Na última sexta-feira (18), o Atelier dos Bonequeiros foi palco de mais uma noite inesquecível: o espetáculo Americanamente, voltado ao público adulto, recebeu casa cheia, mesmo com o frio da serra gaúcha. Pessoas da comunidade, artistas e visitantes participaram da apresentação e da roda de conversa que se seguiu, aquecidos por um ambiente acolhedor, chá de maçã com canela, cafezinho e muita troca.
“É a primeira vez que apresento aqui no nosso espaço, desde 2011 aberto. Inesquecível para mim este momento”, declarou a artista e bonequeira Beth Bado, criadora da obra. A montagem propõe uma reflexão poética e crítica sobre os contrastes, semelhanças e afetos que atravessam a América Latina — um olhar feminino sobre o que é ser americana.
Ao final, o público permaneceu para um bate-papo em torno da fogueira, compartilhando suas impressões. Tauane Proença, artesã, que esteve pela primeira vez no Atelier, resumiu a emoção da plateia: “Me sinto privilegiada por esta experiência. Eu vim para um bate-papo sobre teatro e me deparei com um espetáculo maravilhoso. Que privilégio.” Para Nelson Haas, cofundador do grupo Bonecos da Montanha “Que alegria receber amigos e pessoas da comunidade em nosso atelier. Ele é um espaço aberto e completa sua função quando nos encontramos.”
O projeto faz parte das ações culturais promovidas pelo espaço com apoio do edital APOIO A ESPAÇOS CULTURAIS / PNAB – Ministério da Cultura, com apoio da Prefeitura de Gramado.


Autora:
Patrícia Viale