17.5 C
São Paulo
quarta-feira, 23 de abril de 2025

FIC 2025 HOMENAGEIA RAUL SEIXAS EM EDIÇÃO HISTÓRICA: “CANTA RAUL” PROMETE EMOÇÃO E REINVENÇÃO MUSICAL

Em sua 23ª edição, o Festival Internacional de Corais (FIC) presta uma vibrante e inédita homenagem a um dos maiores ícones da música brasileira: Raul Seixas. Com o tema “CANTA RAUL”, o evento celebra os 80 anos de nascimento do eterno Maluco Beleza, reunindo corais, bandas, orquestras e artistas convidados de todo o Brasil para interpretar seus maiores clássicos em arranjos criativos e emocionantes.

Conhecido por sua rebeldia, genialidade e autenticidade, Raul Seixas deixou um legado atemporal que atravessa gerações. Canções como “Maluco Beleza”“Metamorfose Ambulante” e “Ouro de Tolo” serão revisitadas ao longo do festival, que propõe ao público uma verdadeira imersão em seu universo musical — misturando rock, MPB e poesia.

Lançamento Oficial

O pontapé inicial do FIC 2025 acontece em grande estilo no dia 23 de abril, às 12h30, dentro do projeto Quarta Cultural do Conservatório UFMG (Rua Guajajaras, 100 – Centro, Belo Horizonte).

A abertura contará com apresentações do Coral PUC MinasGrupo de Câmara PUC MinasCoral Ensaio Aberto, convidados especiais, além da participação do multi-instrumentista Gleison Túlio, um dos artistas mais criativos da cena musical mineira.

Programação

Com uma proposta inclusiva e acessível, o FIC 2025 oferecerá apresentações gratuitas ao longo de todo o ano, espalhadas por diferentes regiões. Confira alguns destaques da programação:

23 de abril (12h30) – Conservatório UFMG – Belo Horizonte

25 a 27 de abril – Festival em São Thomé das Letras

Coral Ensaio Aberto, Coral Nissi (Lavras) e Coral Artencanto (Perdões)

03 de maio (16h) – Lar de Idosos Dona Paula – Padre Eustáquio, BH

10 de maio (19h) – Igreja de Nossa Senhora da Glória – Contagem, MG

Coral Infanto Juvenil do Palácio das Artes e Coral de 100 vozes de Santa Bárbara

14 de maio (12h30) – Conservatório UFMG – Belo Horizonte

Destaques Artísticos

Gleison Túlio, de Pedro Leopoldo (MG), é um artista multifacetado: cantor, compositor, instrumentista, produtor musical, poeta, artista plástico, videomaker e designer. Destaca-se por seu trabalho como one man band, criando arranjos complexos com violão eletroacústico percussivo e guitarra elétrica.

Com passagens marcantes pela mídia nacional, teve músicas em trilhas de novelas como Uga-Uga (2000) e Cobras e Lagartos (2006), participou de programas como Vídeo Show (2000) e Superstar (2016, com a banda Powertrip), e integrou o elenco da peça Os Inconquistáveis (2001), dirigida por Wolf Maya. Ao longo da carreira, dividiu palco com grandes nomes da música brasileira.

Coral Ensaio Aberto, anfitrião do festival, comemora 14 anos de trajetória promovendo o canto coral com alegria e brasilidade. Sob a regência do maestro Lindomar Gomes, o grupo reúne cantores de diversos corais da região metropolitana de Belo Horizonte.

A abertura contará ainda com o Coral PUC Minas e o Grupo de Câmara PUC Minas, ambos sob direção artística e regência do maestro Daniel Augusto Oliveira Machado, que interpretarão obras de grandes nomes da música brasileira: Não Mande a Geada (Maria do Céu Correia Rosa Lopes), Rio Amazonas (Dori Caymmi / Paulo César Pinheiro), Samba Erudito (Paulo Vanzolini), Trem das Onze (Adoniran Barbosa) e Nunca Pare de Sonhar (Gonzaguinha).

O Grupo de Câmara se apresentará em formação de quarteto de cordas, com os músicos Vitor DutraAlexandre KanjiJoice Coutinho e Antônio Viola. Já o coral contará com seus chefes de naipe: Melina Peixoto (soprano), Kissya Andrade (contralto), Lucas Damasceno (tenor) e Elias Magalhães (baixo).

Sobre o FIC

Idealizado e coordenado pelo maestro Lindomar Gomes, o Festival Internacional de Corais é uma das maiores celebrações do canto coral no Brasil, com edições também realizadas em diversos países. Com forte enraizamento na cultura mineira, o FIC é reconhecido por seu papel artístico, social e educativo. O maestro já foi agraciado com importantes homenagens, como a Medalha Tiradentes e a Medalha Villa-Lobos.

Patrocínio e Acesso

Com patrocínio da Drogaria AraújoTecnokor e BMA Ambiental, e produção da MPRO Comunicação e Eventos, o FIC 2025 reforça seu compromisso com a inclusão, diversidade e valorização da música brasileira, convidando o público a vivenciar a genialidade de Raul Seixas por meio do canto coral.

FIC HOMENAGEIA RAUL SEIXAS 2025 – PROJETO QUARTA CULTURAL

23 de abril às 12h30
Conservatório UFMG (Rua Guajajaras, 100 – Centro, BH)
Atrações: Coral PUC Minas, Grupo de Câmara PUC Minas, Coral Ensaio Aberto, convidados especiais e participação de Gleison Túlio.

Entrada gratuita

Mais informações:
www.festivaldecorais.com.br

Vídeo

Autora:

Luciana Braga

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio