18.6 C
São Paulo
sábado, 15 de novembro de 2025

Yás lança “Bússola”, canção que celebra despertar, escuta sensível e raízes

Cantora amazônica inaugura nova fase artística em que atmosfera ensolarada ajuda a explorar vínculos entre corpo e identidade

A cantora e compositora Yás apresenta seu novo single e clipe, “Bússola“. A canção, que mescla lirismo, sutileza e pulsação orgânica, fala sobre um momento de retomada — uma virada de chave que passa pelo reconhecimento de raízes, o fortalecimento do próprio centro gravitacional e o movimento de aprender a ouvir os próprios instintos. A novidade chega às plataformas de streaming e já vem acompanhada por clipe, que dá amplitude ao lançamento uma vez que projeta sua leitura poética desse olhar para a vida.

Assista ao clipe “Bússula”: https://youtu.be/vfTBnW_brMM 

Ouça “Bússula”: https://tratore.ffm.to/yasbussola 

Com produção de João Belfort e arranjos que evocam a sensação de testemunhar um pôr-do-sol em horizonte aberto, cada reprodução tende a criar um clima de calma ativa, onde corpo e voz se alinham como guias intrínsecos. Musicalmente, a faixa trabalha com a dualidade de instrumentos que ora evocam nossas raízes sentimentais, ora flertam com uma sonoridade mais moderna. Em curva ascendente, Yás passeia pela MPB, conversa com o indie e desliza em direção ao pop, sempre em tom meditativo. 

Entre a palavra que se escreve no mundo e a que nasce do corpo, a artista vem construindo uma obra marcada por delicadeza e presença, onde sua música se propõe ser um espaço de respiração e de cura. Em “Bússola“, essa busca se torna imagem e movimento, criando pontes entre paisagens internas e externas. Sua trajetória reúne música, performance e sensibilidade em um diálogo que se firma com aqueles que reconhecem, em sua escuta, a própria travessia. 

O videoclipe gravado para a faixa expande esse gesto de retorno a si já proposto por si só na canção. Em cada cena, a artista explora os contrastes entre controle e entrega, simbolizados pela presença de uma mesa de escritório no meio de um campo aberto. É uma metáfora direta para as duas vidas habitadas por Yás: além de artista, ela também exerce a função de advogada — ambos ofícios que a levam estar entre a razão e a sensibilidade. 

Embalado pela dança e pelo ritmo da respiração, o clipe convida o espectador a se atentar aos detalhes, reconhecendo o próprio norte numa articulação que é íntima, silenciosa e profundamente transformadora. Assim é que o registro adiciona mais uma camada ao trabalho da cantora, que nesta nova fase pretende se abrir mais e mais com a finalidade de mostrar as minúcias de uma vida devocionada à arte. 

Nome emergente da cena independente da Região Norte, Yás cresceu rodeada pela Amazônia, ainda que tenha tido a experiência da metrópole como qualquer outra cidadã de uma grande capital brasileira. Nascida em Rio Branco e destaque da música de Porto Velho, a cantora  procura encontrar por meio de trabalhos como “Bússola” um meio termo entre as culturas que a influenciam e o que se conveio chamar “nova MPB”, rótulo do qual pretende se esquivar. A ordem agora é seguir a própria direção, traçando caminhos que permitam à sua música ser livre.

Projeto contemplado Pelo Edital 01/Sejucel/Siec Lpg – Audiovisual – Bolsas para Artes em Vídeo, “Bússula” está disponível em todas as plataformas de música digital e no canal de YouTube da artista.

Letra:

Eu conversei 

Com o meu eu 

Em tantas línguas eu falei

As tantas coisas que me afligem

Só eu sei

Eu não me atrevo a tentar te explicar

Deixo que a minha alma 

Encontre o meu som

E as palavras que caminham no meu corpo

Entrelacem 

Enamorem

E se libertem de mim

E se libertem de mim

E eu me liberte assim

Deixo que a minha alma

Encontre o meu som

E as palavras que caminham 

No meu corpo

Entrelacem e

Enamorem e…

E se libertem de mim

E se libertem de mim

E se libertem de mim

E eu me liberte assim

(o amor a me guiar… 2x) 

Que a minha voz

Seja a minha paz

A minha guerra

A minha redenção

A minha Bússola

Meu Norte

Minha Estrela guia

A minha Sorte

E o meu ponto de calmaria…

Deixa ser…

Deixa… 

(o amor a me guiar…)

Ficha Técnica single:

Composição: Yasmin Tielen (Yás)

Produção musical: João Belfort

Violão e Guitarra: Thiago Escobar

Violão: Felipe Macedo

Baixo: Miqueias Belfort

Percussão: João Belfort

Mixagem e Master: João Belfort

Capa: Yás

Ficha Técnica clipe:

Direção artística: Gessica Castro

Direção de fotografia: Jordan Cruz

Assistente de câmera: Kelvily Nascimento

Produção: Talita Gusmão

Assistente de produção: Pedro Felipe

Fotografia: Iury Melo

Fotografia still: Giz

Gestão de projeto audiovisual: Ana Duzanowski

Montagem: Rafael Carmo

Finalização e color: Gualter Tabosa

Siga Yás:

https://www.instagram.com/a.yasmusic

https://youtube.com/@a.yasmusic

Autor:

Daniel Pandeló Corrêa

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio