Marinês Cassiano, especialista têxtil da 5àsec, dá dicas de como cuidar e prolongar a vida útil das peças
São Paulo (SP), abril de 2025: Com o intuito de decorar a casa e deixar o ambiente mais confortável e aconchegante, as cortinas, os tapetes e as almofadas são objetos que não são lavados frequentemente. Mas devido ao uso, eles naturalmente acumulam ácaros e poeira que estão no ambiente, podendo causar alergias se deixarem de ser higienizados periodicamente. Para garantir a beleza e o bem-estar no local, a limpeza adequada dos itens é necessária. Pensando nisso, Marinês Cassiano, especialista têxtil da 5àsec, listou algumas dicas sobre como higienizar esses itens, aumentando a durabilidade e promovendo o bem-estar.
Cortinas
Com o intuito de proteger o ambiente da luminosidade, as cortinas devem ser higienizadas duas vezes no ano. Caso o lugar conte com muita poluição, o indicado é lavá-las a cada três meses. Outra dica é sempre verificar os trilhos, varões e ganchos para certificar que eles estão funcionando corretamente e não danifiquem o tecido. No caso das persianas, o indicado é limpar semanalmente para retirar o acúmulo de poeira, podendo fazer uma limpeza mais pesada a cada 3 meses e lavar a cada 24 meses, em uma empresa especializada neste tipo de serviço para que o material não seja danificado.
Tapetes
Com os tapetes, o cuidado deve ser redobrado, principalmente se as pessoas da casa não têm o hábito de tirar os calçados antes de entrar, já que a peça absorve sujeira, fungos e bactérias, por ser um local onde as pessoas pisam frequentemente. É importante que a limpeza seja feita levando em consideração a confecção do item: materiais mais pesados, por exemplo, devem ser lavados no mínimo duas vezes por ano; já os mais leves que geralmente ficam no banheiro ou na cozinha, podem ser lavados mensalmente. Se o ambiente contar com crianças ou animais de estimação, como gatos e cachorros, a higienização deve ser feita semanalmente. Outra dica é mudar os móveis constantemente para evitar marcas nos tapetes ou colocar uma proteção de feltro nos pés dos sofás, cadeiras e mesas para não desfiar, rasgar ou deixar marcas que irão prejudicar o item.
Almofadas
As almofadas dão um toque aconchegante para qualquer ambiente, inclusive em lugares internos e externos. Por isso, manter a higiene do item é extremamente importante. O ideal é que a limpeza seja feita em lavanderias especializadas a cada três ou quatro meses, pois máquinas caseiras podem danificar a peça. Um hábito comum que muitas pessoas adotam é colocar o objeto no sol. Contudo, no caso das almofadas, a exposição direta ao sol pode aquecer o interior do item, promovendo a proliferação de ácaros e bactérias, além de danificar sua coloração. Sendo assim, o ideal é deixá-las em um ambiente arejado, mantendo sempre com as fronhas e apenas com a luz indireta.
Sobre a 5àsec:
Especialista no tratamento de roupas do dia a dia, peças exclusivas, tênis, cortinas, tapetes, estofados, pelúcias e travesseiros por meio de um sistema de limpeza de qualidade, que utiliza equipamentos e produtos de alta tecnologia e exclusivos em seus serviços, a 5àsec é reconhecida no mercado como uma lavanderia inteligente. Seus diferenciais estão centrados no atendimento ao cliente e nos serviços especializados, como: a revitalização das cores das roupas; o processo de engomar, que conserva o efeito da passadoria por mais tempo; a impermeabilização, que evita a fixação de manchas, e o tratamento especial em couro, que o hidrata e rejuvenesce. A 5àsec é a maior rede de lavanderias do Brasil, com mais de 580 pontos de venda em todo o território brasileiro, e faz parte do Grupo FROTH.
Autora:
Caroline Souza