Com muito humor, crítica e palhaçaria, o grupo realiza duas apresentações gratuitas do espetáculo “A Luta”, oferece uma oficina de teatro para jovens e adultos e convida o público para uma roda de conversa.
Cia. Madeirite Rosa comemora 10 anos de “A Luta” e temporada especial passa por Presidente Prudente
Em agosto de 2025, a Cia. Madeirite Rosa (@madeiriterosa) chega a Presidente Prudente com uma programação especial que integra a celebração de dez anos de seu primeiro espetáculo, “A Luta”. Com uma linguagem própria que mistura comicidade e crítica social, o grupo realiza duas apresentações do espetáculo, uma oficina de teatro para jovens e adultos e conduz uma roda de conversa com o público.
A programação em Presidente Prudente começa com a oficina “Teatro, Riso e Luta”, nos dias 20, 21, 22 e 24 de agosto no Galpão da Lua. Voltada a pessoas com 16 anos ou mais, a oficina é gratuita e compartilha com os participantes a metodologia desenvolvida pela companhia, aliando corpo, jogo, música e crítica social em um processo colaborativo de criação. Ao final da vivência, os participantes apresentarão uma intervenção cênica dentro da programação oficial da temporada.
As apresentações do espetáculo “A Luta” ocorrem nos dias 23 e 24 de agosto, com entrada gratuita. No sábado (23), a programação é no Espaço Cultural Galpão da Lua, com a apresentação do experimento cênico criado pelos participantes da oficina, seguida de uma roda de conversa aberta ao público, propondo um espaço de escuta, troca e reflexão sobre arte, trabalho e resistência, tudo com tradução em LIBRAS. Já no domingo (24) o público poderá assistir à montagem original da Cia. Madeirite Rosa, às 18h, no Museu e Arquivo Histórico Municipal.
“A Luta” é um espetáculo que combina humor e crítica em cena. Em um ringue de boxe, o público acompanha o embate entre a Sra. S.A. Corporation, representante do poder e do capital, e Maria da Luta, a faxineira que se vê obrigada a lutar pela sobrevivência. A peça é indicada para todas as idades e utiliza música ao vivo, gagues clássicas e elementos do teatro físico para celebrar a força das trabalhadoras, convidando o público a sonhar novos mundos. Com humor e crítica afiados, o espetáculo também propõe uma reflexão sobre a presença das mulheres na comédia e no teatro.
“Dez anos de A LUTA! Em quais lutas mais podemos somar?” é um projeto contemplado no EDITAL FOMENTO CULTSP – PNAB No 27/2024 que passará por Campinas, Bertioga, Presidente Prudente, Santos e São Paulo, com produção local conduzida por mulheres-artistas com atuação nos territórios.
Serviço: Temporada da Cia. Madeirite Rosa em Presidente Prudente
Oficina “Teatro, Riso e Luta” – Grátis. Classificação: Acima de 16 anos – Quando: 20, 21, 22 e 23 de agosto de 2025 – quarta, quinta e sexta das 19h às 22h, sábado das 10h às 13h – Vagas: 30. Pré requisitos: Não é necessário ter experiência prévia, mas é preciso disponibilidade para todos os encontros. As vagas serão preenchidas por ordem de inscrição. https://forms.gle/ZuJNtGPVfDDrZxAz7
Experimento da oficina “Teatro, Riso e Luta”, Espetáculo “A Luta” e Roda de Conversa- Com Cia. Madeirite Rosa – Grátis. Classificação Livre.
Quando: 23 de agosto de 2025 – (sábado) – Horário: 19h – com Tradução em LIBRAS
Onde: Galpão da Lua -R. Júlio Tiezzi, 130 – Centro, Pres. Prudente – SP Capacidade: 200 pessoas. Acessibilidade: Libras. Estacionamento: não.
Espetáculo “A Luta” – Com Cia. Madeirite Rosa – Grátis. Classificação Livre
Sinopse: Em um ringue de boxe enfrentam-se duas oponentes: a bem-sucedida Sra. S.A. Corporation e Maria da Luta, a faxineira do ringue. A mediação do embate é realizada pela Narradora e por Dra. Norma, a juíza. Entre músicas, narrativas e palhaçarias, Maria da Luta cria estratégias para garantir sua sobrevivência e vê o ringue transformar-se em diferentes espaços do cotidiano e da imaginação. Duração: 45 minutos.
Quando: 24 de agosto de 2025 – (domingo) – Horário: 18h
Onde: Museu e Arquivo Histórico Municipal – Antônio Sandoval Netto – R. Dr. João Gonçalves Foz, 2179 – Jardim das Rosas. Capacidade: 200 pessoas. Acessibilidade: Libras. Estacionamento: não.




Autora:
Luciana Gandelini