Resumo
Pedagogo, todos os países os têm, mas; Paulo Freire só nós tivemos e “temos!”. Em um país “sem memória”, mesmo “in memoriam” lembramos aquele, que sem sombras de dúvidas, se tornou um ícone, no contexto histórico – pedagógico brasileiro. Este pernambucano nascido em Recife, ainda mantém-se, na vanguarda da educação Brasileira. Sua Pedagogia, sua forma própria de entender à sociedade Brasileira, o levou a busca de novas abordagens, quanto ao que se entende por ensino-aprendizagem, como também; alavancou mudanças significativas, na maneira de cultivar o conhecimento, este conhecimento libertário, que como dizia Jung: “A busca de si mesmo”, a única maneira de abrir nossas gaiolas mentais, ou seja; a chave de todas as gaiolas está na educação. E Paulo Freire foi aquele que usou às chaves de sua Pedagogia, a fim de abrir ás “gaiolas sociais”, as quais; ainda persistem em enuviar os horizontes da maioria, da população brasileira. O presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo: descrever e discutir, o professor Paulo Freire, como também; suas contribuições para a vida educacional do Brasil e do mundo. A Pedagogia que o caracterizava, e o tornou, um professor inesquecível, alavancando as mudanças pertinentes ao desenvolvimento da educação pátria. Para o presente estudo, foram compilados três artigos científicos, dois livros, bem como; uma tese totalizando, seis obras desde o ano de 1999 até o ano de 2019. A base de dados utilizados para os artigos científicos foram: Google Acadêmico e Scielo. A leitura dos Artigos Científicos e livros foram realizados em Português e Espanhol tendo como base, a revisão da literatura. Os resultados do presente estudo revelam à importância de Paulo Freire para a educação brasileira, traduzem às transformações na maneira de pensar e construir, uma escola inclusiva, uma educação democrática, bem como; o torna parâmetro de Professor, de conteúdos pedagógicos, mas, sobretudo; em um grande mestre da vida.
Palavras Chaves: Professor. Pedagogia. História. Aluno. Ciências.
Paulo Freire, como muitas nações e povos o desejariam no seio deles. Infelizmente, e como de praxe, pouco conhecido no nosso país, e execrado por muitos ignorantes.
Francisco: Os grandes homens que mudaram a história, em sua grande maioria, vieram das classes mais pobres, Paulo Freire é um destes. Infelizmente, como você bem disse. Enquanto nós tivermos uma dívida social enorme com a população de nosso país, esse país continuará sendo o país do “futuro” Homens como Paulo Freire desejaram construir o futuro no presente. Porém, também como você disse: Paulo Freire é amado nos Estados Unidos e execrado com saudáveis exceções, em seu próprio país. Como bem cantou Renato Russo: Que páis é esse?
Excelente trabalho e explanação do assunto. Paulo Freire de fato tinha uma visão boa e diferente quanto ao ensino.
Com certeza Ana! O caminho é a educação. Só ela liberta o ser humano da opressão e o capacita na busca de seu próprio caminho.
De fato precisamos redirecionar os princípios da educação. Vemos que isso tudo está tão distorcido hoje… professores que não querem passar conhecimento, alunos que não querem nada com nada e por aí vai. Mas, torçamos para que boas mentes surjam e mudem esse cenário em um futuro.
Henrique: grato por seu comentário. Como disse Paulo Freire: Educação é um ato político. Temos um país polarizado mas não politizado. Isto requererá a reinvenção de novo país, com uma nova mentalidade. Isto não nasce do nada. Obrigado por seu comentário.
Paulo Freire, por Paulo Freire já diz tudo. Sorte a nossa se tivéssemos mais Paulo Freire disposto a ensinar sem pensar a quem, mas pelo simples prazer de ensinar.