- Para realizar este estudo, foram analisados mais de 4.200 locais de interesse em toda a Europa, e posteriormente selecionadas as atrações mais populares.
- A Fontana de Trevi (Roma), o Coliseu (Roma) e a Torre Eiffel (Paris) lideram a classificação.
Milão, 30 de março de 2023. A Europa possui uma ampla e variada oferta cultural, natural e de lazer, com inúmeras atrações turísticas para todos os gostos. Com tantas atrações arquitetônicas, ruínas antigas e museus renomados, não é de se admirar que muitos países europeus estejam entre os mais turísticos do mundo.
Mas quais são as atrações mais populares da Europa? A Musement realizou um estudo para responder esta pergunta. A plataforma de reserva de atividades de lazer e cultura analisou mais de 4.200 locais de interesse em toda a Europa e, posteriormente, compilou um ranking com as 50 atrações mais populares do continente com base no número de avaliações recebidas no Google.

(Informações adicionais sobre as 50 atrações mais populares da Europa: https://blog.musement.com/pt/as-50-atracoes-mais-populares-da-europa/ )
«Top 10»
Fonte de Trevi, Roma (Itália), 345.237 avaliações. Com mais de 345.000 avaliações, a Fonte de Trevi lidera o ranking da Musement. Considerada uma das mais ambiciosas construções barrocas da Itália e a principal fonte de Roma, a Fonte de Trevi foi encomendada pelo Papa Clemente XII ao arquiteto Nicolau Salvi. As obras foram iniciadas em 1735 e a ideia inicial era a de decorar a praça e prover a cidade com uma grande quantia de água, nunca se imaginava que a fonte se tornaria o fenômeno que é hoje. Localizada no encontro de três ruas, aqui acaba o percurso das águas do aqueduto Acqua Vergine, um dos mais antigos da cidade. A expressividade das esculturas presentes na fonte é fascinante. Milhares de pessoas visitam o local todos os anos e jogam uma moedinha sobre o ombro esquerdo fazendo um pedido.

Coliseu, Roma (Itália), 330.361 avaliações. O segundo lugar no ranking também é de uma atração italiana. Construído pelo Imperador Flávio Vespasiano entre os anos 72 e 80 d.C., este é um dos maiores exemplos da arquitetura romana. Durante o Império Romano, o Coliseu era utilizado para o entretenimento da população. Com capacidade para até 50 mil pessoas, por aqui aconteciam espetáculos, lutas de gladiadores, caças a animais e peças de teatro. Certas competições chegavam a durar 100 dias. Este fantástico monumento sobreviveu séculos de história e continua surpreendendo todos os visitantes.

Torre Eiffel, Paris (França), 328.972 avalições. A Torre Eiffel foi criada como atração central da Feira Mundial de 1889, com a ideia de ser demolida logo após o evento. Felizmente isto nunca aconteceu e a torre se tornou um dos monumentos mais importantes de Paris, recebendo quase 7 milhões de visitantes por ano. Projetada pelo engenheiro francês Gustave Eiffel, a construção da torre durou dois anos, ela possuí 330 metros de altura e é dividida em três níveis. Até 1930 a Torre Eiffel era considerada a estrutura mais alta do mundo, quando foi inaugurada os visitantes deviam subir pelos 1700 degraus até a parte mais alta da torre. A boa notícia é que atualmente a Torre possuí elevador.

Museu do Louvre, Paris (França), 266.240 avaliações. O edifício do Louvre foi construído inicialmente como uma fortaleza e reconstruído no século XVI para ser o palácio real. Apenas em 1793 o local foi inaugurado como Museu de arte com um pouco mais de 500 obras. Atualmente com uma área de mais de 70.000 metros quadrados o museu exibe uma coleção de 35 mil obras de arte. Considerado um verdadeiro patrimônio mundial, o acervo do museu possuí obras de diversas partes do mundo, por aqui é possível encontrar Antiguidades Romanas, gregas, Artes Islâmicas, Antiguidades Egípcias e muito mais.

Disneyland® Paris, (França), 259.696 avaliações. Localizada a apenas 32 km de Paris, este complexo mundialmente famoso possui dois parques: Disneyland® Park e Walt Disney Studios®. Com mais de 50 atrações e uma grande variedade de restaurantes e acomodações, não é de se surpreender que tenha se tornado uma das atrações mais populares da Europa. Além de descobrir o Universo MARVEL e o fascinante mundo da Disney e da Pixar, de agora até 30 de setembro os visitantes podem desfrutar de espetáculos e apresentações espetaculares para a “Grande Final” da comemoração dos 30 anos do parque. Os destaques incluem o Disney Dreams®!, o aclamado show noturno com fogos de artifício e efeitos especiais projetados no Castelo da Bela Adormecida.

Sagrada Família, Barcelona (Espanha), 200.309 avaliações. A obra inacabada de Antonio Gaudí, cuja construção começou há mais de 140 anos, é um dos emblemas de Barcelona. O magnífico jogo de cores e luzes nos vitrais, a impressionante “floresta” de colunas no interior e as fantásticas vistas de Barcelona das torres são apenas alguns dos seus diversos encantos. Além disso, a basílica e outras 6 obras do famoso arquiteto foram declaradas Patrimônio da Humanidade pela Unesco.

Arco do Triunfo, Paris (França), 197.610 avaliações. Com 50 metros de altura e 45 metros de largura, o impressionante Arco do Triunfo, construído por ordem de Napoleão Bonaparte após a vitória de Austerlitz, é um dos monumentos mais visitados da capital francesa. A seus pés está o Túmulo do Soldado Desconhecido da Primeira Guerra Mundial, cuja chama é acesa todos os dias às 18h30. Por outro lado, do terraço superior é possível desfrutar de vistas excepcionais dos Campos Elíseos e da cidade de Paris.

Panteão, Roma (Itália), 190.835 comentários. Visitado por milhões de pessoas todos os anos, o Panteão de Agripa é um dos monumentos romanos mais bem preservados. A construção da estrutura original remonta ao tempo do imperador Augusto, embora entre os anos 118 e 125 d.C., o imperador Adriano tenha ordenhado a sua reconstrução, alterando completamente o desenho inicial. Mais tarde, no século VII, tornou-se uma basílica cristã, razão pela qual sobreviveu quase intacta até hoje. Atualmente, um dos aspectos de seu desenho harmonioso que mais chama a atenção é a enorme cúpula de concreto, cujo óculo de quase 9 metros de diâmetro permanece sempre aberto.
Parque do Retiro, Madrid (Espanha), 164.086 avaliações. Com 125 hectares, o Retiro é um dos pulmões verdes da capital espanhola, e um dos locais mais visitados da cidade. Além disso, desde 2021 foi reconhecido, juntamente com o Passeio do Prado, como Paisagem Cultural do Patrimônio Mundial da UNESCO. O parque abriga jardins espetaculares, como o Parterre francês e o Rosaleda; e esculturas e obras de interesse arquitetônico, como o monumento de Alfonso XII, a estátua do Anjo Caído e a Fonte de Galápagos. Mas, se há um lugar que atrai todos os olhares, esse é o Palácio de Cristal, uma das salas de exposição do Museu Rainha Sofia.
Parque Güell, Barcelona (Espanha), 162.845 avaliações. Com mais de 162.000 avaliações recebidas no Google, o Parque Güell fecha o “top 10” da Musement. Hoje, é um dos lugares mais visitados de Barcelona, e motivos não faltam. O fascínio de Antoni Gaudí pelas formas orgânicas pode ser visto em todos os cantos do parque, onde elementos arquitetônicos se misturam perfeitamente com a natureza, criando espaços emblemáticos como a Escadaria do Dragão e a sala Hipóstila. Além disso, desde a Praça da Natureza, onde está localizado o famoso banco ondulado coberto de mosaicos coloridos, você pode desfrutar das belas vistas da cidade.
«Os top 50»


A classificação da Musement destaca a enorme e variada oferta cultural, natural e de lazer disponível na Europa, uma vez que em todo o continente existem inúmeras opções para todos os gostos. Desde divertidos parques temáticos, como o Energylandia, o Efteling, o Gardaland e o Portaventura Park; até museus de renome, como os Museus do Vaticano, o Museu Britânico e o Museu do Prado.
Castelos e palácios geralmente encabeçam a lista dos lugares mais visitados em seus respectivos locais, por isso não é de surpreender que o Palácio de Buckingham, o Castelo de Praga, o Castelo Wawel, o Palácio de Versalhes e o Palácio de Schönbrunn estejam presente no ranking.
Para conhecer um pouco melhor as antigas civilizações europeias, basta conferir os locais históricos impressionantes e as ruínas antigas que aparecem na classificação. A Arena de Verona, a Acrópole de Atenas e o Aqueduto de Segóvia são um bom ponto de partida.
Entre as atrações mais procuradas, vale destacar a Basílica de São Pedro, mas este não é o único templo religioso no “top 50”. O Duomo de Milão, o Santuário de Fátima e a Catedral de Santo Estêvão também atraem milhões de visitantes.
Na classificação da Musement também não faltam pontes emblemáticas como a Ponte Rialto, a Ponte Carlos e a Tower Bridge; joias arquitetônicas como a Torre de Pisa ou a Casa Batlló; ou maravilhas naturais, como o Parque Nacional dos Lagos de Plitvice e o Hyde Park.
Confira a lista completa e informações adicionais sobre as 50 atrações turísticas mais populares da Europa: https://blog.musement.com/pt/as-50-atracoes-mais-populares-da-europa/
*Metodologia: Para realizar o estudo, foram considerados mais de 4.200 locais de interesse em todos os países europeus. Posteriormente, foi analisado o número de avaliações recebidas no Google para cada um deles. As atrações com maior número de avaliações foram consideradas as mais procuradas. (Observação: para evitar repetições, as praças foram excluídas da análise e os pontos de referência presentes nelas foram incluídos. Por exemplo, a Praça do Duomo em Milão foi excluída e o Duomo foi incluído). Dados coletados em fevereiro de 2023.
Autora:
Cristina Bragana