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quarta-feira, 12 de março de 2025

Roca Cerámica recebe prêmio Best in Show 2025 com sua série Taj Mahal, porcelanato que retrata o quartzito extraído no Ceará 

Aclamado pelo público que visita a Expo Revestir 2025, o júri do prêmio organizado pela Anfacer elevou o lançamento da marca na categoria Design Brasil Porcelanato

A brasilidade do quartzito de origem cearense Taj Mahal – uma das pedras mais aclamadas do mundo –, foi a inspiração da Roca Cerámica, marca do Grupo LAMOSA no Brasil, para o lançamento da série homônima que hoje (12 de março), conquistou o prêmio Best in Show 2025 durante a 23ª edição Expo Revestir, que acontece até a próxima sexta (14) na capital paulista.

Reconhecendo a impressão fidedigna que retrata o realismo perfeito e a beleza sofisticada, a série Taj Mahal foi laureada pelo corpo de jurados, organizado pela Anfacer (Associação Nacional dos Fabricantes de Cerâmica para Revestimentos, Louças Sanitárias e Congêneres), na categoria ‘Design Brasil Porcelanato’.

Durante a entrega, Marcelo Lima, jornalista e crítico de design responsável pela curadoria da premiação, enalteceu o trabalho e o resultado ímpar conquistado pela Roca Cerámica. “Fico muito feliz de ver a qualidade com que o produto retrata uma pedra legitimamente brasileira. Meus parabéns“, afirmou.

O curador do prêmio, Marcelo Lima, parabeniza Sergio Wuaden, managing director do Grupo LAMOSA no Brasil, pela conquista da série Taj Mahal, eleita campeã na categoria ‘Design Brasil Porcelanato’ | Foto: Kobayashi Photo

Traduzindo a elegância atemporal do mármore em um porcelanato de alta performance, a série Taj Mahal impressiona pelo visual exótico, elegante e natural que retrata a mescla dos tons quentes de bege claro e dourado leve combinados com veios orgânicos que entregam um efeito visual fluido e natural.

“O reconhecimento do Best in Show rechaça a convicção que trouxemos conosco sobre termos alcançado o desenvolvimento de uma série completamente autêntica e que impressiona cada um que confere o realismo do porcelanato Taj Mahal no estande da Roca Cerámica”, revela Sergio Wuaden, managing director do Grupo LAMOSA no Brasil.

Taj Mahal vencedor em 2025 na categoria ‘Design Brasil Porcelanato’ | Foto: Kobayashi Photo

Segundo Christie Silva Schulka, marketing manager da empresa, quem visualiza e toca a série Taj Mahal, nos acabamentos Soft-Touch e Micro Crystal, é capaz de afirmar que se trata de uma pedra extraída da natureza, sendo que na verdade está diante de uma versão tecnológica. “Com o objetivo atingido por essa percepção, ainda entregamos performances elevadas que marcam a longevidade das aplicações“, complementa.

Produzido nos SuperFormatos, Taj Mahal está disponível as dimensões de 120 x 120 e 120×250 cm.

Série Taj Mahal: da esquerda para direita as peças nos Superformatos 120×120 cm e 120×250 cm | Foto: Divulgação Roca Cerámica

Sobre o Grupo LAMOSA no Brasil 

O Grupo LAMOSA no Brasil, à frente das marcas de revestimentos Roca e Incepa, pertence ao Grupo LAMOSA, empresa mexicana de atuação mundial na fabricação e comercialização de revestimentos cerâmicos e adesivos. Com a aquisição, em 2021, passou a integrar uma história de mais de 130 anos na indústria de materiais de construção, com 33 centros de produção distribuídos em 9 países nas Américas e na Europa. Soma-se também a força do Grupo, que ocupa a posição de líder nos mercados em que participa, sendo o segundo maior fabricante mundial de revestimentos cerâmicos com uma capacidade instalada anual de mais de 280 milhões de m².    

Inovação, tecnologia de ponta, alto padrão de qualidade, que se traduz na satisfação total dos nossos clientes, e visão de futuro, aliada com responsabilidade ambiental, norteiam o DNA do Grupo LAMOSA no Brasil e a consolida com a robustez de empresa global reconhecida como referência entre as maiores fabricantes de revestimentos cerâmicos do mundo. 

O constante investimento em tecnologia a permite entregar um robusto portfólio que segue as tendências da arquitetura e construção em total conformidade técnica. Marcada por seu pioneirismo e uma visão que projeta o futuro, em 2016 tornou-se a primeira empresa das Américas a adquirir sua primeira supercompactadora Contínua+.

Somada ao conhecimento do seu time de desenvolvimento, em 2018 abriu o mercado de Superformatos com revestimentos nas dimensões de 120 x 120 cm, e a partir de 2020 nos tamanhos 100 x 200 cm e 120 x 250 cm, uma verdadeira revolução na indústria cerâmica e no mercado da arquitetura e construção.    

Em 2022, saiu à frente mais um marco histórico: a compra de sua segunda supercompactadora, alcançando o status de única empresa das Américas com o segundo equipamento. Esse olhar precursor permitiu ampliar as linhas de Superformatos com as medidas de 160 x 160 cm e 160 x 320 cm, capazes de atender, além das obras, o segmento moveleiro. 

Sustentabilidade: seu compromisso com o meio ambiente segue alinhado com os processos produtivos. No último ano, além de redução de 17% no consumo total de energia elétrica, adotou o Protocolo de GHG (Greenhouse Gas Protocol), padrão globalmente reconhecido para medir suas emissões de gases de efeito estufa (GEE), com o objetivo de melhorar a precisão e a credibilidade dos dados ambientais relacionados a emissões atmosféricas. E mais: 92,5% dos resíduos gerados nas fábricas foram destinados para fins nobres, como reuso ou reciclagem; os 7,5% restantes foram enviados para aterros sanitários ou incineração. Também foram coletadas e destinadas 45 toneladas de resíduos orgânicos que equivalem a uma economia de mais de 300 viagens entre São Paulo e Rio de Janeiro em emissões de CO₂. A biomassa, combustível renovável, mais limpo e eficiente, e que ainda reaproveita resíduos de indústrias de madeira, responde por 17% da matriz energética. 

Autora:

Glaucia Ferreira

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