19.8 C
São Paulo
quinta-feira, 21 de novembro de 2024

ESG vive a expectativa de uma nova era no Brasil e de avanços nos próximos quatro anos com o novo governo  

O ESG Forum 2023 reúne especialistas e lideranças empresariais para debater os desafios do setor, bem como a tecnologia pode viabilizar a adesão das organizações aos objetivos de ODS da ONU.

 Com a chegada de um novo governo prometendo mais atenção às questões sociais e climáticas, o Brasil vive a expectativa de avanços nas áreas de Meio Ambiente, diversidade, equidade, inclusão e governança, tanto nas áreas públicas como nas empresas, como reflexo do que poderá ser feito nos próximos quatro anos.

O Brasil encerrou 2022 sob o impacto da participação de Luiz Inácio Lula da Silva (e comitiva) na 27ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP27), em Sharm El-Sheikh, no Egito, com recorde de participação de líderes mundiais de todos os países que ratificaram a Conferência, que somam hoje 198 países e territórios. A imprensa mundial tratou a participação de Lula como uma mudança nos rumos do País nas questões do Meio Ambiente, e – do lado das organizações, esta mudança deverá impactar positivamente nos avanços do ESG no Brasil.

O primeiro evento de 2023 para abordar estas questões no Brasil é o ESG Forum, organizado por TI Inside, e que será realizado online em três manhãs (30 e 31 de janeiro e 1 de fevereiro), cada uma dedicada a um tema do ESG: ambiente, social e governança corporativa. 

O ESG Forum 2023 acontece também sob o impacto nos últimos dois anos, sob a pandemia, em um período em que a conceito de Sustentabilidade crescendo 292%, tornando-se uma prioridade para CEOs globais e brasileiros, principalmente quando o ESG é utilizado como parâmetro para avaliação e fortalecimento das relações de negócios. E isso não é pouco: uma projeção do Fórum Econômico Mundial, estima-se que até 2050, as alterações climáticas devem reduzir o PIB mundial em até 18%, um alerta para as empresas repensarem suas estratégias, pois se antes desenvolver ações sustentáveis era considerado algo opcional, atualmente, é essencial para a sobrevivência. 

Para edição deste ano, o ESG Forum convidou vários especialistas e líderes empresariais para abordar os seguintes temas sensíveis ao setor:  

Environmental Day –  30 de janeiro de 2023

9h10 – 10h00 | Painel 1: Alterações Climáticas – Descarbonização e sustentabilidade
Convidados: Estevão Braga, Diretor de Sustentabilidade da Ball América do Sul; e Luiza Junqueira, sócia-fundadora da Straub Junqueira.

10h05 – 11h30 | Painel 2: Mudança da matriz energética
Convidados: Nelcina Tropardi, diretora de Jurídico, ESG, Relações Governamentais e Auditoria Interna na Dasa; Alexandre Rodrigues Tavares, diretor de Gás, Energia e Novos Negócios B2B na Vibra.

11h35 – 12h00 | Painel 3: Resíduos sólidos
Convidados: Ana Clara C Rossetto, Gerente de Sustentabilidade na RD – RaiaDrogasil; Rodrigo Herzog, superintende executivo de sinistros da Bradesco Seguros; e Sérgio de Carvalho Maurício, presidente da ABREE – Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos.

Social Day –  31 de janeiro de 2023 

9h00 – 10h00 | Painel 4: Acesso ao mercado de trabalho
Convidados: Andreza Machado, Gerente de Impacto Social na Ambev; e Izabel Branco, vice-presidente de Relações Humanas da TOTVS.

10h05 – 11h00 | Painel 5: Qualificação e apagão de mão de obra em tecnologia
Convidados: Lucia Rodrigues, líder de Filantropia para a Microsoft Brasil; Laíza Iasbech, gerente de estratégia da Global Authority Unit na VTEX; e Nadja Brandão, diretora Executiva da {reprograma}. 

11h05 – 12h00 | Painel 6 – Diversidade e equidade no mercado de trabalho
Convidados: Fernanda Debortole, gerente de Desenvolvimento Organizacional da NEO; Danni Mnitentag, vice-presidente de Parceiros e Canais e Líder de Diversidade & Inclusão da Microsoft Brasil; e Luiza Dos Santos Rubio, Head de Pessoas na Nomad. 

Governance Day – 01 de fevereiro de 2023 

9h00- 10h00 | Painel 7: Governança ESG
Convidados: Anatricia Borges, Diretora da área de Stakeholders Management da LLYC Brasil; Carolina Maestri, diretora de ESG e EHS da Odata; e Fernanda Braz, vice-presidente de Estratégia, Analytics e Operações da Mastercard Brasil. 

10h05 – 11h00 | Painel 8: Gestão de riscos
Convidado: Letícia Málaga, Sócia e Diretora Executiva do Peck Advogados.

11h05 -12h00 | Painel 9 – Boas práticas e inovação em tecnologia
Convidados: Marcelo Oliveira, diretor de tecnologia do Agibank; e Javier do Porto, gerente do Centro de Desenvolvimento de Talentos da Globant Brasil.

A programação completa do EGS Forum 2023 pode ser vista na página do evento AQUI. As inscrições são gratuitas.

Autor:

Wilians Geminiano

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio