16.1 C
São Paulo
sexta-feira, 26 de setembro de 2025

Lavabos ousados: quando o diferente se torna identificação

Com criatividade e técnica apurada, a arquiteta Cristiane Schiavoni transforma lavabos em vitrines de originalidade, explorando materiais inusitados e detalhes que surpreendem

Se antes os lavabos eram espaços discretos nos projetos residenciais, hoje eles ganham status de cenário e liberdade criativa. Pequenos na metragem, porém gigantes em impacto, esses cômodos se transformaram em locais perfeitos para exaltar texturas, materiais e soluções estéticas que fogem ao convencional, mas que fazem todo sentido.
A arquiteta Cristiane Schiavoni coleciona a realização de lavabos de personalidade forte e visual marcante. “Eu adoro produzir o ambiente, ainda mais quando existe a possibilidade de acrescentar o fator ‘uau!'”, conta. Segundo ela, o lavabo é perfeito para ousar com elegância e deixar uma impressão inesquecível nos visitantes.
Confira alguns dos lavabos incríveis projetados pela profissional:
O poder do espelho orgânico e o papel de parede animal print
Superfícies espelhadas, papel de parede animal print e iluminação cênica propiciam um jogo de reflexose profundidade nesse lavabo assinado pela arquiteta Cristiane Schiavoni | Fotos: Carlos Piratininga
Fascínio, ousadia e contraste. É com esse trio que o projeto se destaca ao combinar superfícies espelhadas com o dramatismo de um papel de parede em animal print. “Mesmo com as dimensões reduzidas, típicas de um lavabo, optamos por uma cuba de piso em louça da Deca e uma torneira de teto para maximizar o espaço e causar impacto”, explica Cristiane. Os pendentes iluminam suavemente, enquanto o revestimento marmorizado presente no piso, na bancada, nos nichos e na parede onde está o espelho orgânico entrega continuidade e profundidade visual.
Parede com assinatura de grife

Neste projeto, a arquiteta Cristiane Schiavoni incluiu o icônico papel de parede da Dolce & Gabbana com aonça-pintada em grande escala para imprimir glamour e teatralidade ao espaço | Fotos: Carlos Piratininga
Na parede, o papel com assinatura Dolce & Gabbana provoca magnetismo instantâneo ao espaço executado pela profissional. “Tudo foi pensado para impressionar, desde a destemor de apostar em revestimentos e metais escuros, até os papéis com estampas impactantes que transformam o ambiente em uma verdadeira obra de arte”, afirma. A base escura e os espelhos circulares equilibram o décor, deixando a protagonista onça-pintada brilhar com todo exagero merecido.
Torneira de teto com execução milimétrica

Adepta de decisões fora dos padrões, por aqui a arquiteta Cristiane Schiavoni saiu da caixa ao optar poruma cuba retangular, com sua base de apoio em louça, e a torneira de teto dourada. Juntas, formam umarranjo minimalista realçado pela luz indireta | Fotos: Carlos Piratininga
O impacto é máximo: no projeto idealizado por Cristiane, a cuba retangular com estrutura até o piso e a torneira que ‘despenca’ do teto formam um par elegante e técnico. “Uma das marcas registradas do nosso escritório são as torneiras de teto. Mas é essencial que o ponto de água suba corretamente e o posicionamento deve ser milimetricamente preciso”, orienta. A iluminação pontual, o papel de parede texturizado e a paleta neutra complementam o clima.
Natureza esculpida: a força do tronco como bancada
Bancada esculpida de um único tronco exibe a textura natural e os veios aparentes da madeira. Para complementara atmosfera natural, a arquiteta Cristiane Schiavoni acompanhou a mesma tonalidade no amadeirado que selecionou para as paredes | Fotos: Carlos Piratininga
Aqui, o natural não é apenas uma escolha estética, mas sim o conceito inteiro do projeto. Cristiane resgatou a organicidade da madeira bruta e transformou o tronco em uma bancada escultórica. “Esse é o lavabo que atende toda a área social de uma grande residência que projetei em Itu e aqui nos permitirmos ir muito além. A natureza é a estrela”, revela. A organicidade do espelho e o uso da torneira de teto equilibram rusticidade e contemporaneidade.
Cubas ousadas: madeira e pedra como protagonistas

O calor dos tons da madeira (à direita) e na pedra (à esquerda), que evoca a imponência e o toque geladoda superfície bruta: nesses a arquiteta Cristiane Schiavoni entrega duas interpretações marcantes de lavabos| Fotos: Fabio Jr Severo e Carlos Piratininga
Entre os elementos que transformam um lavabo em ponto de destaque, as cubas são, sem dúvida, peças-chave. Em dois projetos distintos, Cristiane apostou em materiais naturais e volumetrias expressivas para surpreender.
No primeiro, a cuba suspensa de madeira foi esculpida à mão com o reaproveitamento de material e leva assinatura da designer Mônica Cintra. Ela aparece dentro de uma atmosfera requintada, com paredes e teto revestidos de porcelanato marmorizado escuro. 
Já o segundo ambiente apresenta uma proposta mais bruta e espontânea, já que a cuba, lapidada em pedra natural, repousa sobre uma estrutura de serralheria preta e ganha a companhia de um espelho facetado e plantas naturais, em uma constituição leve e cheia de contraste. A proposta une rusticidade, assimetria e informalidade, mostrando que bravura também pode contextualizar a simplicidade bem executada.
Porta mimetizada e impacto visual

Atrás de um painel ripado que se camufla na sala à marcenaria da sala, surge um lavabo onde metais dourados,as louças sanitárias no tom café e papel de parede com arabescos entregam um ambiente ‘classudo’ | Projeto Cristiane Schiavoni | Fotos: Carlos Piratininga
Atrás da marcenaria contínua da sala, esconde-se um lavabo repleto de personalidade. “Gosto muito de desvendar o inesperado. Às vezes, a surpresa começa antes mesmo de entrar no ambiente, com uma porta que se camufla na marcenaria”, conta Cristiane. Lá dentro, o contraste entre tons escuros, metais dourados e papel de parede com desenhos delicados se mesclam em um charme intenso e inesperado.
Sobre a arquiteta Cristiane Schiavoni   
Formada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (FAU-USP), Cristiane Schiavoni atua na área de arquitetura, decoração e reforma desde 1996 e hoje, o escritório que leva seu nome, tem mais de 20 anos de história, reunindo centenas de projetos dentro e fora do Estado de São Paulo. Em suas criações residenciais e comerciais, publicadas em importantes veículos brasileiros, elementos-surpresa e toques de cor se misturam aos recursos que garantem o conforto e o aconchego dos moradores.
Acabamentos aplicados de maneira incomum e materiais versáteis também são presenças constantes nos trabalhos de Cristiane Schiavoni. O resultado se reflete na concepção de ambientes modernos, humanizados e dinâmicos, que convidam ao bem-estar e, principalmente, traduzem a essência de cada cliente.

Autor:

Henrique Araújo 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio