20.9 C
São Paulo
quinta-feira, 16 de janeiro de 2025

Consultores Palpiteiros, clientes e seguidores

Não há diferença entre palpite e consultoria, exceto que um é grátis e o outro pago. Hoje existe a forte concorrência dos influencers e coachs, que dizem saber muito sobre algo e a cada dia se especializam mais e mais, a ponto de saberem quase tudo sobre nada. Influencers e Coachs têm as mesmas características dos antigos consultores e palpiteiros: palpites grátis, consultoria paga, mediante assinatura no canal.

Não existe almoço grátis! O influencer parece grátis, mas é monetizado com base no número de seguidores, os trouxas que trocam conselhos inúteis por dados pessoais que permitem golpes e geram propaganda. Não quer ver anúncios? Então assine o canal. E pague! Todos ficam felizes, Influencers e Coachs enriquecem e alguns até entram para a política.

Foi o que aproximou Lucas Trado, Coach de Felicidade, seguidor de canais financeiros e Mia Kuda, do canal Fique Rico, seguidora de sites amorosos. Aparentemente, o que falta a um, grana para ele, amor para ela, sobra no outro. Algoritmos e mensagens enganosas, mas bem elaboradas, fizeram com que se aproximassem. Pessoas carentes acreditam em quase tudo. 

Mia Kuda não é supersticiosa. Crê que superstição dá azar! Acredita na ciência, mas faz Mapa Astral, Constelações e Forças do Universo. mas a verdade é que o universo não dá a mínima para ela. Segue o Coach de Felicidade, canal que não tem foto do criador, nem aba SAC, Fale Conosco ou Saiba Mais, mas é rico em conteúdo emocional. Influência não é superstição. É aconselhamento, apoio e orientação, diz o Coach. A força está em você! Apenas ajudamos a descobrir seu potencial. Mia amou! O Coach diz: se você não é bonita, a vantagem é que seu namorado a amará de verdade. Mas Mia é fraca de feição e nunca teve namorado. 

Lucas Trado segue as estratégias financeiras do Fique Rico e investe o pouco que sobra seguindo as orientações do canal, mas seu saldo cresce como o rabo de cavalo: para baixo e para trás. Ele quer conhecer a criadora do canal para uma consultoria individual.

No Cyber Café Podrão, a comida não é boa, mas a Internet grátis garante clientes. O garçom Olavo Pires inverteu os pedidos e, na conversa para desfazer o engano, Lucas e Mia perceberam que se sentavam lado a lado. Muita coincidência! Finalmente ele a conheceu e a achou feia mesmo. Porém, seus dons financeiros falam mais alto. O mesmo aconteceu com Mia, que não ligou para a alopecia avançada de Lucas, quase careca, pois adora suas mensagens românticas.

  • Poxa, como eu queria te conhecer! De onde vem tanta inspiração?
  • Leio nas revistas antigas da minha avó: Sabrina, Sétimo Céu, Seleções, Capricho, e cartoons da série Amar é.
  • Então não é você quem cria tudo aquilo?
  • Não. Para falar a verdade, sou péssimo com as mulheres, mas nas redes sociais ninguém sabe disso. E você? Como fez fortuna?
  • Fortuna? Devo no cartão de crédito, estourei o limite do cheque especial e cortaram a luz.
  • Mas você é conselheira financeira!
  • Publico o que Sara Vaz diz aos analistas financeiros que recomendam investimentos aos clientes dos bancos. Ela é mãe de santo e minha tia.
  • Acreditava que as forças do universo nos guiariam rumo à prosperidade e ao amor.
  • O universo não está nem aí para gente como nós.

Lucas Trado e Mia Kuda continuaram se encontrando no Podrão e conversando sobre os problemas de cada um. Aliás, problema é o que não falta. Para reduzir despesas, decidiram morar e trabalhar juntos, sem revelar aos seguidores, claro.

Olavo Pires abordou o casal e disse que tem clientes do Podrão interessados em adquirir canais digitais. A negociação foi rápida e ambos os canais mudaram de mãos por uma razoável quantia, já descontada a comissão de Olavo Pires.

  • O que vamos fazer com essa grana?
  • Seguir suas dicas, aplicar tudo e viver de renda, claro.
  • Cê tá doido? Aquelas orientações nunca funcionaram.
  • Mas sua tia ficou rica!
  • Nem ela, eu ou os investidores. Ricos mesmo, só os banqueiros e os analistas financeiros. 
  • Já sei! Vamos montar um canal sobre o que as pessoas mais desejam. O que os seguidores mais querem, além de fofoca, dinheiro e amor?
  • EMAGRECER!
  • É isso! Canal de emagrecimento! O problema é que somos plus size!
  • E dai? Sou um fiasco no amor e sobrevivi com dicas de relacionamentos. Você não tem grana, mas fez carreira orientando investimentos. Nesses canais, o povo não checa nada e acredita em tudo. Os fatos não interessam. O que conta mesmo é a mensagem!
  • Tem razão. Não importa a escolha que façam. Não dará certo mesmo. 

Mia Kuda e Lucas Trado criaram o canal Emagreça Comendo. Continuam fofinhos, enricaram, vivem bem e têm um ao outro, embora o universo continue não dando a mínima para eles. O povo gosta mesmo é de ilusão. E grátis! Vida que segue.

Laerte Temple
Laerte Temple
Administrador, advogado, mestre, doutor, professor universitário aposentado. Autor de Humor na Quarentena (Kindle) e Todos a Bordo (Kindle)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio