18.2 C
São Paulo
segunda-feira, 30 de junho de 2025

Blumenau e Brusque recebem sessões gratuitas do espetáculo “Vozes e Memória”

Apresentações do projeto, que valoriza o patrimônio imaterial e as memórias de gerações, acontecem nos dias 25 e 26 de junho

O espetáculo teatral “Vozes e Memória”, que é um convite para vivenciar as histórias e tradições contadas por antigos moradores de cidades catarinenses, terá apresentações gratuitas em duas cidades do Vale do Itajaí no mês de junho. No dia 25, será em Blumenau, e no dia 26, em Brusque.

Com os atores Lieza Neves, Patricia Souza e Emiliano de Souza no elenco, o espetáculo criado em 2023 desvela, através de narrativas, memórias das paisagens, heranças culturais, costumes e causos locais que conectam gerações.

Lieza explica que o espetáculo de contação de histórias busca valorizar a oralidade a fim de preservar e compartilhar o patrimônio imaterial presente nas memórias e experiências dos moradores antigos das comunidades catarinenses.

Com classificação livre, o projeto será apresentado na quarta-feira, dia 25, às 10h e às 14h, no Instituto Federal Catarinense (IFC), localizado na Rua Bernardino José de Oliveira, 81, bairro Badenfurt, em Blumenau. Já na quinta-feira, dia 26, as sessões acontecem às 15h45 e 19h no Instituto Federal Catarinense (IFC) de Brusque, na Av. Hugo Schlosser, 605, bairro Jardim Maluche.

As sessões são gratuitas, mas para assistir é necessário acessar o link disponível na bio do @vozesememoria ou no site vozesememoria.com. Durante a reserva dos ingressos, é possível solicitar tradução em Libras ou audiodescrição.

O projeto, que visa não só resgatar, mas também celebrar as histórias que fazem parte da identidade cultural de Santa Catarina, é realizado com incentivo da Celesc, via Programa de Incentivo à Cultura (PIC) da Fundação Catarinense de Cultura e Governo do Estado de Santa Catarina, vai passar ainda pelas cidades de Florianópolis, Itajaí, Joinville, São João Batista e Rio do Sul.

Oficina gratuita

No sábado, dia 28 de junho, a atriz Lieza Neves vai ministrar a oficina de solo narrativo “Entre o corpo e a palavra”. O encontro, que vai combinar práticas corporais e vocais, jogos teatrais, escuta ativa e escrita criativa será das 10h às 12h na Fundação Cultural de Brusque.

“Serão utilizados princípios do teatro narrativo, da contação de histórias e do trabalho do ator criador. As atividades propõem uma investigação sobre como se conta, mais do que o que se conta, privilegiando a autenticidade e o estado de presença”, explica Lieza.

A oficina gratuita é indicada para pessoas a partir de 14 anos e as inscrições podem ser feitas pelo site vozesememoria.com.

Autor:

Juliano Zanotelli

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio