19.7 C
São Paulo
segunda-feira, 26 de janeiro de 2026

Alessandro Muller participa do ECOS, evento de expressões criativas no inverno de Maquiné

Exposições, oficinas, vivências indígenas e residência artística integram a edição de inverno do projeto que conecta arte, educação e natureza no Litoral Norte gaúcho


O frio chegou, mas Maquiné vai ferver em arte, cultura e experiências transformadoras. A edição de inverno do ECOS – Quatro Estações de Arte e Sustentabilidade desembarca no litoral norte do Rio Grande do Sul com uma programação pulsante, que une artes visuais, saberes originários e educação ambiental em meio à exuberância da Mata Atlântica.

A abertura oficial acontece no sábado, 5 de julho, durante o evento “Aconchego Cultural” com Feira de Artesanato e Culinária Regional. O público será recebido com as exposições Cabeças”, da escultora porto-alegrense Isabella Lacerda, e “Nhemombaraete Reko Rã’i”, do artista mbya guarani José Verá. No mesmo dia, haverá pintura ao vivo com a argentina Ester Fabiana e o show musical-visual “Língua de Fogo”, da cantora Mariana Stedele. O ECOS vai além do palco e das galerias. A cada estação, o projeto promove encontros que entrelaçam arte e natureza com formação humana. Neste inverno, para quem quer colocar a mão na massa, nos dias 19 e 20 de julho, o artista plástico gramadense Alessandro Müller comanda uma imersão em desenho imperdível. Outro destaque fica por conta do ateliê artístico com a arte educadora argentina Gabriela Tomasín, com turmas para crianças e adultos. E para artistas em busca de mergulho criativo, está aberta a seleção para a Residência Artística na floresta do AMÓ, com bolsa, hospedagem e alimentação incluídas.

As escolas públicas também ganham protagonismo: o ECOS na Escolalevará a cacica guarani Júlia Gimenes para um encontro com estudantes da Escola Langendonck, apresentando a arte Mbya. Já a Escola da Floresta oferece uma vivência de desenho em meio à mata, conectando corpo, papel e território.

A programação completa está disponível no site https://www.amobemviver.com/ecos/inverno/ Bastidores no @amo.bemviver. Informações e inscrições: (051) 92001.6959.

Serviço:

Imersão de Desenho com ALESSANDRO MÜLLER

Datas: 19/07 e 20/07

Local: Ponto de Cultura AMÓ (Linha Cachoeira, Maquiné, RS).

Sinopse: A proposta do Curso Desenhando com carvão consiste em realizar uma imersão teórico-prática e demonstrativa sobre a técnica de desenho em carvão. Com a finalidade de instruir, de forma fácil e com linguagem acessível, a todos que tiverem interesse em aprender e desenvolver esta habilidade. Serão conteúdos abordados na aula: a importância do carvão para uso na arte; como se dá sua confecção e como ele surge; a importância da observação e a influência da luz e da sombra no desenho.  Alessandro é artista plástico com três décadas de atuação. Licenciado em Artes Visuais e especialista em Artes pela Universidade Federal de Pelotas, RS (UFPEL). Possui ateliê em Gramado/RS e é curador artístico do Gramado Natural – Encontro de pintura ao ar livre.

SOBRE O PROJETO:

ECOS é realizado pelo Ponto de Cultura AMÓ – Lugar de Bem Viver, com recursos da Lei Complementar Paulo Gustavo (n° 195/2022) e apoio da Prefeitura Municipal de Maquiné. O Ponto de Cultura AMÓ está localizado na Linha Cachoeira, Maquiné, RS

Autora:

Patrícia Viale

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Imagem em Destaque

Leia mais

Patrocínio

Genebra Seguros
Bristol