O documento digital reúne informações do 29º Festival Internacional de Cinema Florianópolis Audiovisual Mercosul que contou com 32 sessões de cinema e mais de 100 atividades
A Associação Cultural Panvision apresenta o Balanço da 29ª edição do Festival Internacional de Cinema Florianópolis Audiovisual Mercosul – FAM 2025, marcada pela inclusão e acessibilidade para todos os fãs de cinema. O documento digital já pode ser acessado e reúne as principais informações do festival que ocorreu de 04 a 10 de setembro, no Cine Show Beiramar Shopping e no Majestic Palace Hotel, em Florianópolis.
Em sete dias, o FAM realizou 32 sessões de cinema e mais de 100 atividades, entre debates, oficinas, palestras, a 9ª edição do Encontro de Coprodução do Mercosul – ECM+LAB, especial Ibero-América, o Fórum Audiovisual Mercosul e o 7º Projeto Rally Panvision, edição Floripa 2025, totalizando mais de 400 horas de programação. As salas de cinema e de reuniões foram preenchidas por autoridades, produtores culturais, realizadores, personalidades importantes do audiovisual do Mercosul e pelo grande público de mais de 9 mil participantes.
A programação contou novamente com recursos totais de acessibilidade nos filmes, chegando a 100% das produções com Legendas para Surdos e Ensurdecidos (LSE). Todos os filmes brasileiros e a Mostra Curtas contaram também com Janela de Libras visível na tela. Além disso, a audiodescrição esteve disponível por meio de aparelhos solicitados na entrada do cinema e uma equipe de intérpretes de Libras participou de todas as atividades.
“Mais do que números, o Balanço do FAM 2025 revela um festival que permanece expandido em diálogo, diversidade e acessibilidade, reafirmando o cinema como um espaço de encontro para todos”, afirma a diretora artística e de comunicação do FAM, Alissa Azambuja.
O 29º Florianópolis Audiovisual Mercosul – FAM 2025 é um projeto cultural produzido através da lei de incentivo à cultura. Teve o apoio da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes, Prefeitura Municipal de Florianópolis, através do Edital especial Lei Paulo Gustavo e do Prêmio Catarinense de Cinema, Fundação Catarinense de Cultura, Governo do Estado de Santa Catarina e Programa Ibermedia. Patrocínio ANCINE – Agência Nacional do Cinema, Itaú Unibanco e Sebrae. Patrocínio Master Petrobras. Realização Associação Cultural Panvision, Ministério da Cultura, Governo Federal, União e Reconstrução.
Baixe aqui o Balanço FAM 2025.
Autoria:
Imprensa Panvision


