Vernissage acontece na quinta-feira (14/8), às 19 horas, e exposição fica até o fim de mês
A Lacerdine Galeria de Arte promove de 14 a 28 de agosto, a mostra ‘Mono’ da artista visual Cynthia Pimentel, que oferece uma experiência imersiva e sensorial por meio da variação cromática. São 31 telas, entre médio e grande formatos, marcadas por variações cromáticas sutis, sobreposições delicadas e uma presença silenciosamente intensa. A artista utiliza especialmente tinta acrílica para criar superfícies que sugerem atmosferas, memórias e sensações, conduzindo o olhar por uma experiência emocional. Na vernissage, quinta-feira, 14, às 19 horas, haverá apresentação do Trio de Jazz Varella.
Formada em arquitetura, Cynthia construiu uma carreira sólida e reconhecida na concepção e execução de projetos arquitetônicos. Ao longo dos anos, a arte sempre ocupou um lugar central em sua prática criativa, até tornar-se seu principal foco de expressão. A passagem para as artes visuais foi um desdobramento espontâneo na sua trajetória e, atualmente, a artista investiga as relações entre espaço, tempo, matéria e afeto a partir da pintura.
“Meu trabalho parte do silêncio. As variações mínimas de cor e textura provocam uma desaceleração no olhar. É uma maneira de mergulhar na presença do invisível, uma memória, um sentimento, algo que não se diz, mas que está ali. A pintura me permite construir essas camadas de intensidade que despertam sensações únicas em cada observador”, conta Cynthia.

Artista e arquiteta Cynthia Pimentel
Crédito: Celina Germer
“As telas se abrem como janelas emotivas e um convite para um universo de lembranças, descobertas e sensibilidade. Em dimensões ampliadas, cada obra revela uma presença marcante, como um sussurro de sentimentos. As camadas sutis de cores entrelaçam-se em profundidade, mergulhando o observador em sua imaginação. Meus trabalhos despertam um estado de poesia silenciosa, os aromas do passado, o vislumbre do novo e uma nova sensação em cada olhar, lembrando que a alma é um mistério”, completa a artista carioca.
Nos últimos anos, Cynthia tem se dedicado à abstração como linguagem principal, explorando superfícies amplas e atmosferas visuais que inspiram a reconexão e autopercepção. Em 2024, levou sua produção para eventos internacionais, como a ArtExpo New York (EUA), International Contemporary Fair em Paris (França), International Montjuïc Fair em Barcelona (Espanha) e a Gaudi Art Gallery em Madri (Espanha). No Brasil, participou de mostras em São Paulo e no interior, com destaque para a Galeria Gare, Galeria Marcelo Neves, La Galerie de Arte e Art A3.
“Para a galeria é uma grande satisfação receber Cynthia Pimentel, com suas pinturas que oferecem essa incrível experiência imersiva e sensorial”, afirma o artista expressionista contemporâneo Geraldo Lacerdine, fundador e curador da Lacerdine Galeria de Arte. “Convido a todos para essa imersão muito gratificante”, conclui.
Para a vernissage (14) é necessário confirmar presença por meio deste Link.
Sobre a Galeria – Inaugurada em fevereiro de 2025, a Lacerdine Galeria de Arte é um espaço multicultural voltado à arte contemporânea, ao diálogo e à inclusão. Unindo exposições, eventos performáticos, cinema e encontros artísticos, a galeria busca democratizar o acesso à arte e promover o intercâmbio entre diferentes expressões e públicos. Instagram: @lacerdine @cafefalasartes
Exposição ‘Mono’ de Cynthia Pimentel
Lacerdine Galeria de Arte
Avenida Angélica 2578, Higienópolis.
Vernissage dia 14 de agosto, das 19 às 22h (confirmar presença neste Link)
De 15 a 28 de agosto, das 10 às 19h (Grátis)
Autora:
Deborah Ferreira