26.8 C
São Paulo
quarta-feira, 26 de fevereiro de 2025

Mecanização otimiza preparo do solo e impulsiona produtividade

A Reflorestar utiliza máquinas modernas para realizar subsolagem e adubação simultaneamente, inclusive em terrenos inclinados, garantindo alta produtividade e eficiência

A preparação do solo é uma etapa essencial na silvicultura, pois influencia diretamente no desenvolvimento da floresta. A Reflorestar Soluções Florestais atua nessa atividade de forma totalmente mecanizada, aumentando a eficiência da operação, garantindo alta qualidade e segurança operacional.

Além disso, as máquinas utilizadas realizam, simultaneamente, a subsolagem – que descompacta o solo – e a adubação da base, favorecendo o crescimento saudável das mudas. A máquina base é uma escavadeira hidráulica equipada com implemento específico para o preparo do solo.

A empresa está operando com essa tecnologia no Vale do Paraíba/SP. Apesar da alta declividade do terreno, os equipamentos são projetados para atuar em inclinações de até 30°, sem comprometer a produtividade e a segurança da operação. No total, a Reflorestar irá atuar em cerca de 2.800 hectares na região.

De acordo com o gerente de Silvicultura da Reflorestar, Paulo Gustavo Souza, a preparação mecanizada do solo supera a forma manual, tradicionalmente realizada com enxadas. “A mecanização, além de tornar a operação mais ágil, garante um preparo homogêneo e profundo, melhorando a infiltração da água e a penetração das raízes”, explica Souza.

Ele também destaca que as máquinas são projetadas para reduzir o impacto sobre o solo e distribuir os nutrientes de maneira uniforme, otimizando o desenvolvimento das mudas. Outra vantagem é a possibilidade de adotar técnicas que ajudam no controle da erosão, tornando o processo mais sustentável.

Além dos benefícios ambientais, a mecanização também traz avanços na segurança e no conforto dos operadores, reduzindo riscos de acidentes e melhorando as condições de trabalho no campo.

Silvicultura: expansão e investimentos

A Reflorestar sempre foi referência em mecanização de colheita e carregamento de madeira em áreas reflorestadas. No fim de 2023, a empresa ampliou seu portfólio, passando a oferecer soluções para mecanização na silvicultura, consolidando sua atuação de ponta a ponta no setor florestal.

Somente em 2025, 70% dos investimentos da empresa serão destinados à silvicultura, incluindo a aquisição de novas máquinas para limpeza, adubação e irrigação, entre outras operações. Para o diretor florestal, Igor Dutra de Souza, essa ampliação reforça o compromisso da Reflorestar com o setor.

“Acreditamos que a mecanização impulsiona a produtividade e melhora as condições de trabalho dos colaboradores. Atuar em regiões como o Vale do Paraíba, com terrenos inclinados, demonstra nossa capacidade de inovação com equipamentos de alta tecnologia. Esse contrato fortalece nossa expertise e consolida ainda mais nossa presença no setor florestal”, destaca o diretor.

Sobre a Reflorestar

Empresa integrante do Grupo Emília Cordeiro, especializada em soluções florestais mecanizadas, incluindo silvicultura, colheita, carregamento de madeira e locação de máquinas. Atualmente com operações em Minas Gerais, Bahia, São Paulo, Espírito Santo e Mato Grosso do Sul, ela investe em capacitação técnica e comportamental, gestão integrada e confiabilidade dos equipamentos para oferecer as soluções mais adequadas para cada particularidade dos clientes.

Fundada em 2004 no Vale do Jequitinhonha (sede em Turmalina, MG), originou-se da paixão pelo cuidado com o solo e o meio ambiente. Com 20 anos de atuação, a Reflorestar se consolidou no mercado pela visão inovadora no segmento florestal e pela oferta de serviços de qualidade, atendendo clientes em todo o Brasil. Para mais informações, visite: www.reflorestar.ind.br

Autora:

Janaina Massote 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio