19 C
São Paulo
terça-feira, 23 de abril de 2024

Como utilizar a PNL (Programação Neurolinguística) na vida

O intuito da PNL é entender o porquê as pessoas agem de tal forma e compreender, as emoções sentidas. Se desenvolver na vida pessoal e profissional, ter uma boa comunicação e descobrir como chegar para alcançar os objetivos na vida. Em seguida, falaremos como utilizar a PNL no dia a dia e em cada situação. 
Para que a sua pesquisa seja eficiente, e você entenda de vez esse assunto, separamos o artigo em três modalidades, são eles: PNL para crianças, PNL adultos e PNL vendas. 
PNL PARA CRIANÇAS 
A melhor forma de ensinar os pequenos é criando histórias. Fazendo com que eles imaginem a situação em sua mente. As vezes a criança está com medo, inseguro de algo e os pais não sabem como lhe dar com isso. As vezes a criança é birrenta, acostumado ter tudo o que quer, e os pais não sabem corrigir isso, e lhe dar com isso.  
Pais, quando vocês vão falar “NÃO FAÇA ISSO” para os pequenos, o correto é você falar “PARE” e explicar o motivo, o porque ele (a) não deve fazer isso, não gritar com a criança ou querer bater. Vocês têm que saber se impor, e a criança tem que saber que, tem alguém ali para por regras e que não é do jeito dele (a). 
Hoje vemos as crianças chorarem e os pais darem celular, tablet e outras coisas eletrônicas para eles (a), e acabamos não vendo o diálogo, o pai ou mãe os ensinando e colocando para pensar no que fez, que foi errado tal ato. 
O meu pai nunca levantou um dedo para mim e já a minha mãe sempre foi mais brava, e adivinha quem eu respeitava mais? O meu pai, pelo simples fato dele saber conversar e mostrar para mim que o que eu fiz foi errado. 
Então pais, a melhor forma de educar os seus filhos é colocando regras, saber conversar, se colocar no lugar deles (a), vendo na visão dele(a). 
Criança tem que ser amada e se sentir segura. 
PNL PARA ADULTO 
Você quer emagrecer e não consegue. Será que está tendo uma alimentação saudável? O que está te atrapalhando para atingir o seu objetivo?  
Quando você percebe aonde está errando, você consegue mudar e fazer diferente para chegar aonde quer. 
Entendendo melhor você, entendendo o que está se passando em sua mente, entendendo as suas emoções, em seguida, você conseguirá mudar isso. 
PNL PARA VENDAS 
Quando vamos comprar algo queremos ser bem recepcionado e queremos a devida atenção para aquilo que estamos procurando.  
Para vendas a PNL funciona da seguinte forma:  
A pessoa que está vendendo o seu produto tem que criar RAPPORT com o outro, que é criar ligação e simpatia com o outro.  
Como? 
Fazendo perguntas, ligando o que ambos têm em comum, seja os gostos para algo, talvez na conversa pode perceber que tenham um parente ou amigo em comum, e que até mesmo o parente ou amigo mora perto da casa de um deles. 
Todos gostam de ouvir uma boa história, então conte uma bela história para aquela pessoa que você quer vender o seu produto. Faça a pessoa imaginar as situações, faça ela sentir o gosto. 
Uma ótima maneira de fazê-lo (a) imaginar tal coisa, é dizer: Não imagina… Não imagina você com aquele sapato preto social, e com um termo preto e gravata vermelha, todo elegante e as pessoas de pé te recebendo.  
Só de falar não imagina, a nossa mente automaticamente já começa a imaginar. 
Outra maneira de fazer é: No dia 16 de dezembro de 1990, por volta das 18:00 estava uma chuva tão forte e eu estava usando um sapato preto social, um termo preto e uma gravata vermelha, a minha esposa(o) viu e amou o look.  
Você criou uma história, fez a pessoa imaginar o cenário, e que com aquela roupa, que você usava, a sua esposa amou. 
Conclusão  
Em geral, a PNL e o seu estudo fornecem ferramentas que potenciam o desenvolvimento de aptidões que nos ajudam a dirigir no sentido da excelência individual, através do desenvolvimento da flexibilidade, de competências e de comportamentos que a suportem, envolvendo também pensamento estratégico e a compreensão dos processos mentais e cognitivos que estão subjacentes a todos os comportamentos. 
Os indivíduos que já dominam as técnicas, com certeza tem o poder persuasivo bem forte e conseguem mudar os seus pensamentos negativos para positivos facilmente. Dominando as emoções sentidas, e mudando o cenário vivido naquela hora, aonde o sentimento de tristeza, raiva, ou angustia tentava tomar conta do seu ser. 
Ficaram curiosos pelo assunto? Aguardem pelos próximos artigos sobre.
Autora, Jaqueline Pereira de Jesus, formada em Tecnólogo em Logística, Bacharel em Administração de Empresas e Mba em Gestão de Pessoas e Aprimoramento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio