17.3 C
São Paulo
segunda-feira, 29 de julho de 2024

Por que é tão difícil poupar $$$ ?

Por que é tão difícil poupar dinheiro, criar uma reserva de emergência e investir? Tenho certeza que se você não respondeu em voz alta, pensou na seguinte reposta: “porque eu e a maioria das pessoas não ganhamos o suficiente para os gastos essenciais   e   poupar”    –    mas    será    que    esta    é    a    grande    verdade? Não, esta não é a grande verdade. Esta é a realidade de grande parte da população brasileira em estágio de pobreza; no entanto, há uma outra parcela que poderia e pode poupar mais dinheiro ao longo de sua jornada financeira.

Eu, Giselle Fabbro, Consultora Financeira da GFR Consulting, através da experiência e estudo sobre o tema “Economia & Comportamento”; destaco 3 pontos importantes da relação entre as pessoas e o dinheiro:

  1. CONCEITO SOBRE SER RICO

Conforme escreveu o investir Bill Mann: “não há forma mais rápida de se sentir rico do que gastar muito dinheiro em coisas boas”*, ou seja, ainda possuímos a idéia de que ter dinheiro é gastar dinheiro … e postar, certo?!

  • A DIFÍCIL ARTE DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA

É difícil ensinar e se fazer compreendido sobre a prudência necessária de guardar ou investir $$$ frente ao bombardeio de ofertas, atrativos e experiências para gastar. A arte de poupar e investir é invisível aos olhos “dos outros”, não é palpável para quem investe e possui concorrência com bens materiais tangíveis e que oferecem sensações imediatistas. Sendo assim, é complicado apreender com o que não se pode ver. Isso ajuda a explicar porque muita gente tem dificuldade em poupar e investir.

  • PRECISA GANHAR MAIS PARA POUPAR E INVESTIR

Lembre-se uma das formas mais eficazes de ganhar dinheiro é gastar menos, ou seja, muitas pessoas com sucesso em finanças pessoais não necessariamente são as que ganham mais; mas as que gastam menos, desejam menos e se importam menos com o que os outros pensam.

Desta forma, é importante perceber que no mundo de hoje, o dinheiro tem mais a ver com o seu comportamento do que objetivamente com finanças.

Segundo o escritor Morgal Housel em seu livro, o best-seller internacional, “A Psicologia Financeira”, a economia é guiada pelo comportamento das pessoas; desta forma, englobamos bons e maus comportamentos em relação ao dinheiro.

Faz sentido para você?! Reflita sobre o tema. Até a próxima …

Autora:

Giselle Fabbro, Consultora Financeira Empresarial e Pessoal/Investimentos GFR Consulting
CRA 068064

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio