que estamos sendo injustiçados, pois por mais que lutemos não conseguimos alcançar os objetivos que traçamos para nossas vidas. E não estou falando de grandes objetivos, mas de coisinhas insignificantes de nosso dia a dia. Um sapato novo, aquele vestido lindo que a gente viu na vitrine e ficou louca para comprar, mas que a conta bancária não permitiu, ao menos nesse momento…coisinhas supérfluas que nada acrescentam a nossas vidas, mas que naquele instante em que nossos desejos não são satisfeitos, sentimos como se o Universo conspirasse contra nós… como se o Universo estivesse preocupado conosco, meros grãos de poeira espalhados pelo Cosmos…

Sim, sentimos uma necessidade incontrolável de dar valor a coisas que só tem algum significado para nós mesmos… e ficamos surpresos quando descobrimos que aquilo que para nós é a coisa mais importante do mundo não significa nada para as pessoas que estão ao nosso lado. Quantas vezes não partilhamos com as pessoas mais chegadas as nossas ideias, nossos planos, e ao terminarmos de expor nossos pensamentos, tudo o que vemos no seu rosto é uma expressão de enfado? Na maioria das vezes elas só nos ouvem por educação, mas no final de nosso monólogo elas acabam com “cara de paisagem”, pois não viram naquilo que explicamos nem um por cento do que tentamos transmitir. Isso porque cada um tem a sua própria visão do mundo e o que é importante para uns não significa nada para outros. E estou falando de pessoas de nosso circulo mais fechado de relacionamentos, não daquelas de um grupo secundário.  Estou falando de você expor suas ideias para seu marido, sua esposa… pessoas bem próximas de você. Muitas vezes a visão que essas pessoas tem do mundo é bem diferente daquela que você possui. E é aí que acabamos por ser surpreendidos. Só que nos esquecemos que eles também tem seus sonhos, seus projetos… e muitas vezes, quando nos expõe seus pensamentos, nós também vamos ficar sem entender exatamente o que eles querem. Porque cada ser humano é um universo a parte…

Quando pensamos em fazer alguma coisa nova em nossa vida… alguma coisa diferente da nossa rotina diária… temos o costume de pesar os prós e os contras por uma infinidade de tempo. Depois de muito tempo pesando as possíveis consequências, tomamos uma das seguintes atitudes… se achamos que aquilo que desejamos não compensa os riscos para nossa vida social, abortamos o projeto na mesma hora, embora fiquemos remoendo a ideia, que não se apaga por completo de nossa lista de desejos… sim, porque se há uma coisa que prezamos, e muito, é o juízo que as pessoas fazem sobre nossas ações… e muitas vezes elas estão pouco se lixando para com o que estamos fazendo… é claro que, dependendo de qual seja nossa ação, as pessoas ao nosso lado ficarão chocadas, de inicio… mas depois de algum tempo acabam se adaptando a nossa… “loucura”, digamos assim, e o mundo seguirá seu curso normalmente, sem se importar realmente com o que fazemos ou deixamos de fazer…

Se achamos que as pessoas não se importarão tanto assim com o que desejamos fazer, com certeza teremos duas atitudes distintas… ou começamos a agir cautelosamente, dando um passo por vez, até completarmos o ciclo desejado, ou vamos logo de cabeça, pois a vida é curta e não dá para protelar nossas ações, com o risco de partirmos sem termos tido tempo de realizar essa proeza, essa peripécia, esse sonho… e assim seguimos a vida. Vivendo um dia por vez. Tentando realizar um sonho a cada dia. Tentando ser nós mesmos e não a imagem que as pessoas a nossa volta fazem de nós. Porque, na maioria das vezes, abrimos mão de nosso verdadeiro “eu” para  correspondermos a imagem feita pelo grupo social ao qual estamos inseridos. E assim vamos vivendo. Até o dia em que abrimos os olhos e descobrimos que, não importa qual a atitude que tivemos em nossas vidas, o mundo continuou a girar como sempre fez…

Hoje é domingo! Vamos agradecer a Deus por ter-nos dado a oportunidade de viver mais um dia e aprender um pouco mais sobre a vida. E vamos orar a Ele, pedindo que nos dê discernimento para que consigamos encontrar o caminho da luz e da verdade. Que Ele nos conceda um dia simplesmente maravilhoso junto as pessoas que amamos. 

Que este seja o melhor domingo de todos os que já tivemos em nossas vidas. Que Deus abençoe a todos nós e nos permita estar aqui amanhã novamente. Beijos a todos…

Autora:

Tania Miranda

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio