20.1 C
São Paulo
domingo, 15 de setembro de 2024

Boas Ideias para Quartos Pequenos

Este espaço de descanso é um dos locais mais importantes da casa e, mesmo quando há uma limitação de tamanho, existem soluções para trazer comodidade e funcionalidade, mantendo um décor elegante e clean. Confira as recomendações do BMA Studio

Mais do que um sinônimo de desafio, os ambientes compactos podem ser vistos como oportunidades para abusar da criatividade e elaborar um espaço funcional e muito acolhedor. Essa é a perspectiva do arquiteto Bruno Moraes, à frente do BMA Studio, ao se debruçar sobre os seus projetos – muitos dos quais têm uma área limitada, especialmente na cidade de São Paulo. Tendo em vista seu extenso leque de possibilidades, o especialista compartilha ideias valiosas para garantir o bom aproveitamento dos quartos pequenos.

O planejamento, nesses casos, precisa ser completamente focado em uma estratégia que visa usufruir de cada centímetro. Isso é o que conta Bruno que, de primeira, já indica dois pontos importantíssimos nesse processo: uma iluminação tática e uma paleta de cores de tons claros. 

“O posicionamento e aproveitamento da luz, tanto a natural quanto a artificial, contribuem para a sensação de amplitude do espaço, assim como tonalidades suaves, que não pesam na ambientação”, desenvolve o arquiteto, lembrando de detalhes já implantados nos espaços assinados por ele.

Mas quais são algumas soluções práticas que, de fato, melhoram a vida dos moradores, proporcionando mais espaço para guardar objetos pessoais, sem causar estresse no dia a dia ou comprometer o décor? Vamos as excelentes ideias do escritório BMA Studio.

1. Armário Aéreo 
Um amplo e espaçoso guarda-roupa é aquele móvel dos sonhos, que acolhe não só as roupas, mas diversos outros itens que precisam de armazenamento, como malas de viagem, lençóis e cobertores, entre outros. Com isto em mente, o arquiteto aposta sempre nos móveis aéreos, que duplicam a área útil do quarto de casal usufruindo de uma parte da parede que, normalmente, seria ‘esquecida’.
Aqui, a parede foi completamente aproveitada, garantindo todo o conforto de um quarto bem distribuído, sem deixar o entorno da cama carregado | Projeto: BMA Studio | Foto: Luis Gomes
A marcenaria de cor clara, citada pelo profissional como um dos pontos essenciais a se atentar em um quarto menor, entra em jogo para garantir leveza. Combinação funcional, que uniu design inteligente e paleta suave para trazer praticidade à rotina.

Bônus: gavetas inferiores
Outro recurso bem-vindo está no desenho sob medida da marcenaria, possibilitando que a cama contenha gavetas em sua base, seguindo o mesmo estilo do móvel, que se destaca por um fluxo definido pelas linhas retas e atemporais.
Gavetas embutidas na cama são uma excelente saída para uma metragem reduzida e o melhor: não atrapalham nem um pouco o visual do cômodo | Projeto: BMA Studio | Foto: Luis Gomes
2. Portas bem pensadas
Outro ponto que, às vezes, passa despercebido na hora de conceber o layout de um quarto compacto são as portas. No dia a dia, pode ser bastante incômodo ter que lidar com a versão de abertura convencional, que ‘consome’ uma grande área quando está aberta. Foi por isso que, na hora de idealizar seus projetos, Bruno costuma optar por uma combinação imbatível, o uso de folhas de correr com espelho, que ainda resulta em amplitude.
Um projeto bem elaborado leva em consideração não só a beleza do espaço, mas, também, a sua funcionalidade no cotidiano dos moradores: deve sempre facilitar e nunca atrapalhar | Projeto: BMA Studio | Foto: Luis Gomes
3. Móvel acima da mesa de cabeceira
Nenhum espaço, seja na parede, no chão ou nos cantinhos, deve ser esquecido na hora de planejar um cômodo compacto. Aqui, a solução do móvel que acompanha a mesinha lateral fez todo o sentido | Projeto: BMA Studio | Foto: Luis Gomes
A praticidade ao lado da cama não precisa se limitar à mesinha de cabeceira. Pelo contrário: esta solução desenvolvida pelo BMA Studio mostra que é possível maximizar cada centímetro de um quatro. Neste apartamento, o armário colocado junto à parede foi perfeito para guardar as bolsas da moradora de forma organizada, sem arriscar algum dano ao material, pois elas ficam perfeitamente esticadas no cabide. O lado do marido também conta com o seu próprio móvel, que recebe os seus itens pessoais. Mais uma vez, a superfície espelhada da porta reflete a luz e melhora a noção de espaço.

Sobre BMA Studio
Criado há 14 anos, o escritório é comandado por Bruno Moraes, arquiteto formado pela Faculdade Belas Artes de São Paulo (FEBASP) e pós-graduado em Gerenciamento de Empreendimentos na Construção Civil pela FAU Mackenzie. Bruno já passou por grandes escritórios, como o do arquiteto Siegbert Zanettini. Seu escritório atua nas áreas de gerenciamento e execução de obras, concepção de projetos de casas, reforma de apartamentos, retrofits, espaços corporativos e áreas comuns de edifícios. Dispõe de equipe própria de obra treinada para gerir os trabalhos com processos inteligentes, com diferenciais como um aplicativo personalizado. Entre seus principais clientes estão: o Grupo Volkswagen, as multinacionais Arauco e Fabbri, os escritórios da Tecban (Banco 24h), as Sorveteiras Rochinha, um projeto de revitalização urbana no bairro do Bixiga. Além de obras diversas executadas em todas as regiões do Brasil e uma participação na Mostra Casa Saudável. A marca BMA Studio tem trabalhos e vídeos publicados em importantes veículos de arquitetura do Brasil. Bruno é colunista do Portal PiniWeb, foi apresentador do Decora Cast (Podcast de decoração do Viva Decora). E, desde 2019 participa do quadro de decoração do Programa da Eliana, no SBT. 

Autora:

Barbara Perez

1 COMENTÁRIO

  1. Há critérios a serem observados, quanto ao uso de espelhos. Tem-se a sensação de ampliação do espaço, sim, mas, também, aumenta a luz, e luz é calor, pode duplicar o que talvez não seja tao agradável ao olhar e ter o sono refletido não é indicado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio