18.6 C
São Paulo
quarta-feira, 29 de outubro de 2025

Jovem Carioca supera barreiras do Autismo com vitórias em Olimpíadas do Conhecimento

Rafael Oliveira de Mentzingen, 32 anos, natural da cidade do Rio de Janeiro, porém morador da cidade de Maricá-RJ desde os seus 3 anos de idade. Ele é exemplo de superação e preconceitos acerca do Transtorno do Espectro Autista, onde é portador do nível 1 de suporte.

Biografia

Nascido na cidade do Rio de Janeiro, porém morador de Maricá-RJ desde os 3 anos de idade, Rafael, é descendente de portugueses e alemães, onde também tem algo peculiar, é membro de família nobre alemã história. “Eu sou membro da família nobre dos barões de Mentzingen, através do meu tetravô que migrou para o Rio de Janeiro em 1847”.

Trajetória

Diagnósticado com TEA recentemente devido a atitudes que já suspeitava desde novo, Rafael sempre foi vítima de preconceitos e estereótipos acerca da sua condição. Porém, sempre respondeu a essas atitudes com exemplos de superação e determinação. Segundo ele, o ser humano não é o seu diagnóstico, e não há limites para o autista ou qualquer um, todos chegam onde querem. Ele diz que sempre contou com o apoio da sua família e do seu namorado, Alex Matheus Costa Barbosa, modelo e influencer. Ele sempre disse a mim: “você não é o seu autismo, você é fonte de inspiração para outras pessoas”.

Dente as conquistas de Rafael, destaca-se a medalha de ouro na fase municipal da Olimpíada Nacional de Língua Portuguesa, na categoria artigo de opinião (2010). É vencedor também da medalha da prata na 1ª Olimpíada Brasileira de Administração (2024); medalha de bronze na 2ª Olimpíada Brasileira de Administração (2025); e medalha de honra ao mérito na Olimpíada Brasileira de Matemárica Financeira (2025.1).

Rafael também foi vencedor do prêmio oficial melhores do ano do município de Maricá na categoria Administrador no ano de 2025, através de votação popular, e realizado pela agência Midaz. Também foi vencedor do mesmo prêmio, porém desta vez realizado pela agência Real Data, e na categoria Assistente Administrativo, do ano de 2025.

Ele já escreveu dois capítulos de livro sobre Administração e Teologia, bem como já escreveu dois livros, sobre História e Teologia. É formado em História, Administração e Gestão de RH. Possui especilização em Neurociência, Ciências Humanas, Teologia, Gestão Pública, Qualidade e Educação.

“Sempre quiseram que eu me encaixasse dentro de uma bolha, ou seja, eu deveria ser aquilo o que os outros achavam o que eu deveria ser. Porém, eu quero ser fonte de inspiração para os outros autistas, que eles tem o céu ao seu alcance”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio