17.4 C
São Paulo
quarta-feira, 23 de abril de 2025

Confira as principais tendências de iluminação reveladas na Euroluce 2025

A Yamamura traz um especial para mostrar tudo o que esteve em alta na feira

Há poucos dias aconteceu a edição 2025 da Euroluce – Salão Internacional da Iluminação, um dos mais importantes eventos dedicados ao design de iluminação no mundo. A feira ocorre a cada dois anos em Milão, como parte do tradicional Salone Del Mobile. Sempre atentos às novidades, os especialistas da Yamamura foram conferir de perto o que fez sucesso durante os seis dias de mostra. Para orientar os clientes na definição dos projetos luminotécnicos, a loja preparou um especial para destacar as últimas tendências e tudo o que estará em evidência nos lares. Confira a seguir!

A Euroluce é um verdadeiro show de luzes, cores e efeitos aplicados à decoração e representa uma experiência perfeita para arquitetos, designers, lighting designers, paisagistas, lojistas e apaixonados por iluminação. No evento deste ano, em particular, vimos a concretização de várias tendências previstas para 2025, que deverão reverberar para os anos seguintes“, conta Wendell Gonçalves, coordenador do time de criação da Yamamura. 

Vidro no décor

Embora a transparência do vidro permaneça em destaque durante todo o ano, há uma crescente demanda pelas versões trabalhadas, aplicadas em diferentes situações. Os vidros canelados, texturizados, granulados, coloridos, entre outros, compõem luminárias e imprimem mais uma camada de sofisticação, sem perder a leveza da transparência. Essa tendência, que já havia sido indicada na virada de 2024 para 2025, mostrou-se muito forte durante a Euroluce. 

Abajures com vidros trabalhados em projetos do Studio Triarq e da arquiteta Natália Guesso / Fotos de Emerson Rodrigues
Luminária de mesa com base de vidro torcido que cria um efeito visual único / Divulgação Bella
Pendente de vidro trabalhado e com pintura na cor ouro francês / Divulgação Yamamura

Muita cor!

Luminárias repletas de cores alegraram muitos espaços na Euroluce. Tons de azul, verde, laranja, vermelho e terracota foram os mais presentes, seguindo as tendências já adiantadas na virada do ano de que essas tonalidades estariam em alta. 

Pendentes verdes em projetos do escritório Zimbro Arquitetura e da arquiteta Gigi Gorenstein / Fotos de Emerson Rodrigues
Ainda falando das peças de vidro, modelos mais arrojados e coloridos também são bem-vindos, como neste exemplo de abajur com cúpula repleta de detalhes / Divulgação Yamamura

Elementos naturais

Os artigos de iluminação que trazem o clima de casa de praia ou de campo estão com tudo, valorizando os acabamentos naturais, como madeira, fibra, pedra e tecido. Esses produtos combinam perfeitamente com as pessoas que buscam hábitos mais sustentáveis, alinhados com o desejo de se reconectar com a natureza.

Atmosfera natural – peças em madeira, cerâmica e fibras naturais / Projetos de Studio Triarq, Giancarlo Filgueiras e Gisele Bizzo com fotos de Emerson Rodrigues

Luminárias maiores

Nos últimos tempos, o Maximalismo tem invadido os projetos de arquitetura e mostras de decoração. Trata-se de um estilo onde é permitido ousar, misturar e brincar muito mais, levando personalidade para os ambientes da casa através de diferentes formas, proporções, cores, efeitos e materiais. Nesse contexto, peças decorativas e de iluminação em tamanhos grandes ou mais arrojadas roubaram a cena durante a Euroluce. Sendo assim, para quem pensa em usar esse estilo no lar, pode apostar em pendentes mais elaborados para a sala de jantar ou de reuniões, por exemplo. 

Pendentes protagonistas em projetos dos arquitetos Gustavo Vargas e Selma de Sá / Fotos de Emerson Rodrigues

Conforto visual

Bem-estar e iluminação têm tudo a ver! Esta edição do evento foi marcada por uma maior preocupação com o conforto visual, por meio de peças com o UGR (Unified Glare Rating) mais baixo, também conhecido como Índice de Ofuscamento. Ou seja, mesmo os artigos que apresentam alto fluxo luminoso não incomodam a vista, nem ofuscam a visão de quem olha para as peças. 

Atmosfera relaxante em projeto da arquiteta Daniela Funari / Foto de Emerson Rodrigues

Sobre a Yamamura 

A Yamamura, com mais de 50 anos de história, prioriza a proximidade com os seus clientes. Através de seu time de especialistas em iluminação, com toda a expertise técnica, a empresa contribui com as melhores escolhas de iluminação para os lares brasileiros. Com milhares de itens de altíssima qualidade, a equipe da rede seleciona cada opção de produto com um olhar atual, para surpreender cada vez mais o público que visita as suas lojas.

Tanto para os consumidores finais, quanto para profissionais da área, arquitetos, decoradores e lighting designers, a empresa disponibiliza um departamento próprio de criação com profissionais capacitados para compartilhar todo o seu conhecimento nas mais avançadas plantas luminotécnicas. Sempre se reinventando, a marca está atenta às novas tendências da iluminação e do design do Brasil e do mundo.

A Yamamura possui três lojas em SP: Rua da Consolação, Shopping Lar Center e Santo André, além do e-commerce: www.yamamura.com.br com vendas para todo o Brasil. 

Autora:

Karina Monteiro

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio