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terça-feira, 19 de novembro de 2024

A Influência da Mídia Eletrônica Sobre o Jornalismo Online

Por Que o Texto de Rádio é o Que Mais se Adapta ao Jornalismo Online? Quais as Vantagens das Estações de Rádio Via Internet? Qual a Influência do Jornalismo Eletrônico Sobre a Mídia Tradicional? Como Deve Ser o Estilo de Texto Para a Internet? 

As mídias eletrônicas são compostas pelo rádio e pela televisão. Os computadores não estão incluídos nessa categoria porque vão além do eletrônico; eles usam a lógica binária para formatação de informações e, por isso mesmo, pode-se dizer que o computador é uma mídia binária.

O texto de rádio é o que mais se adapta para o jornalismo em rede, pela sua concisão, pelo estilo direto e informalidade. No entanto, o som pela internet ainda é de baixa qualidade e com constantes lapsos, embora ainda seja a maneira pela qual estações de rádio tradicionais alcancem audiência mundial.

Este panorama começa a se modificar com a popularização do acesso de banda larga à internet. As “estações de rádio internet” (sites que armazenam som binarizado) permitem que você crie programação e deixe gravações disponíveis para quem quiser ouvir.

A desvantagem é que somente um número limitado de pessoas pode acessar ao mesmo tempo uma estação de rádio internet, ao contrário do rádio broadcast. Recentemente, se difundiu o termo podcast para gravações de áudio difundidas por meio do protocolo RSS.

Estes “programas” de áudio podem ser descarregados diretamente para os tocadores de mídias, em geral no formato MP3. Como são experimentais e feitos por amadores, os podcasts em geral têm baixa qualidade de áudio, de edição e de estrutura.

Os maiores sites jornalísticos já publicam pequenas matérias em vídeo, existindo programas, como o Real Vídeo, os quais têm “canais” de vídeo [streaming]. Como no caso do áudio, os clips de vídeo são de baixa qualidade e podem ter o movimento ou o áudio interrompidos por alguns instantes, conforme o congestionamento da rede.

No Brasil, o portal de notícias G1 (Rede Globo) dedica uma seção inteira aos vídeos exibidos nos telejornais da emissora, além de apresentar alguns vídeos de arquivo de décadas passadas e transmitir, ao vivo, a programação da Globo News.

A Band News também consegue transmissões com razoável qualidade, em internet banda larga. Visualmente, animações em formato Flash, cada vez mais usadas em sites multimídia, são inspiradas em vinhetas de TV. A partir de 2005, sites que abrigam vídeos enviados por colaboradores se tornaram uma febre, como o Youtube e Google Vídeo.

A Influência do Jornalismo Eletrônico Sobre a Mídia Tradicional

O estilo de texto para a internet deve ser curto, na ordem direta, com palavras-chave destacadas, em blocos de cerca de cem palavras, no máximo. O estilo deve ser informal, porque internet é um meio de comunicação individual e pessoal.

Esta economia de palavras (que as valoriza, pois as torna raras) encontra eco, em 2000, em dois dos jornais de maior tiragem do Rio Grande do Sul, Correio do Povo e Diário Gaúcho. O apelo visual nos websites também tem influenciado a mídia impressa, que usa mais cor, produz mais infográficos e aumenta a hierarquia de estilos de texto nos veículos, como a revista Época e o Diário Gaúcho.

As rádios e os pequenos jornais regionais estão coletando muita informação na internet graças ao acesso a centenas de fontes que auxiliam a pesquisa noticiosa:

  • Sites de busca.
  • Programas de meta-busca, que pesquisam em diversos engenhos de busca ao mesmo tempo e filtram os resultados.
  • Listas de discussão e fóruns.
  • FAQs, listas de perguntas frequentemente feitas sobre um assunto, e que, em geral, tem bastante credibilidade porque são construídas coletivamente.
  • Sites pessoais, de empresas, de entidades e de órgãos de governos. É importante que qualquer empresa ou pessoa tenha, em seu site, o press kit, um conjunto de press releases e fotos em alta resolução para que sejam usados pelas publicações de papel.

O TEXTO PARA WEB

Muitos autores se entusiasmam com características como multimediação e interatividade, e consideram que o conteúdo online deve ser repleto de movimentos, hiperlinques e outros truques.

No entanto, produção digital custa caro, em termos de recursos humanos. E o conteúdo publicado em redes não precisa conter obrigatoriamente todos os recursos tecnológicos disponíveis, só porque eles existem. Considera-se, então, que não há um “formato para a internet” ou “formato para a Web”.

Existem diversas maneiras de se usar textos e outros conteúdos na mídia em rede. Cada uma tem uma aplicação determinada, com vantagens e desvantagens.

  • Transposição Pura: O texto da mídia papel (tipo livro ou artigo) é transposto sem modificação para a rede.
  • Vantagem: maior disponibilidade do que impresso, distribuição instantânea, onipresença, rapidez e baixo custo de publicação, facilidade de visualização, facilidade de impressão.
  • Desvantagens: não aproveita bem os recursos da mídia. Além disso, muita gente considera desconfortável a leitura de textos extensos na tela. Exemplo: Projeto Gutenberg, que publica livros clássicos em formato de “texto plano”.
  • Transposição Com Uso de Hyperlinks: Texto tradicional para papel, mas vertido para o formato hipertexto, com links para notas de rodapé e para outros textos.

– Vantagens: links tornam a leitura mais rápida pela facilidade de consulta a outras fontes e a notas. Também é fácil de imprimir.

– Desvantagens: as mesmas da transposição pura. Exemplos: documentos acadêmicos do MS Word ou Open Office gravados em formato HTML.

  • Adaptação ao Hipertexto: Texto reescrito ou produzido especialmente para ser lido em tela de computador. Informação em “cachos” (blocos de 100 palavras ou menos), uso extensivo de hyperlinks, listas com bolinhas, entretítulos.

– Vantagens: aproveita melhor a mídia mas torna mais difícil a impressão.

Desvantagens: tem produção mais cara, é mais demorado reeditar o material textual. Exemplo: matéria de Carole Rich sobre o estilo Web traduzida aqui.

  • Desenvolvimento de Narrativa em Hipermídia: Texto e imagens de áudio e vídeo pensados e editados para serem distribuídos em hipermídia.

– Vantagens: aproveitamento máximo de recursos permitidos pela tecnologia.

– Desvantagens: custo muito alto, pouco suporte para uso em mídia papel.

Julio Cesar S Santos
Professor JULIOhttps://profigestaoblog.wordpress.com/
Professor, Jornalista e Palestrante. Articulista de importantes Jornais no RJ, autor de vários livros sobre Estratégias de Marketing, Promoção, Merchandising, Recursos Humanos, Qualidade no Atendimento ao Cliente e Liderança. Por mais de 30 anos treinou equipes de Atendentes, Supervisores e Gerentes de Vendas, Marketing e Administração em empresas multinacionais de bens de consumo e de serviços. Elaborou o curso de Pós-Graduação em “Gestão Empresarial” e atualmente é Diretor Acadêmico do Polo Educacional do Méier e da Associação Brasileira de Jornalismo e Comunicação (ABRICOM). Mestre em Gestão Empresarial, especialista em Marketing Estratégico

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