12.3 C
São Paulo
sexta-feira, 26 de setembro de 2025

Evento gratuito debate o futuro da Administração e os desafios das transições

Com a proposta de provocar reflexões sobre as rápidas transformações que impactam a vida dos profissionais frente aos novos desafios tecnológicos e sociais, o Conselho Regional de Administração do Rio de Janeiro (CRA-RJ) realiza, nos dias 9 e 10 de setembro de 2025, o Encontro de Administradores (Encad).  Com o tema “Sessenta anos depois – Administração em Transição”, o evento híbrido, gratuito e aberto ao público, acontece no Centro de Convenções da Bolsa do Rio.  

O programa celebra os 60 anos da profissão, que foi instituída pela Lei nº 4.769, de 9 de setembro de 1965. O Dia do Administrador é uma grande conquista para a classe, marcando a sua regulamentação.  

Desafios e evolução 

Segundo o presidente do CRA-RJ, Adm. Wagner Siqueira, a ciência da Administração e suas aplicações têm atravessado ciclos de evolução. Siqueira comenta que as tecnologias oferecem oportunidades, mas também riscos, dependendo de como e por quem são aplicadas. “Cabe a nós, administradores, compreender e agir diante dessas mudanças”.  

– O Encad é justamente esse espaço de reflexão e construção coletiva para fortalecer nossa categoria e seu impacto na sociedade – ressalta Siqueira.  

Palestrantes  

No primeiro dia do Encad 2025, o presidente do CRA-RJ abre o encontro falando sobre os 60 anos da regulamentação da profissão e as transições da Administração. Em seguida, Hector Gusmão, CEO e fundador da 42Rio e da Bolder, apresenta os impactos das tecnologias nos modelos de gestão. Sandro Araújo, diretor sênior da Gartner, fala sobre realidade e perspectivas do trabalho.   

O programa ainda receberá Fabio Rosé, CEO e fundador da Imanah Consultoria, que falará sobre as organizações ambidestras. André Luiz Fonseca, professor do COPPEAD/UFRJ, fala sobre as faces do empreendedorismo. Já Fabrini Andrade, diretora executiva do Instituto Povo do Mar (CE), e Renato Senna, gerente geral da Rede Cruzada (RJ), discutem o futuro a partir da base da pirâmide. A cientista social Aspásia Camargo encerra o dia com reflexões sobre “O mundo que nos espera”.  

No segundo dia, Marcelo Paluma, coordenador da CGU, fala sobre integridade no Pacto Brasil, seguido de um módulo internacional com experiências de outros países. À tarde, o público acompanha a peça “O Mercador de Veneza”, que abre espaço para debate cultural entre o ator e diretor Sérgio Fonta e o presidente do CRA-RJ, Adm. Wagner Siqueira. O encerramento será marcado pela entrega das medalhas da 2ª Olimpíada Brasileira de Administração.  

Encad 2025 

“Sessenta anos depois – Administração em Transição”, 

Dias 9 e 10 de setembro 

Horário: das 9h às 18h 

Inscrições: https://eventos.cra-rj.org.br/encad-2025/ 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio