20.8 C
São Paulo
sábado, 16 de novembro de 2024

Brasil-EIROS?

Brasil-EIROS ?

            Nessa Copa do Mundo no Catar, estamos todos nós brasilEIROS empolgadíssimos com nossa seleção canarinho. Agora podem se perguntar, e a mim também, por que grafei a terminação da palavra brasileiros com letras maiúsculas. Seria para chamar a atenção? Sim seria, melhor dizendo, é.

            Após a “descoberta” do Brasil, os portugueses vinham para explorar a terra nova. Como profissão, arte, ofício, ocupação, especialidade, destino. Por isso, brasileiro acompanha as demais palavras com a mesma terminação, que se relacionam com o ofício ou ocupação de explorar o Brasil. Então, a palavra “brasileiro” surgiu não como adjetivo pátrio, mas para designar quem extraía o pau-brasil e, por extensão, quem atuou na sua comercialização e tráfico – assim como seringueiro, baleeiro, negreiro e pimenteiro. brasil”. Por essa origem, diz-se que o gentílico brasileiro é uma “visível anomalia gramatical”.
O adjetivo tinha originariamente cunho pejorativo, porque esses profissionais tinham sido criminosos banidos de Portugal, de sorte que ninguém queria ser chamado de “brasileiro”. Todavia, à medida que o tráfico de pau-brasil diminuiu, o uso dessa palavra com esses sentidos – profissional e pejorativo – também desapareceu.

Mas, deixemos à parte as controvérsias filológicas da Língua portuguesa e continuemos na torcida todos nós brasilianos, brasileños & brasileiros também!

CELMA ALVES

@CELMA_AL.VES

Celma Alves
Celma Alveshttp://WWW.RECANTODDASLETRAS.COM.BR/AUTORES/CELMAA
Professora de Língua Portuguesa, Literatura e Redação. Corretora em duas renomadas bancas de vestibular.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

De onde vem a cedilha?   

O meu amigo Pintor

TodEs, bem-vindEs e outrEs mais…

“Vou ir”! E isso existe?

Patrocínio