17.2 C
São Paulo
quarta-feira, 13 de novembro de 2024

Google Ads para advogados: atraindo novas oportunidades!

Você já ouviu falar no Google Ads para advogados?

Após as mudanças no Código de Ética da OAB durante o ano de 2021, muitos profissionais do Direito buscam entender do que se trata e como aderir a essa estratégia que faz parte do marketing jurídico.

Não estamos falando de uma novidade do Google, pelo contrário.

Tendo sua primeira versão lançada em 2000, o Google AdWords (como era chamado até então), auxilia milhares de profissionais das mais diversas áreas a anunciarem seus produtos e serviços na internet.

Como essa ação não era permitida pela OAB em razão das exigências quanto à publicidade de serviços advocatícios, eram poucos os profissionais que se arriscavam no Google Ads.

Felizmente os tempos são outros e você, advogado, já pode usufruir da ferramenta para atrair novas oportunidades para o seu negócio.

Para te ajudar a entender mais sobre o que é o Google Ads para advogados, como obedecer aos critérios estabelecidos pela OAB e como otimizar uma estratégia de anúncios para sua advocacia, nós preparamos esse artigo.

Aproveite!

O que é o Google Ads?

Com certeza você já foi impactado com um anúncio de alguém que utiliza o Google Ads como estratégia de marketing digital.

Seja ao fazer uma pesquisa no Google, ao verificar a aba de promoção do seu Gmail ou até mesmo entre um vídeo e outro do Youtube, é possível encontrar anúncios do Google Ads em muitos lugares da internet.

A plataforma de anúncios faz parte de um aglomerado de produtos Google e lidera o mercado de mídia online em todo o mundo.

O próprio Google define a ferramenta como uma solução “que permite que as empresas escolham metas específicas para os anúncios, como gerar mais chamadas telefônicas ou visitas ao site. Com uma conta do Google Ads, os anunciantes podem personalizar os respectivos orçamentos e segmentação, e iniciar ou interromper a exibição de anúncios quando quiserem”.

Basicamente, funciona como um leilão: o anunciante insere os créditos na plataforma e cria anúncios com base em palavras-chave (termos pesquisados pelo usuário) que possam interessar o público que ele deseja atingir.

De acordo com os cliques que o anúncio recebe, o Google Ads vai descontando os créditos do anunciante.

Há uma variedade de segmentações que podem ser trabalhadas para que os anúncios só sejam vistos pela audiência mais qualificada, ou seja, aparecerem somente para quem tem maior probabilidade de visitar um site, preencher um formulário ou fazer uma ligação.

Veja como é feita a estruturação dos anúncios:

Campanhas > Grupos de anúncios > Anúncios

Estrutura das campanhas no Google Ads.

 Campanhas

As campanhas têm a finalidade de organizar as categorias de produtos ou serviços que serão oferecidos por meio dos anúncios.

Algumas definições podem ser escolhidas a nível de campanha, como o orçamento a ser gasto, segmentação por local (região onde os anúncios irão aparecer), idioma, data de veiculação do anúncio, entre outros.

Existem 5 tipos de campanhas no Google Ads: Rede de pesquisaRede de displayYouTube AdsGoogle Shopping e Discovery. No decorrer do conteúdo falaremos sobre quais são as mais indicadas para advogados.

É dentro da campanha que são criados os grupos de anúncios.

Grupo de anúncios

São nos grupos de anúncios que ficam os anúncios que possuem temas e segmentações semelhantes. Durante a criação do grupo, o anunciante insere todas as palavras-chave que pretende usar.

Assim, quando um usuário fizer a pesquisa que corresponde a uma palavra-chave de um determinado grupo, é acionada a exibição do anúncio.

Anúncios

Agora sim, finalmente chegamos ao anúncio, o único item da estruturação da campanha que é exibido ao público.

Cada anúncio é composto por: URL final, título, caminho e descrição.

  • URL final: página de destino onde o usuário vai ser direcionado após clicar no anúncio;
  • Caminho: link mais curto de até 15 caracteres que aparece abaixo do texto do título. O Google combina o endereço da URL final com o do caminho, para que o usuário possa ter uma ideia da página que está acessando.
  • Título: linha principal do anúncio de até 30 caracteres.
  • Descrição: exibida abaixo da URL final e pode ter até 90 caracteres.

Google Ads para advogados e o Código de Ética da OAB

Quando se fala em Google Ads para advogados, podem surgir dúvidas em relação às permissões do Código de Ética da OAB, responsável por normatizar o uso de publicidade em serviços jurídicos.

Anteriormente, as regras estavam dispostas no Provimento nº 94/2000, um documento que foi ficando ultrapassado ao longo dos anos. Em 2019, a OAB abriu uma consulta para saber o que os advogados e advogadas do Brasil pensavam sobre as regras da publicidade na advocacia.

Com base nestas respostas e também em análises do próprio Conselho, houve uma reforma das normas com o objetivo de regular temas atuais como Google Ads, impulsionamento de anúncios em redes sociais, entre outros.

Com a redação do novo Provimento nº 205/2021, admite-se “a utilização de anúncios, pagos ou não, nos meios de comunicação”, exceto em outdoors, panfletos e outros meios elencados no art. 40 do Código de Ética e Disciplina da OAB.

Este texto é de grande relevância, pois sana uma das maiores dúvidas que existiam na comunidade jurídica e de marketing: a possibilidade de impulsionar posts em redes sociais e usar o Google Ads.

Agora, fica claro que isso é permitido, desde que não se use “meios ou ferramentas que influam de forma fraudulenta no seu impulsionamento ou alcance”.

Qual é a utilidade do Google Ads para advogados?

Um dos objetivos do advogado que sabe o potencial que a internet pode trazer para o seu negócio, é estar presente na primeira página do Google como resultado de alguma pesquisa.

Um dos caminhos para isso é o SEO, um conjunto de estratégias que buscam melhorar o posicionamento orgânico de sites nas páginas do Google.

O outro caminho é o Google Ads, quando o advogado começa a atrair potenciais clientes através de anúncios que também aparecerão na primeira página do Google.

Seja para apresentar um conteúdo jurídico relevante, convidar para fazer uma ligação ou até mesmo solicitar dados de contato, o advogado deve fazer um planejamento.

Muitos profissionais acabam perdendo dinheiro no Google Ads por não estruturar um plano de ação. Criar campanhas e começar anúncios é apenas parte do processo.

Pesquisa de palavras-chave e público-alvo

Profissionais de marketing jurídico costumam classificar o Google Ads como uma solução bastante assertiva para alcançar o público que está na etapa de fundo do funil, ou seja, com mais probabilidade de adquirir um produto ou serviço.

Leia este artigo e fique por dentro do conceito do funil de vendas.

Por esse motivo, a etapa primordial que vai fazer toda diferença nos resultados dos seus anúncios, é a pesquisa de palavras-chave.

Ao pesquisar os termos que as pessoas buscam na internet e que podem se relacionar com o serviço que você oferece, será possível mostrar anúncios para quem está mais preparado para fechar um contrato advocatício.

Na própria plataforma do Google Ads há um planejador de palavras-chave, onde é possível fazer pesquisas e verificar a quantidade de buscas para cada termo.

Além disso, existem outras ferramentas que podem ajudar na pesquisa de palavras-chave, como SemrushUbersuggest e Google Trends.

Já quando falamos em público-alvo, estamos falando das características das pessoas que você deseja alcançar com os seus anúncios.

É importante entender dados como a localização e idade desse público, de maneira que a segmentação de suas campanhas fique cada vez mais personalizada.

Página de destino e experiência do usuário

No momento da criação do anúncio, é necessário indicar qual é a página de destino que será aberta no navegador após o clique do usuário.

Essa página precisa “conversar” com o que foi dito no anúncio, pois o usuário clicou em algo que despertou a sua atenção e sua expectativa não pode ser quebrada.

Por exemplo: um anúncio que diz: Advogado especialista em divórcio não pode ter uma página de destino com conteúdo sobre dúvidas trabalhistas.

Entende que você precisa acertar na comunicação da sua página? Além da expectativa que deve ser suprida, é importante pensar na experiência que o usuário vai ter na página.

Alguns pontos relevantes:

1- Sites que se adaptam a diferentes tamanhos de telas (hoje o maior acesso na internet é feito por celular);

2- Sites que carregam rápido e que não são pesados;

3- Sites que possuam informações claras sobre o que você deseja que o usuário faça na página. As pessoas tendem a ficar menos tempo em páginas confusas ou poluídas visualmente.

Tipos de campanhas mais indicadas para advogados

Rede de pesquisa

Formato mais conhecido e utilizado por advogados, são aqueles 3 ou 4 primeiros anúncios que aparecem na página do Google como resultados de pesquisa (podem aparecer ao final da página também).

São os links patrocinados que alcançam pessoas que estão buscando algum produto ou serviço ou querem tirar dúvidas sobre determinados temas.

Rede de display

Anúncios de rede de display são veiculados em outras plataformas do Google, como o Youtube ou Gmail e em sites parceiros.

Pode ser interessante para quem deseja anunciar em sites com segmentações específicas.

A rede de display costuma ser bastante útil para advogados que buscam trabalhar o seu reconhecimento de marca, através de banners e elementos interativos.

Anúncios do Youtube

Anúncios em vídeo podem gerar bastante engajamento e já são utilizados por muitos advogados e escritórios de advocacia no país.

O profissional pode criar vídeos para esclarecer dúvidas jurídicas, comentar notícias e assim vai gerando valor e confiança no espectador que está sendo impactado com aquele conteúdo.

Dica: durante a criação do material, busque prender a atenção do usuário nos primeiros segundos do vídeo, por meio de chamadas e copys que vão fazer com que ele continue vendo o conteúdo até o final.

Descoberta

Campanha multicanal e de alcance amplo, a Discovery entrega anúncios em diferentes locais: no Google Notícias de quem acessa pelo celular, Gmail e Youtube.

Os advogados que utilizam anúncios mais criativos podem se engajar melhor nesse tipo de campanha e contar com recursos avançados da plataforma, que busca entregar o anúncio para a pessoa certa.

Vantagens do Google Ads para advogados

O advogado que utiliza o Google Ads costuma ter um retorno muito rápido de oportunidades, diferentemente do SEO que gera resultados a longo prazo.

Além do mais, as campanhas começam a ser veiculadas em poucas horas após a ativação, alcançando o público em um curto período de tempo.

Um ponto que já falamos e que pode ser um diferencial para quem utiliza o Google Ads, são as segmentações que permitem que os anúncios atinjam clientes específicos, de acordo com o seu planejamento.

E por último, mas não menos importante, temos a análise de resultados. A plataforma do Google Ads possui diversos tipos de relatórios e um dashboard com visão geral de todas as informações relevantes para o seu negócio, como o custo por clique de anúncios, valores investidos, público-alvo e etc.

Sou advogado e quero anunciar no Google Ads. O que preciso fazer?

Inicialmente, a nossa primeira dica para você que deseja começar a anunciar no Google, é criar um planejamento estratégico para desenvolver cada uma das seguintes etapas:

1- Quem é o público para o qual você deseja anunciar;

2- Quais são as palavras-chave que você deseja utilizar (cruze sua área de atuação com o que as pessoas têm buscado);

3- Quais serão as páginas de destino para os seus anúncios (já possui um site, blog ou landing page?);

4- Se pensa em trabalhar com anúncios de vídeo, estruture um canal no Youtube e a produção desse tipo de conteúdo;

5- Defina como será o processo de atendimento para contatar os potenciais clientes que virão dos anúncios.

Parece ser muita coisa né? E realmente é mesmo! Como já dissemos, anunciar é uma parte do processo.

Agora, quando partimos para a criação, acompanhamento e otimização das campanhas no Google Ads, estamos falando de um serviço recorrente e que precisa de atenção.

Por esse motivo, o mais indicado é contar com algum gestor de mídia ou agência que ofereça essa prestação de serviço.

Busque profissionais especializados em marketing jurídico e que saibam as particularidades de anunciar serviços advocatícios no Google Ads, assim você conta com o auxílio de alguém que pode te ajudar a evoluir na sua estratégia.

Gostou do conteúdo? Então continue acompanhando nosso blog, frequentemente postamos artigos relacionados à marketing jurídico, carreira e inovação.

Clique aqui e conheça nossos planos de assinatura

Maxjus
Maxjushttps://maxjus.com.br/
Em algum momento você vai precisar de apoio jurídico. Essa procura pode ser mais simples com a MaxJus, que relaciona clientes e advogados de um jeito diferente. Somos ponte para o cidadão que vai contratar um serviço de qualidade sem sair do conforto de seu lar e para o advogado(a) que pretende alcançar clientes de maneira prática e eficiente! Mais que uma plataforma de assinatura, prezamos por um espaço de conteúdo com informações relevantes do meio jurídico, digital e empreendedor. Nós acreditamos em um mundo conectado!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio