Certame oferece oportunidades em 18 cidades de Minas; prazo para se inscrever vai de 4 de agosto a 15 de setembro.
Estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo 2026 do Instituto Federal de Educação de Minas Gerais (IFMG). São 4.823 vagas gratuitas distribuídas entre cursos técnicos (integrados e subsequentes) e de graduação, ofertados em 18 campi da instituição: Arcos, Bambuí, Betim, Congonhas, Conselheiro Lafaiete, Formiga, Governador Valadares, Ibirité, Ipatinga, Itabirito, Ouro Branco, Ouro Preto, Piumhi, Ponte Nova, Ribeirão das Neves, Sabará, Santa Luzia e São João Evangelista.
A taxa de inscrição é de R$60 para os cursos técnicos integrados, R$30 para os cursos de graduação e gratuita (isento de taxa) para os cursos técnicos subsequentes.
O pagamento da taxa deverá ser realizado pela “Área do candidato”, no site do Processo Seletivo 2026 (clique aqui). Os interessados terão acesso ao PagTesouro do Governo Federal, podendo efetuar o pagamento da taxa por meio do PIX, cartão de crédito (diversas bandeiras) ou via boleto GRU simples (recebido apenas pelo Banco do Brasil).
Além disso, candidatos que se enquadrem nos critérios de vulnerabilidade socioeconômica ou escolas públicas poderão solicitar isenção da taxa, no período de 4 a 20 de agosto.
Clique Aqui | Acesse o site de inscrições
Modalidade de cursos
O Processo Seletivo 2026 está organizado em três editais principais:
- Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio (Edital 786/2025) – Destinados a estudantes que estão concluindo o Ensino Fundamental. Nessa modalidade, o aluno faz o Ensino Médio e o curso técnico ao mesmo tempo, no IFMG;
- Cursos Técnicos Subsequentes ao Ensino Médio (Edital 784/2025) – Voltados para quem já concluiu o Ensino Médio e deseja obter uma formação técnica profissional em uma área específica;
- Cursos de Graduação (Edital 785/2025) – São os cursos superiores do IFMG, como bacharelados, licenciaturas e tecnológicos. Abertos a candidatos com Ensino Médio completo.
Ao todo, são 124 cursos disponíveis (conheça os cursos). Todos os detalhes sobre o número de vagas, os campi participantes, a documentação exigida, os conteúdos das provas (quando houver) e os cronogramas de cada etapa estão disponíveis nos editais publicados no portal do IFMG. Veja abaixo:
Clique Aqui | Edital 786/2025 – Cursos técnicos INTEGRADOS ao Ensino Médio
Clique Aqui | Edital 784/2025 – Cursos técnicos SUBSEQUENTES ao Ensino Médio
Clique Aqui | Edital 785/2025 – Cursos de graduação
Como funciona a escolha de cursos?
Na hora da inscrição, o candidato pode selecionar até três opções de curso em um mesmo campus. No entanto, a classificação seguirá uma ordem rígida: quem for aprovado na primeira opção será automaticamente retirado da lista das demais. Caso não alcance a nota necessária para a primeira opção, a análise seguirá para a segunda e, se necessário, para a terceira opção.
Além disso, após a divulgação do resultado final, quem não for classificado em nenhuma das opções passará a disputar eventuais vagas remanescentes (excedentes) em todas as opções de cursos escolhidos no ato da inscrição.
Importante lembrar que, uma vez convocado para alguma das escolhas, o candidato não poderá abrir mão da vaga para aguardar outra chamada. Por isso, a recomendação é ler com atenção todos os detalhes dos editais antes de efetuar a inscrição.
Provas objetivas
As provas do processo seletivo 2026 para os cursos do IFMG terão formatos diferentes, dependendo da modalidade escolhida pelo candidato:
Cursos técnicos integrados ao Ensino Médio: a seleção será feita por meio de uma prova objetiva presencial, que acontece no dia 26 de outubro, às 13h. A avaliação terá 48 questões de múltipla escolha, com conteúdos baseados nas disciplinas do Ensino Fundamental (do 6º ao 9º ano), seguindo a matriz de referência descrita no edital. A prova será aplicada nas cidades onde os cursos são ofertados e, também, em Mariana e Capelinha, para facilitar o acesso dos candidatos.
Cursos técnicos subsequentes ao Ensino Médio: o processo será realizado por sorteio público de vagas, marcado para o dia 22 de outubro.
Cursos de graduação: a seleção para os cursos de graduação do IFMG será feita por três maneiras distintas:
>> por meio do aproveitamento das notas obtidas pelos candidatos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nas edições de 2016 a 2025; ou
>> análise de desempenho escolar e redação online a ser realizada no dia 26 de outubro; ou
>> Sistema de Seleção Unificada (Sisu), dentro do cronograma disponibilizado pelo MEC.
Início das aulas
Os aprovados iniciarão suas aulas no primeiro semestre de 2026. Todas as informações sobre cronograma, conteúdo das provas, documentação exigida e critérios de classificação estão disponíveis nos editais publicados no portal do IFMG.
Principais datas
- Período de inscrições: 4 de agosto a 15 de setembro
Período para solicitar isenção de taxa: 4 a 20 de agosto
Sorteio eletrônico de vagas (cursos técnicos subsequentes): 22 de outubro
Prova presencial (cursos técnicos integrados): 26 de outubro às 13h
Prova redação online (Graduação / somente para candidatos que optaram pela análise de desempenho escolar + redação online): 26 de outubro
Graduação (candidatos que optaram por utilizar as notas do ENEM): aguardar cronograma do MEC/INEP.
Vagas pelo SISU
Além do processo seletivo próprio, o IFMG também oferece acesso ao ensino superior por meio do Sistema de Seleção Unificada (SISU), gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC). Para o primeiro semestre de 2026, são 707 vagas distribuídas entre diversos campi da instituição.
A seleção é feita com base na nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Basta que o candidato tenha participado da edição mais recente da prova e não tenha zerado a redação. As inscrições para o SISU devem ser realizadas pelo site do MEC, em datas definidas pelo próprio ministério.
Canal de Atendimento
Para dúvidas, os candidatos podem entrar em contato pelo e-mail: vestibular@ifmg.edu.br ou pelo Tremzim, o chatBOT do IFMG, no WhatsApp (31) 2513 5180.
Autora:
Ana Paula Batista