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terça-feira, 8 de outubro de 2024

A Comunicação Eficaz do (a) Promotor (a) de Vendas

Que Palavras, Ideias ou Sentimentos Podemos Utilizar Com Nossos Clientes Varejista? E Com o Nosso Chefe? E Nosso (a) Companheiro (a)?

A parte mais importante da prestação de um serviço são as pessoas da linha de frente, as quais devem ter autonomia para exercerem suas funções com inteligência e criatividade. Ou seja, dentro das lojas varejistas esse profissional é o Promotor de Vendas, o qual deve saber comunicar-se com eficiência com os varejistas que comercializam seus produtos.

Mas, quando se fala em comunicação pensa-se primeiramente na transmissão de ideias por qualquer meio – através de sons ou imagens. Porém, toda e qualquer mensagem emitida por esses profissionais deve ser simples e clara, para que o receptor dessa mensagem a entenda perfeitamente. 

Por outro lado, isso não é tão simples assim, pois se as pessoas percebessem a realidade como uma máquina fotográfica – isto é, registrando fielmente todos os elementos presentes na situação – não haveria problema algum. Na verdade, ocorre que no ato da recepção da mensagem algumas pessoas registram alguns dados, ignoram outros, alteram alguns e até introduzem elementos pessoais seus.

Então, que palavras, ideias ou sentimentos podemos utilizar com os nossos clientes varejista? E com o nosso chefe? E nosso (a) companheiro (a)? Dessa forma, deve-se aprender a perceber como essa pessoa recebe nossa mensagem. Que reações ela tem, à medida que nos está ouvindo? E, principalmente, será que ela está realmente nos ouvindo?

Sendo assim, visando a melhoria da emissão (de quem emite a mensagem) e da recepção (quem a recebe) das mensagens, alguns aspectos devem ser considerados, tais como:

  • Utilização do Feedback: Feedback significa verificar o próprio desempenho e corrigi-lo, se necessário. Como estou agindo? Vocês me entendem? Estou sendo claro? Através do feedback pode-se verificar o desempenho através da obtenção de respostas / retornos que obtemos dos outros ao nos comunicar.
  • Uso Apropriado dos Muitos Canais de Comunicação: Através da observação do comportamento não verbal e da expressão oral do nosso interlocutor pode-se perceber se o canal de comunicação utilizado, está sendo eficiente ou não. Pois, se assim for, devemos buscar o mais apropriado, pois só assim poderemos realmente nos comunicar 
  • Saber Ouvir: Saber ouvir além das mensagens é uma qualidade que o profissional em Promoção de Vendas pode desenvolver a fim de facilitar sua comunicação com os varejistas. Também devemos controlar nossos impulsos de falar sem ouvir e refletir sobre o que ouvimos, pois como sabemos, pode-se facilmente cometer enganos ao nos precipitarmos e interpretarmos mal a mensagem.
  • Colocar-se no Lugar do receptor: Neste momento devemos usar a empatia, pois é difícil nos entendermos com um ouvinte quando o que estamos comunicando contradiz seus ideais, não vão ao encontro das suas expectativas, ou não corresponde à sua realidade de vida. 
  • Adequar-se ao Receptor: O Promotor de Vendas deve tentar utilizar uma linguagem adequada a cada tipo de cliente, partindo da realidade cultural e intelectual de cada um.

Dessa forma, a mensagem deve ser simples, direta e sem redundância, pois mensagens confusas, recheadas de palavras eruditas e estilo rebuscado provocam distorções de comunicação.  Portanto, o Promotor de Vendas deve ter simplicidade, ser claro e objetivo porque esses são os meios mais eficazes de fazer-se entender, sem muito esforço.

https://www.facebook.com/juliocesar.s.santos

Julio Cesar S Santos
Professor JULIOhttps://profigestaoblog.wordpress.com/
Professor, Jornalista e Palestrante. Articulista de importantes Jornais no RJ, autor de vários livros sobre Estratégias de Marketing, Promoção, Merchandising, Recursos Humanos, Qualidade no Atendimento ao Cliente e Liderança. Por mais de 30 anos treinou equipes de Atendentes, Supervisores e Gerentes de Vendas, Marketing e Administração em empresas multinacionais de bens de consumo e de serviços. Elaborou o curso de Pós-Graduação em “Gestão Empresarial” e atualmente é Diretor Acadêmico do Polo Educacional do Méier e da Associação Brasileira de Jornalismo e Comunicação (ABRICOM). Mestre em Gestão Empresarial, especialista em Marketing Estratégico

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